D.C. - uma das belas capitais do mundo.
Afinal hoje volto aqui para postar as fotos de minha mais recente viagem à Washington- ou D.C. , como os americanos preferem chamar sua capital.
No dia antes do casamento no campo, mais uma vez “fugi” de Columbia no commuter bus ( que sempre pego em frente ao Shopping de lá) , até a cidade , onde passei o dia.
Ah, Washington é definitivamente uma das grandes e belas capitais do mundo! Uma cidade imponente, cheia de avenidas largas , de prédios históricos e com uma elegante arquitetura neoclássica. E tem muita, muita cultura e museus maravilhosos. Não deixa nada a dever à Londres, Paris ou Madri. Sério. É apenas uma cidade mais ‘jovem’.
No dia que estive lá o governo ainda continuava fechado, no seu ridículo shutdown, devido à pirraça dos republicanos. (Aliás, enquanto escrevo estas linhas o impasse continua, agora agravado pela ameaça do calote da dívida americana...) . Portanto desta vez não pude visitar nenhum dos museus do Smithsonian Institute , como sempre costumo fazer. ( Era a minha intenção conhecer o American-Indian Museum , que tem uma arquitetura super interessante , tipo ‘adobe’ , e dizem, possui o melhor restaurante de todos os museus no Mall).
Mas meu dia foi LONGE de tedioso ou desperdiçado , uma vez que resolvi fazer outro tipo de programação, igualmente interessante ou até mais: um completo City-Tour por toda a cidade, em um dos seus trolleys abertos , já que o clima estava ótimo, ensolarado mas fresco. ( Outubro pelo visto é um ótimo mês para se visitar a cidade pois trata-se do começo do outono...)
Na primeira vez que visitei Washington, há dez anos, fiz o mesmo tipo de tour. Mas desta vez, já tendo uma boa noção da cidade e conhecendo alguns de seus principais monumentos e avenidas, foi muito melhor!
Ao chegar à D.C., desci do commuter bus bem perto da famosa Pennsylvania Avenue, onde caminhei até a Casa Branca. ( Hoje em dia não é mais possível se visitar a C.B. de dentro, em visitas guiadas, então tive de me contentar em tirar fotos apenas do lado de fora das grades...).
Como ainda era cedo e eu não tinha tido tempo de comer nada, segui até o Hotel W ( Washington) e lá tomei um digno breakfast, antes de começar minha excursão pela cidade. ( O “W” é um belo hotel, bem pertinho da Casa Branca e tem um ótimo restaurante. Além disso, é um dos lugares históricos da cidade pois existe desde cerca de 1917... Também é um ótimo lugar para se comprar os tickets dos City Tours, que saem de um ponto ao lado do hotel.)
De lá segui em minha excursão no bondinho aberto por TODA a cidade, visitando seus principais pontos turísticos. Fiz o percurso ao longo das duas linhas, a verde e a laranja. (Existe mais de uma companhia que faz os tours, mas escolhi o “Old Town Trolley” , que é aberto, já que o tempo estava tão agradável.
Ao todo levei cerca de 5 horas para fazer o tour completo. Detalhe: você pode descer em qualquer um dos pontos turísticos e depois voltar e tomar novamente o próximo bondinho, já que os tickets (cerca de $40) são válidos pelo dia todo. Desta forma passei por todos os pontos famosos da cidade: os museus do Smithsonian no Mall, os monumentos dedicados aos ex presidentes Lincoln e Jefferson, a Casa Branca, o Teatro Ford ( onde o Presidente Lincoln foi assassinado), a famosa estação de trem de Union Station, a rua das embaixadas ( incluindo a do Brasil) etc. Em especial, adorei o bairro de Georgetown - que mais se parece uma cidadezinha inglêsa...- e o charmoso museu da “Phillips Collection”, que pude visitar, já que este não é do governo e sim de uma coleção particular.
O ‘Phillips’ é perfeito pois é bem menor do que os Smithsonians e portanto pode ser visitado em pouco mais de uma hora. Me lembrou muito o ‘Musée D’Orsay’ de Paris em seu acervo - embora seja bem menor - já que tem uma coleção fantástica de arte do Século 19 e começo do 20, incluindo muitas obras impressionistas , pós-impressionistas e modernas. O quadro mais lindo de todos , para mim, foi o do Renoir “The Luncheon of the Boating Party”, de 1880. ( Pra dizer a verdade, foi o quadro impressionista mais lindo que já vi em toda a minha vida!! – incluindo todos os que já vi no Orsay ou qualquer outra exposição por aí a fora ). Fiquei tão ‘in love’ com o quadro, que no final da visita tive de seguir para a lojinha do museu e comprar alguns souvenirs com a sua reprodução - um mousepad ( que estou usando neste momento! Lol), um chaveiro, postais e até um livro ( um romance) , baseado no quadro e nas pessoas que aparecem nele. Sim, se você for ao Phillips, não esqueça de reservar alguns minutos para conhecer a sua museum shop!
Enfin, melhor do que escrever a respeito, é dar uma olhada nas fotos , não acham?
A Casa Branca- a residência do homem mais poderoso do mundo! lol
Este foi o mais próximo que consegui chegar e tirar a foto do outro lado da grade. Segurança total - e não é pra menos, né?
O prédio do Capitólio - onde os Republicanos estão tentando transformar num INFERNO a vida do Presidente. (Essa eu tirei de dentro do bondinho...)
O Lincoln Memorial- um templo dedicado ao Presidente Lincoln. Um dos pontos turísticos mais belos da capital.
O excelente Hotel W, onde tomei meu café-da-manhã e comprei os tickets para o City Tour. Fica bem perto da Casa Branca.
Meus "colegas" de bondinho ( trolley), lol
E agora, alguns dos meus quadros preferidos no Phillips Collection:
"The Mediterranean" ( O Mar Mediterrâneo) , de Courbet - 1857. De todos, o meu mar preferido...
"Circus Trio" de Georges Rouault -1924
8)Este Cézanne de 1902-6 certamente influenciou Picasso em sua fase azul..., não acham?
9)Picasso em sua fase azul... "The Blue Room" (Perto da mesma época)
"The Open Window" de Bonnard - primeira metade do Século XX
11)E o mais lindo de todos, O highlight do Phillips : "Luncheon at the Boating Party", de Renoir - 1880 ( Não sei o nome original em francês)
Renoir é só alegria e romantismo, gente. O cara adorava pintar "as coisas belas e os bons momentos da vida", pois dizia que o mundo já tinha coisa triste e feia o suficiente! Gênio.