Um break da antropologia e do politicamente correto...
Categoria de post : diário ou blog update
Wow , faz séculos que não passo pelo blog!
É que tenho tido muito o que ler e estudar - além das provas antes do Spring Break.
Mas hoje começou oficialmente minha semana de folga das aulas , ou seja, o 'Intervalo da Primavera'... Ufa! Agora que só leio livros, textos e mais textos em inglês, nem sei se ainda consigo escrever duas frases em português!
Sim, sinto que meu português está capengando cada vez mais...
Ou talvez seja a consciência pesada por estar com minhas três últimas 'Vejas' ainda fechadinhas no plástico!
Mas o sacrifício tem valido a pena - pelo menos por enquanto- já que até agora estou com média A em todos os três cursos que estou seguindo ( Cultural Anthropology, American History e , meu velho fantasma da ópera.., a matemática!)
Então nesta semana que estarei de folga vou aproveitar para abrir minhas revistas, descansar e , quem sabe, escrever um ou outro post no 'Parada'...
Quanto à nossa noite do Oscar no cinema... Adorei!
Este ano nos serviram foie-gras ( pelo filme 'Julie&Julia...) , cordeiro à moda árabe ( por 'The Hurt Locker'...) e apfel-strudel ( por 'Bastardos Inglórios') !
E não. Eu não estava em Los Angeles no Kodak Theater com o George Clooney e sim no cinema Alamo aqui no Texas mesmo. Aquele que todo ano nos mostra a cerimônia do Oscar ao vivo, com um jantar especial...
Quanto aos resultados...Fiquei bastante satisfeita com a vitória de 'The Hurt Locker' como melhor filme e, principalmente, 'The Cove' como melhor documentário!! ( Ver post do dia 22 de fevereiro deste ano...)
Pois é. A cada dia que passa me sinto um pouco mais antropóloga...lol
Ainda assim, meu lado irreprimível e politicamente incorreto ( brasileiro??) não casa muito bem com a antropologia. Minha professora , por exemplo, é contra o uso de qualquer palavra mesmo remotamente 'preconceituosa' ou 'pejorativa' e torce o nariz cada vez que alguem em classe ousa dizer que algo é 'primitivo', 'sub-desenvolvido' ou mesmo usa, de maneira inocente, a palavra 'raça' .
Agora eu sei por que não se vê muitos brasileiros antropólogos por aí !! lol ( Sociólogos sim, estes há aos montes...)
Afinal, se pensarmos o tanto de palavras 'politicamente incorretas' que usamos normalmente em nosso dia a dia ...
Você mesmo, em uma conversa informal com amigos ou familiares, quantas vezes não usou expressões do tipo: 'cabelo ruim' , 'mão de empregada', 'gorda que nem uma porca' , 'feio de doer' , ' cara de pobre' , 'programa de índio' 'coisa de terceiro mundo' , 'fala de caipira' , 'cabeça de cearense' e por aí vai...??
Pois é. Taí apenas alguns exemplos que seriam o suficiente pra deixar minha professora com PhD em Physical Anthropology de cabelo em pé!!
E olha que o dela é bem lisinho , heim.. Quer dizer, 'cabelo bom' , LOL.
OOOPS! Esqueci. Não era pra dizer isso...