Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

O outro lado do mundo

Pâmelli, 05.12.09

 

Alguem já ouviu falar em Penang??

Pois é.  Eu tambem não.

Mas nestes últimos dias tenho pesquisado um pouquinho sobre o lugar e eis o que descobri:

 

Penang é uma ilha na costa noroeste da Malásia.

A capital do lugar chama-se George Town e foi fundada pelos ingleses  no Século XVIII  , em homenagem ao rei George III.   Sim,  assim com na India, eles tambem andaram  por aquelas bandas...

 

A Malásia fica ao sul da Tailândia, no sudeste da Ásia e trata-se de  uma península.  O idioma local é o malaio .

Por alí ,  fora os  turistas 'locais' ( chineses , indianos e malaios... ) a  maioria dos turistas estrangeiros são ingleses ou australianos.

 

Há muitos hoteis e resorts ao longo da costa e a praia de Batu Ferringhi é  uma das mais famosas -  digamos ,   uma espécie de  mini versão malaia  da Av. Atlântica no Rio de Janeiro.  

  Contudo, ao contrário do Rio,  os morros envolta de Batu Ferringhi são pura e unicamente cobertos de  intensa vegetação - ou seja:  nada de construções e muito menos FAVELAS  cobrindo suas  montanhas!  (  Politicamente correto ou não,  ao meu ver, PONTO para os malaios.)

Ainda , ao contrário do famoso bairro carioca, O red light district da cidade ( que certamente deve existir , pois em todo lugar do mundo  sempre há  um...) aparentemente fica BEM  longe da área dos hotéis, da praia e do turismo pois  alí não se vê  'profissionais da noite ' passeando  pela orla ,  mesmo às altas horas .

Aliás, a praia ,  que durante o dia é cheia de turistas praticando esportes aquáticos ou passeando de jet-skis...  depois que o sol se põe, fica com  o seu calçadão coalhado de camelôs vendendo toda espécie de  bugigangas e souvenirs de 'griffes internacionais'  - tudo muito  barato e , naturalmente, 100% falso!  

Resumindo :  o lugar está longe de ser a Riviera Francesa,  mas não deixa de ter o seu charme e interesse turístico - mesmo  para alguem como eu,  que não é nem nunca foi uma grande apaixonada pela Ásia...

 

Mas por que fui me interessar justo  agora por um lugar tão longe e  tão desconhecido da maioria das pessoas,  assim como a Malásia??

 

É que desde o começo desta  semana,  meu marido se encontra lá a trabalho. 

Ah, que pena que hoje em dia , quando os americanos viajam a negócios , é para lugares como India, Malásia ou ...na melhor das hipóteses,  Brasil ou Irlanda ! 

BONS tempos eram aqueles quando tinham que viajar para Paris, Roma, Londres, Copenhague, Frankfurt...

(Sorry , mas o fato é que eu sempre gostei mesmo é da Europa :-)    Negócio de templo budista, povaréu, humidade  do ar de 98% e comida de palitinho...tou fora! )

 

Então desta  vez foram 4 horas de vôo do Texas à Los Angeles , mais 15 horas e meia non-stop  até Hong Kong  e mais quase 4 horas até Penang!

Caraca...

E detalhe:   Entre a América e a Malásia , estamos  com uma diferença de horário de 14 horas!!!

 

Normalmente costumo acompanhá-lo em tais viagens.  ( Esta é uma das vantagens quando se é  childfree e não se trabalha horário integral! lol) 

Contudo,  desta vez resolvi ficar aqui em casa mesmo pois afinal estava cansada depois de nossa longa estadia no Brasil e com pena de deixar meus  fur babies      novamente aos cuidados de nossa pet-sitter.

 

Mas da próxima acho que vou junto.  Batu Ferringhi pode não ser nenhuma Nice ou Cap Ferrat,  mas é sempre uma oportunidade de se  conhecer um novo lugar,  uma nova cultura e seu povo.  

E quem sabe na volta eu não vou ter aprendido uma meia dúzia de frases em malaio...