Dias de descanso
Categoria de post: diário / desabafo
A leitura das férias:
Nestes dias de folga do Community College , o que tenho feito principalmente foi botar a leitura em dia ( minhas pilhas e mais pilhas de VEJAS atrasadas...) e finalmente pegar um livro EM PORTUGUÊS !! lol
O livro que acabei de ler?
O maravilhoso 'Perdidos na Toscana' , do Afonso Romano de Santana!
Ah, como é bom lermos algo escrito por alguem que pensa, sente , vive e aproveita a vida com tanta cultura, sensibilidade, epicurismo, realismo, imaginação ...Enfim, com tanto savoir-vivre!
'Perdidos na Toscana' ( que engloba várias crônicas) não fala apenas da viagem do autor à Itália , mas tambem sobre suas viagens ao Egito, ao Vale do Loire na França , à Portugal, ao Irã, à China , ao Chile, Argentina, Alemanha e tantos outros lugares. E é simplesmente um MUST!
Sendo assim, aí fica a minha recomendação de uma leitura para estas férias. ( Depois, é claro, do meu próprio tragi-cômico romance carioca : COPADRAMA - A BRAZILIAN TRAGICOMEDY - aliás, à venda pela Amazon...)
A frustração:
Um ABSURDO a Globo Internacional ter tirado o Manhattan Connection do ar nas noites de domingo!! &*^%7#$@!!
Suponho que o programa fosse 'intelectual demais' para a comunidade brasileira nos E.U. - que é principalmente constituída por 'faxineiras, entregadores de pizza e manicures...' .
Eu sei, eu sei. Parece coisa de gente esnobe e preconceituosa , mas o fato é que é justamente este o tipo de público que NÃO assiste à programas como o Manhattan Connection e portanto, por falta de audiência, acaba forçando sua saída do ar.
E pra completar a desgraça, o que é que puseram no lugar dele?? Aquela coisa ridícula e completamente imbecilizada do 'Sai de Baixo' !
Ai. Como diria o Diogo Mainardi: 'Vivemos em um momento de assombroso embrutecimento intelectual'.
Aliás, não é a toa que ele resolveu ( depois que o Lula ganhou o seu 'terceiro mandato'...) se auto-exilar na Itália. Bem que ele fez!
Pior. Encheu o saco da VEJA e agora só vai escrever um artigo mensal para a revista... ( Vou pensar seriamente se vou continuar assinando a revista no ano que vem. Eu começava a ler de tras pra frente só por causa da coluna do Diogo que era lá no final!!)
Os E.U.A. :
Esta semana, quando finalmente resolvi botar meu escritório em casa em ordem ( após meses e meses de desleixo) , de repente encontro uma frase que havia copiado em um pedaço de papel anos atrás e que foi escrita por uma velha amiga do tempo de escola no Brasil. ( Atualmente ela é professora universitária no Rio e ensina Ciências Políticas e Cultura Americana...).
Na ocasião, minha amiga me perguntava se eu já tinha me adaptado e aprendido a amar os E.U. ; este 'Gigante desingonçado e um tanto cafona, mas generoso e bonachão, confortável como um PUFF de proporções estelares...'
Pra mim foi uma melhores definições que já ouvi até hoje sobre os Estados Unidos da América! lol
E hoje, quase oito anos depois de chegar aqui, eis a minha resposta: Sim, velha amiga. Embora, em se tratando de uma carioca desterrada e 'da clara' ( pois nunca fui realmente 'da gema'...), eu diria que 'amar e se adaptar' totalmente, só mesmo no dia em que eu deixar o Texas e me mudar para a Flórida! Em outras palavras: para ' o Rio que deu certo...'