Sim, eu tenho estado muito ocupada com os estudos no Community College estas últimas semanas.
Desta vez não peguei nenhum professor maluco, mas em compensação, peguei dois ( a de História da Arte e o de Geologia) absurdamente exigentes e rígidos, tanto no que diz respeito à matéria, quanto ao comparecimento às aulas. Para se ter uma idéia, a de Arte só permite que se falte a aula 3 vezes no semestre inteiro ( que vai de agosto à dezembro) – do contrário, olho da rua!
Anyway… Com isso, tenho passado muito tempo com o rosto socado nos livros e cadernos , lendo e tomando notas de tudo o que me aparece pela frente sobre ciclones, tornados, afundamento de solo etc… e, é claro, Caravaggio, Tiziano ( que os americanos chamam de Titian), Vermeer , Monet, Van Gogh e co. Aliás, outro dia nossa prof. de História da Arte nos mostrou um trecho de um belíssimo filme sobre os Impressionistas e eu fiquei tão apaixonada que não resisti e comprei o DVD pra assistir o resto. Chama-se ‘ The Impressionists’ , é de 2006 e produzido pela BBC ( que é imbatível para fazer adaptações literárias) e conta a história de Monet e seus amigos , os Impressionistas. Tudo baseado em fatos reais e filmado nos locais verdadeiros - Giverny ( a casa de Monet), Provence ( sul da França) e Étretat (Normandia). Simplesmente imperdível.
---
E entre um estudo e outro, um pouco de diversão...
Este último mês aqui em Austin, tivemos a ocasião de ver dois shows de dois artistas excepcionais ( pelo menos pra quem tem mais de 40 anos, ou é fã e conhece alguma coisa sobre a história da Bossa Nova…).
Estou falando de ninguem menos que George Benson e Sérgio Mendes!!
O Show de Benson:
Ele se apresentou no Riverbend Center (que é um belo teatro nos arredores de Austin, no estilo 'arena grega'...) e , devo dizer, continua um top performer! Ah, os belos anos 80…
George está ótimo de tudo – voz, aparência e energia. No show , cantou vários dos seus antigos sucessos mas tambem lançou seu novo C.D. , "Guitar Man" , que pudemos comprar no final do show e o qual eu absolutamente recomendo para os seus fãs. ( O estilo é romântico e easy listening...).
Ah, desta vez sim, eu pude vê-lo e escutá-lo de perto, ‘como gente’ , como diria uma velha amiga minha. lol BEM diferente de quando ele se apresentou no primeiro Rock & Rio( em 85 se não me engano), no meio de mais de 300 milhões de neandertais! (Sim, eu estava lá, tinha cerca de vinte anos mas , como sempre tive 'cabeça de velha' , DETESTEI cada minuto que passei naquele pardieiro à céu aberto! - a ‘galera’ toda fumando baseado em volta de mim, o empurra empurra, uns espertinhos, assim como quem não quer nada, passando a mão no nosso derrière no meio da multidão. E lá no fuuuuuundo, nos cafundós onde Judas perdeu as botas, o meu George, nada mais do que um pontinho preto no horizonte perdido. Eu não vi nada , o som era alto mas a gritaria em volta era ainda maior. A real nightmare if you ask me. Enfim, esta foi a minha primeira, única e inesquecível noite no Rock & Rio.
Mas a vida dá suas voltas – e às vezes é pra melhor. Então, hoje, quase trinta anos depois , eu o vejo novamente... Só que desta vez, em grand style : sentada em um belo auditório com poltranas confortáveis e o melhor, a poucos metros de distância!
---
A noite com Sérgio...
O show com Sérgio Mendes aconteceu na quarta passada, no famoso Teatro Paramount que é de 1915. Alí acontecem shows de diferentes artistas internacionais, assim como uma mostra de cinema de verão ( apenas com 'clássicos') . O Paramount fica na Avenida do Capitólio, ao lado do Hotel Inter-continental , bem no centro de Austin. É uma das jóias da cidade – assim como o Teatro Municipal no Rio de Janeiro.
Sérgio e sua banda ( que inclui sua mulher, a cantora Gracinha Leporace) estão melhor do que nunca!
Quem diria, já que ele já bateu os 70 e ela já passou dos sessenta… Mas o show foi 10, com os principais clássicos da Bossa ( ele aliás, estava ‘fantasiado’ de Jobim, com paletó branco e um chapéu no estilo…lol) ,mas tambem incluindo alguma coisa de Caymmi e Chico . O percussionista era da Bahia e na hora que tocaram “Berimbau ” tambem fez um pequeno ( mas bastante impressionante) show de capoeira. O teatro, de cerca de 900 lugares, estava lotado.
Então, como vêem, a vida é bem mais do que apenas estudos ou trabalho! lol
Depois do show do Sérgio no Paramount, virei-me para meu marido e lhe fiz a mesma pergunta do final do show de George Benson no Riverbend Center:
-Será que ele mora em uma casa ou apartamento? Se fôr apartamento, e com essas paredes finas que eles teimam em construir aqui na América… Já pensou a sorte que têm os seus vizinhos ? lol
E agora, um video que encontrei do George Benson , como ele está agora, cantando um dos seus maiores sucessos ( e que ele cantou no show que assistimos no Riverbend) - " Masquerade" . ( Essa é das 'românticas' e linda demais!).
( É preciso entrar na página do Youtube para assistir : http://www.youtube.com/watch?v=RpEfAV1T5b0
COPADRAMA
- A Brazilian Tragicomedy
(um romance em inglês de I. Pamelli M.)
. Um romance de memórias e ...
. Romance para este inverno...
. Visita ao maior Santuário...
. Dica de leitura para este...
. Leitura de verão: Três ro...
. Copadrama -Uma tragicoméd...
. De volta , mas nem tanto....
. Loucura, desgraça e um sh...
. Sorria, você está na Flór...