Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

É a inguinorança que astravanca o pogresso...

Pâmelli, 11.02.11

Categoria de post:  opinião/desabafo

 

 Hoje,  pela primeira vez em quase três  anos de blog, resolvi testar o corretor ortográfico do Sapo.

É que no passado,  sabendo se tratar de uma plataforma portuguesa , sempre pensei:  De que adianta eu usar o corretor aqui? Com certeza ele apontará milhões de 'erros ortográficos' quando encontrar palavras escritas a maneira brasileira.  Além do mais, em se tratando do meu próprio   blog ,  quem é que vai ousar  me despedir?  Lol  

 

O resultado  foi bastante confuso ( o que aliás, está em PERFEITO  acordo com a língua portuguesa, principalmente depois deste ultimo ‘acordo’...).

Ok,  algumas palavras continuam sendo aceitas das duas formas ( ‘exato’ ou ‘exacto’ ;  ‘fato’ ou ‘facto’…).  Já outras , parecem que já foram ‘atualizadas’ ( por exemplo,  ‘vôo’  agora dá errado e o corretor nos mostra ‘voo’, ou ‘idéia’ virou ‘ideia’ ,  ‘platéia’,  ‘plateia’ …) . Mas algumas palavras ainda não adotaram a nova escrita ( Por exemplo,  ‘antessala’ continua sendo escrito ‘ante-sala’ e ‘suprarrenal’  continua sendo aceito somente como ‘supra-renal’…). 

Bottom line:  A coisa tá uma bagunça terrível e a culpa,  obviamente,  não é do Sapo e sim de mais esse acordo ridículo que inventaram!!

 

A verdade é que  brasileiro nunca soube escrever

Agora então, e depois deste ultimo  ‘acordo’ ( adoro o eufemismo, já que a maioria das pessoas dos dois lados do Atlântico está &^5$%$* da vida!!),   os poucos que ainda sabiam escrever razoavelmente, acabaram se perdendo na língua de vez!  E pior:  Os portugueses  (que, ao contrário dos brasileiros, sempre mantiveram um certo  respeito e tradição pela própria língua…) ,  agora foram obrigados a entrar no Samba.  Haja pobreza de espírito. 

Mas como se diz em inglês: Money Speaks!  E  a verdade é que , na hora de impor as regras e dar as cartas, é a economia do país de 200 milhões de habitantes , (e não o de  menos de 15 milhões)   que vai falar mais alto . That's life.

 

 

De minha parte,  confesso que nunca  fui uma grande patriota.  Não tenho, nem nunca tive ‘orgulho de ser brasileira’ , e quem tiver algum problema com isso , só o que posso dizer é: Get over it! 

Aliás, tenho  minhas sérias dúvidas quanto ao  grau de honestidade daquelas pessoas que dizem o contrário.  Pra mim,  a grande maioria que diz isso,  só diz da boca pra fora, para  convencer a si mesmo. Assim  como somente um GORDO  seria capaz de dizer  ‘Sou gordo mas sou feliz’  ou uma pessoa que nunca realmente passou necessidade  na vida me sai  com o velho cliché  ‘ Dinheiro não traz felicidade’.   Queria mesmo é ouvir a Giselle Bundchen  dizer  ‘Eu bem que podia ser feliz se fosse gorda…’ ou o Bill Gates confessar :  ‘ É,  dinheiro é ruim mesmo.   Eu,  com certeza,  seria bem mais feliz  se fosse pobre…’

 

 

Mas voltando à língua portuguesa…

Confesso que até gosto dela – principalmente aquela falada no Brasil. ( Os portugueses que me perdoem….) – apesar de saber que sempre castigamos a gramática.

Aliás,  gosto de todas as línguas ‘românticas’ ( em inglês, dizemos as ‘romance languages’…) , mas admito  que nunca tive muito respeito por ela, justamente por saber que  o português ( pelo menos no Brasil)   esta sempre mudando,  sendo ‘modernizado’ ,  ‘simplificado’,  se tornando mais fashion…  Em suma: sendo sistematicamente  esculhambado!

E agora,  com este ultimo  ‘acordo’   , veio  a gota d'água.

 

Quem é que já aprendeu,  ou mesmo vai se dar ao trabalho de aprender as novas regras?

Eu é que não vou.    ( Até porque  já sei que daqui a alguns  anos eles vão mudar  tudo de novo!)

Aliás, para  alguém que estudou a vida toda  em uma escola internacional ( onde o inglês , ao invés do português,  era a língua oficial) , penso até que minha escrita seja bem  razoável. ( Em todo o caso,  tá bom demais, especialmente para um país que elege o Lula, duas vezes , para  Presidente!)  

 

 No final das contas e looking at the bright side...,  pelo menos sobra o seguinte consolo:  De agora em diante (tirando talvez alguns professores de português , VERDADEIRAMENTE PATRIÓTICOS e dedicados,  que vão se dar ao trabalho de decorar as novas regras..) , todo o mundo vai ser analfa.

Ou seja:  Em terra de cego, quem tiver um olho ( mesmo que seja míope e caolho…) ,  já vai estar na vantagem!

 

 

P.S.  Este post passou pelo corretor ortográfico do Sapo.  Quem não concordar com a escrita, que vá lá reclamar  no Ministério da Educação,  com o Aurélio ou na casa da Mãe Joana.

  

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.