Washington- uma jóia neo-clássica nas Américas!
Semana passada estivemos de volta à Costa Leste ( mais especificamente no estado de Maryland) para o casamento da filha de um grande amigo de meu marido.
Como sempre, ficamos hospedados na casa de meu sogro , na cidade de Columbia , a cerca de meia hora de Baltimore. ( Para saber mais sobre esta charmosa e antiga cidade nos E.U., dêem uma olhada no post de 20 de maio de 2011: "Baltimore- exemplo ou inspiração para o Rio").
Eu sempre gosto de ir para a Costa Leste, pois lá a América é muito mais “civilizada” - que dizer, as pessoas são muito mais sofisticadas e cultas do que por aqui, pelas bandas do “Velho Oeste” . Pelo menos nos grandes centros . Afinal foi na Costa Leste onde ‘tudo começou’ : as 13 colônias originais, as primeiras cidades, Washington - a capital, NYC… Além do que, é a parte mais “europeia” dos E.U.
Sim, ali, em alguns lugares, você realmente sente que está em ‘New England’ ( a Nova Inglaterra).
Nesta visita passamos apenas uma tarde em Baltimore e, no dia do casamento , seguimos para a cidadezinha de Frederick onde estava marcada a cerimônia , que aconteceu em uma bela casa de 1888.
Mas o melhor mesmo foram os três dias que fugi pra Washington , lol - ou simplesmente como dizem os locais : “D.C.”
Ah, isto sim é uma cidade! Uma capital. Um cartão de visita para o país.
Nesta minha terceira visita à capital Americana, finalmente pude ter uma boa noção do que é realmente Washington. Da primeira vez, alguns anos atrás, pude ter apenas uma ideia geral , percorrendo os principais pontos turísticos da cidade de bondinho; da segunda ( dois anos atrás), passei o dia no Museu de História Natural , que eu sempre tive vontade de conhecer. Já desta vez, os três dias que passei ali, finalmente puderam me mostrar tudo o que a cidade tem a oferecer em termos de história, cultura, diversão e lazer.
O fato é que Washington é uma SUPER cidade. É linda, classuda, elegante, cheia de monumentos imponentes, muita área verde, muitas delas com as suas reflecting pools ( seus lagos e "piscinas") , e sobretudo, muito, muito espaço aberto. Em suma: uma maravilha de lugar, principalmente para claustrofóbicos como eu. Lol
Sua arquitetura neo-clássica lhe dá um aspecto muito europeu, mas suas avenidas largas e todo o imenso espaço aberto que se tem em volta, são sua marca bem ‘americana’. Ali, ao contrário de Nova Iorque, ( tirando o metrô em horário de pico) não há tumulto – nem mesmo nos seus pontos mais turísticos, porque a cidade é realmente descongestionada de prédios ! Oh, sim, eles estão ali, principalmente na área do centro ( o Old Downtown) , mas sempre com muita área livre em volta. Washington é a antítese de Copacabana!! lol
Fora isso tudo, a capital americana ainda tem um bônus : diferentemente de Miami e N.Y. , quase não tem turistas brasileiros!! lol (Eu bem sei que tem muito brasileiro que detesta cruzar com outros brasileiros quando está no exterior...)
Já aqui em Austin, apesar de não ter turista brasileiro ( ou de qualquer outra nacionalidade...) , a comunidade de residentes tupiniquins é considerável.
Enfim, eis aqui alguns dos highlights de minha visita de três dias em Washington:
O Washington Monument visto do Tidal Basin ( O "lago" em volta) . Um dos símbolos da cidade.
A National Gallery de Washington é um dos magníficos museus do Smithsonian Institute. Seu acervo é simplesmente fantástico! Eis alguns poucos exemplos:
Este quadro do Da Vinci é supostamente o único do pintor nos Estados Unidos.
Este quadro, do Murillo ( se me lembro bem...) foi um dos que mais gostei.
E este Raphael... Simplesmente um "clássico".
E este Renoir, que tal?
O famoso prédio do FBI , na Pennsylvania Avenue - que aparece no meu seriado favorito , "Bones". Será que o agente Booth estava lá, interrogando algum suspeito? lol
O belíssimo prédio do Capitólio , a sede do Congresso americano. Esta foi uma das visitas mais interessantes que fiz, com direito a um filme contando a história do Congresso , além de um tour com uma guia excelente! E, como todos os museus do Smithsonian Institute , a entrada ( acredite o não) é gratuita.
Aqui, um dos salões que visitamos dentro do Capitólio.
O Ford's Theater, onde o Presidente Lincoln foi assassinado em 1865. Hoje o teatro é aberto a visitação pública, mas continua tendo peças encenadas. O Presidente morreu no prédio em frente - na época uma pensão- e o local hoje virou igualmente ponto turístico.
Um dos monumentos mais belos da cidade é o dedicado à Thomas Jefferson ( o Jefferson Memorial), um dos autores da Declaração de Independência dos E.U. e o seu terceiro presidente. O templo, em estilo neo-clássico fica localizado no Tidal Basin , formado por um braço do rio Potomac.
No último dia não resisti e tive de voltar ao Museu de História Natural, que estava com uma exposição especial sobre a Titanoboa - uma cobra prehistórica que viveu há 60 milhões de anos atrás e que tinha mais de 15 metros de comprimento! Era duas vezes maior do que a maior cobra que existe hoje em dia.
Voilà.
Como vêem, Washington D.C. é SHOW!