Blog Update - Dos estudos e da saúde!
Dos estudos ,
Afinal já voltei para Austin e retomei meu programa de verão na U.T.
Apesar de todo o stress naquele curso sobre “Racismo e violência no Brasil”, e de minhas “ intensas participações ” (contradizendo muito do que vinha sendo ensinado em classe, de maneira totalmente distorcida e parcial!), a professora achou que eu mereci um A . Isso é que é democracia de verdade!! lol ) Já imaginou se eu estivesse em uma escola ou faculdade no Brasil, com um daqueles professores petistas radicais, e me atrevesse a mostrar em classe o meu lado “das elites” ?? Era BOMBA na certa ! - não importa se tivesse bons ou maus argumentos, se escrevesse bem, ou se fizesse todos os trabalhos exigidos pelo curso.
Já aqui, no U.S. of A, a professora chegou até a me dizer que “apreciava as minhas contribuições apaixonadas…” e que nós simplesmente teríamos de “agree to disagree” ( Concordar em discordar).
Anyway, o curso terminou , eu levei meu A e parti sem saudades.
Agora estou eu aqui seguindo o segundo curso de verão, que , para variar , não estou gostando nada, nada. Humph. (Será que vai chegar o dia em que afinal vou fazer um curso na Universidade do Texas que REALMENTE me dê prazer??) Confesso que já comecei a perder as esperanças e agora penso simplesmente em completar o curso de História e pegar o meu Bachelor’s Degree nos próximos dois anos. E pronto. Afinal preciso aproveitar o fato de ter tempo para estudar, de ter sido aceita em uma boa e conhecida universidade, e de ter um marido que não se importa em “patrocinar meus estudos de meia idade”! lol
Quanto à este segundo curso de verão (“Comunicação no Oriente Médio”) , o que de início me pareceu bem interessante, no fundo é um estudo de “linguística” - a meu ver, a subdivisão menos interessante no campo da Antropologia.
Enfim, o que será , será.
Da saúde
Agora a boa notícia:
Pois bem, meu experimento “natural” , (sem tomar o tal hormônio para a tiróide, que o medico tinha me receitado) , pelo visto funcionou e muito bem!
Minha energia voltou 100% , minhas tonturas passaram e a ansiedade sumiu pelo espaço sideral afora! (Ao ponto de pela primeira vez minha pressão arterial, em pleno consultório médico, ter ficado em 11,7!)
Então aí vai uma nota pra você, mulher de meia-idade ( ou talvez não) , que anda se sentindo cansada, sem energia, com ataques de ansiosidade:
Peça para o seu médico checar os seus hormônios!! (progesterona, estrogênio, tiróide e cortisol). E, se o resultado der “hipotiroidismo” ( tiróide lenta), antes de começar a tomar o hormônio, tente primeiro mudar o seu estilo de vida para melhor.
Eis o que você deve fazer:
-ginástica , natação ou caminhada rápida pelo menos 4 vezes por semana, por no mínimo 30 minutos
-alimentação mais rica em frutas ( Framboesas são ótimas para o progesterona baixo!), vegetais e grãos naturais
-muita água, pouco álcool e pouquíssima cafeína ( Eu passei a tomar café descafeinado)
-Fuja dos refrigerantes! ( inclusive os dietéticos)
-Tome todos os dias suplementos de ginseng ( Panax, é o melhor!), do complexo B e ( nos momentos de ansiedade) de Theanine , que é uma substância natural encontrada no chá verde. (Se tomar o suplemento, ao invés do chá, você evita a cafeína…). Tudo natural.
E last but not least, faça o seu relaxamento com o Método Silva todos os dias, ao acordar e antes de dormir, por 15 minutos cada vez. Sugiro que leia o livro ou faça o curso. ( A outra opção para relaxar é tomar aulas de ioga).
Para se ter uma ideia da eficácia desta "formula” , veja o meu caso por exemplo: há apenas um mês e meio , meu número do hormônio da tiróide (TSH) estava em 6.9 ( alto , e portanto com a tiróide lenta…). Agora, caiu para 3.8 ! ( Lembrando que o índice normal é entre 0,5 e 4,7). Tudo isso sem tomar hormônio nenhum; apenas seguindo o programa acima mencionado.
Meu medico me deu os parabéns, me dispensou da receita original do hormônio (que eu nunca tomei) e me disse para voltar lá daqui a uns 6 meses, “só pra ver se tudo continua como está”. Agora, o importante, é claro , é não interromper o programa!
A verdade é que a maioria dos médicos aqui nos E.U. , talvez por já saber da falta de força de vontade do americano (principalmente no que diz respeito a dietas e exercícios físicos ), nem se dá ao trabalho de recomendar uma mudança no estilo de vida das pessoas. Vão e simplesmente passam o hormônio, o remédio pra diabetes, pra pressão alta, o antiácido, ou o diabo. Afinal é muito mais fácil para uma pessoa simplesmente se entupir de remédios do que mudar seu estilo de vida!
Mas você pode tentar tomar o controle sobre sua vida e saúde. Por isso, vale a pena experimentar o ‘programa natural para reequilibrar seus hormônios’ . Afinal, como dizem os Americanos : “ It can’t hurt!”.
E é claro que , se não funcionar ou se você for mesmo do tipo “couch potato” ( sem força de vontade ou disciplina para mudar seu estilo de vida sedentário, cheio de refrigerantes, doces, frituras , stress em excesso e sono de menos…), sempre sobra a opção de tomar o hormônio recomendado pelo seu médico . It’s up to you.
-