A oncinha de Jundiaí
Nestes últimos dias esta coisinha fofa foi resgatada pelos bombeiros durante um incêndio na Mata Atlântica nos arredores de São Paulo . Ela agora se encontra em um centro de recuperação de animais em Jundiaí ( interior de São Paulo).
A figurinha tem cerca de dois meses e foi encontrada na mata, ao lado da mãe morta pelo fogo.
Agora está sendo cuidada, mas infelizmente terá de viver o resto de sua vida em cativeiro pois sem os ensinamentos da mãe, não poderá mais aprender a sobreviver ( e caçar!) no meio selvagem.
Assim que vi a reportagem no Jornal Nacional , pensei: este filhote sobrevivente de Jaguatirica ( uma espécie em extinção) deveria se chamar VIDA e levada para o ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO ( a capital) - o antigo SIMBA SAFARI . Este é o maior do Brasil e considerado um dos 10 melhores do mundo. Aliás, é o único na América Latina onde os animais podem ser vistos SOLTOS em seus habitats.
Quando criança nos anos 70, fui ao Simba Safari com meus pais e nunca mais me esqueci da experiência. As grades são colocadas nas janelas dos carros, ( ou seja, quem fica dentro das jaulas somos NÓS!) , pois é neles que percorremos os habitats dos animais , que vivem soltos, no meio da natureza. Não é um zoológico (eufemismo para : 'Penitenciária de Animais Inocentes' !) ; é na verdade um mini-safari...
Leitores do Parada e amantes dos animais, ESCREVAM UM E-MAIL à administração do Zoo em São Paulo e peçam para que a oncinha seja levada para lá pois este será o melhor lugar onde ela poderá viver em cativeiro. Eu já mandei o primeiro.
Eis o endereço eletrônico: administraçãozoo@zoologico.sp.gov.br
Para ler mais sobre o lugar, vá para www.zoologico.sp.gov.br/zoosafari
P.S. Se forem estrangeiros, mandem seus e-mails em inglês, não importa. Com certeza vai ter gente por lá que lê em inglês. Afinal estamos falando de São Paulo , Capital.
Vamos torcer para um final feliz para a pequena VIDA!! ( O nome eu acabei de inventar, mas quem sabe ele não pega?? lol )