Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Revolta e tristeza no Golfo do México

Pâmelli, 29.05.10

 

Categoria de post:  desabafo!

 

 Pensacola, Flórida

As notícias por aqui na América continuam NEGRAS, mas pelo menos nestes últimos dias estamos dirigindo através do 'Sunshine State' (já que faz uma semana que voamos até Orlando e lá alugamos um carro.).  Desde então, temos explorado um pouco da 'salsicha', ou seja, aquele estado americano privilegiado pela natureza - a eternamente ensolarada, bela e sorridente, Flórida. ( Contudo, depois desta catástrofe no Golfo do México , fica a pergunta:  Até quando??) 

 

A idéia desta vez foi ficar do lado de lá... - o do Atlântico - pois só de pensar no que está acontecendo do lado de cá, o do Golfo, fico deprimida, arrasada e , principalmente, revoltada!

O horror visual já começou enquanto sobrevoávamos a costa do Golfo, indo do Texas para a Flórida e passando pelos estados da Louisiana, Mississippi e Alabama. Mesmo há mais de 10.000 metros de altitude, pudemos ver claramente as manchas ENORMES de óleo espalhadas pelo mar , inclusive já tendo atingido vários pontos da costa. Uma tristeza. Uma catástrofe. Obama...uma VERGONHA NACIONAL!!

 

A maioria das pessoas aqui está revoltada com a British Petroleum - a companhia de petróleo responsável pelo vazamento, inclusive boicotando seus postos de gasolina. Pessoalmente, acho que o maior culpado pela dimensão e descontrole desta tragédia ecológica, social e econômica ( e que, infelizmente está apenas começando nos E.U.A....) é o GOVERNO FEDERAL.

 

Quer saber? Duvido , se o vazamento de óleo tivesse ocorrido lá no meio do Lago Michigan , naquelas bandas geladas do norte do país, de onde vem o Presidente...Du-vi-do que sua administração teria ficado tão dormente, fazendo corpo mole desde o começo e simplesmente esperando que a B.P. milagrosamente resolvesse o problema que havia causado.

Ah, mas a destruição da fauna, flora e economia local foi APENAS na região do Golfo do México, e o estado mais prejudicado foi APENAS a Louisiana!! Quem se importa com a Louisiana?! Com New Orleans?! Certamente não o governo federal!! Basta lembrar o que aconteceu com o furacão Katrina em 2005.

 E eu que pensava que o Obama, talvez por ser negro, teria um pouco mais de interesse e empatia pela Louisiana e, em especial, pela pobre e já tão sofrida e devastada cidade de New Orleans!

Mas querias... Minha vontade é de pegar um megafone e gritar lá do meio do rio Mississippi : ' Estado da Louisiana, SECEDE!!

 

 

---

 

Parece incrível que só agora, mais de um mês após o desastre, é que os americanos começam a falar o que eu escrevi neste blog HÁ SEMANAS ATRÁS : que o GOVERNO FEDERAL é quem deveria tomar as providências para estancar o vazamento e providenciar a limpeza da região. Que isto era algo para ser encarado como uma emergência nacional, um esforço de GUERRA , involvendo o exército, a marinha a guarda nacional, os maiores experts no setor petrolífero... hell o diabo!  Contudo, o que fez nosso 'Commander in Chief' até agora?? NADA, além de falar , bem e bonito, como só ele sabe.

 

Foi preciso que o óleo chegasse às proximidades da Flórida para  começarem a falar em 'desastre nacional' e ' o Katrina do Presidente Obama...' e só AGORA é que começam a criticar a inércia e incompetência de sua administração diante do ocorrido.

 

Quanto à mim, apesar de toda minha frustração e revolta , nos próximos dias virei ao 'Parada' para escrever sobre alguns dos passeios que fizemos e lugares que visitamos nestes dias na Flórida. E colocarei algumas fotos de suas (ainda) belas praias de areia branca e águas claras , às vezes de um azul turquesa, outras de um verde esmeralda.

Talvez as últimas fotos que veremos do Golfo do México ainda assim , por muitos e muitos anos...

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.