Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Seguindo pela Memory Lane da F1

Pâmelli, 17.11.13

Nossa, faz muito tempo que passei por aqui!

O fato é que não tinha nada de especial para escrever ou contar e os cursos na U.T.  continuam me tomando muito tempo , mas  THANK GOD, já estão quase no fim . Quer dizer, em Dezembro fico  livre dos meus estudos de meia-idade {#emotions_dlg.smile}.  Pelo menos até o ano que  vem...

 

Já a novidade foi que neste fim-de-semana tivemos a Formula 1  em Austin , para o Grand Prix dos Estados Unidos.

Desta vez,  ao contrário do ano passado,  resolvemos participar de alguns eventos ligados à F1 -  uma exposição de carros antigos ("vintage"), e o segundo dia de treino no Circuito das Américas , na véspera da corrida ( aliás, hoje!).

 

Pra mim,  que desde a morte do Senna,  em 94 ,  nunca mais tinha tido qualquer contato direto ou mesmo indireto com a Fórmula 1 ,  foi uma sensação meio esquisita.  De repente lá estava eu,  vendo aqueles carros com os seus zunidos  tão familiares…  Os boxes,   o paddock,  os gramados cheios de gente,  as arquibancadas, o cheiro de gasolina na pista, os telões,  as cameras de T.V... 

Mas algo estava errado, faltando é claro. Os “atores” da época em que eu assistia as corridas,  ( O Senna,  o Prost,  o Mansell, o Piquet,  o Damon Hill, o Berger ….) não estavam mais lá. {#emotions_dlg.serious}

Então senti um vazio no peito, uma melancolia vindo láaaaa  de longe... Uma saudade daquela época de glória,  para nós brasileiros,  que tínhamos um Senna e um Piquet para quem torcer e vibrar com suas vitórias , muitas vezes em dobradinhas! 

Quem viveu aquela época nunca se esqueceu.  É como se tivesse ficado congelada no tempo.

E ano que vem vai fazer 20 anos  que o Senna se foi naquela fatídica curva em Imola.  Dá para acreditar??

 

Mas voltando ao presente...  A  expo dos carros vintage foi muito legal, com carros dos anos 20, 30, 40, 50 e mais.  Dois dias de exposição  e depois haverá um leilão,  para quem quiser ( e puder!)  comprar as relíquias.  Havia também alguns carros mais antigos e já aposentados da F1 , inclusive um que pertenceu ao Schumacher. 

 

Quanto à nossa experiência no autódromo no treino de hoje, (saudade dos velhos tempos de F1 à parte...) tudo  foi excelente!   Tudo organizado,  seguro,  confortável – até mesmo nas arquibancadas, que tinham os seus lugares marcados. Transporte coletivo de primeira, milhares de banheiros por todos os lados.  Havia tambem várias "lojinhas"  com os  produtos das escuderias e as mais variadas opções de comida . Em suma,  tudo  MUITO,  MUITO diferente da experiência horrível que tive no autódromo do Rio nos anos 90, com suas arquibancadas superlotadas (mesmo nos lugares mais caros!),  sem numeros marcados e CHEIAS dos mais selvagens trogloditas, encharcados de cerveja e (pasmem!)  urinando em sacos plásticos, que jogavam nas pessoas sentadas nos bancos de baixo.  Um verdadeiro horror!  (Será que hoje em dia em Intelagos  a coisa melhorou, ou continua a mesma bandalheira??)

 

Não sei como é uma experiência de G.P. de F1 na Europa.  Suponho que seja melhor do que no Brasil, mas duvido que tenha o mesmo conforto que se vê nos E.U.  Pra começar,  na Europa não há banheiros suficientes para todo o mundo e quando há, costumam ser sujos e apertados.  Além disso,  aqui nos E.U., é terminantemente proibido se beber em público - seja num parque, na rua, num estádio ou autódromo. Quer dizer,  não se vê grupos de trogloditas carregando engradados e caixas de isopor para o gramado e arquibancadas, bebendo cerveja no gargalo e depois perdendo totalmente o senso e as estribeiras.

Quer beber, Mané ?  É comprar o seu copinho de vinho ou cerveja alí,  no quiosque -  até porque  não há vendedores ambulantes circulando pelo local  e muito menos vendendo cerveja em lata no meio da "galera". 

Resultado:  todo o mundo torce  e aproveita  o evento sim,  mas como GENTE .  Não como um bando de hienas ensandecidas!

 

E agora,  eis algumas fotos do "Motostalgia" - a expo dos carros vintage e do COTA ( O Circuitos das Américas) no segundo dia de treino do G.P. dos E.U. 2013:

 

 

 

1)

Este aqui parecia o próprio carro dos Irmãos Metralha...lol  ( anos 30, a época do Prohibition e dos gangsters nos E.U.)

 

2)

Este Mercedinho foi o meu preferido!  Se não me engano, acho que era dos anos 60...

 

3)

Este era um dos F1 dos anos 90  ( 96 ou 98).  Um deles tinha sido dirigido pelo Schumacher .

 

4)

Este Rolls Royce era simplesmente demais!  Só faltava o chauffeur inglês no banco da frente...hehehe.

 

5)

Carrinho antigo da F1 -  anos 50 ??   Seria da época do Fangio??

 

E agora no Circuito das Américas ( Austin, Texas), durante o treino de classificação para a corrida do domingo

 

1)

A Galera na arquibancada.  Tudo o mundo no seu lugar,  com número marcado e sem bêbedos ou selvagens em volta.

 

2)

As lojinhas com os produtos das escuderias.  Uma camiseta da Ferrai custava na faixa dos $50.  Isto é a Formula 1!  lol

 

3)

A Torre, de onde se tem uma vista panorâmica de todo o autódromo

 

 

4)

A Pâmelli, de chapéu texano, nos gramados ( General Seating) do Circuito das Américas e relembrando os velhos e gloriosos tempos da F1. 

SAUDADES das inesquecíveis corridas ( anos 80/90)  com Senna, Piquet, Prost e Co...

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                      


 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.