Praia , no Texas???
Não sei se é com todo o mundo que viveu a maior parte de sua vida na beira do mar, mas eu simplesmente TENHO que dar , nem que seja somente 'um pulo de alguns dias...' na costa, algumas vezes por ano!
Três meses. Eis o máximo absoluto que eu posso passar longe do mar; sem sentir o cheiro de maresia; a água salgada e o iodo na pele; a areia sob meus pés... É isso ou começo logo a ficar mal -humorada e implicando com tudo e todos ao meu redor; desanimada, sentindo-me com o aspecto doentio ...Enfim, triste.
A cidade onde moramos na América é agradável, bastante civilizada, tem o ar limpo e sem poluição, bons restaurantes, shoppings e até mesmo uma ópera e balé. As pessoas são geralmente muito gentis pois não são nada estressadas. Há trabalho para todos. Espaço para todos. Nada de sentimentos nacionalistas exacerbados ou xenofobia.
O povo pode não ser sofisticado ou chique aqui , mas é feliz e bem resolvido. Os estrangeiros sentem-se benvindos. As crianças são respeitosas , não falam alto nem gritam com os pais. Temos cerca de 300 dias de sol por ano. Um inverno agradável. Segurança e pouquíssima violência. Só falta realmente a PRAIA !! :-) Mas pelo menos o nosso estado ( o Texas) tem uma costa e , na pior das hipóteses , podemos dirijir até lá em pouco mais de 3 horas.Ufa! Que alívio.
Como voltar ao Brasil para nós só é opção uma vez por ano e vôos domésticos não são exatamente 'a minha praia...' :-)), - nas viagens internacionais pelo menos há alguma distração ( filmes, refeições, duty free etc..) , o jeito é dar uma escapulida de vez em quando até a praia mais próxima, nem que seja para um curto final de semana.
Ah, e como é bom! Mesmo que não se trate da Flórida , com suas areias branquíssimas e água límpida, cor de esmeralda...Mesmo que não seja Búzios, na Costa do Sol brasileira - com suas enseadas maravilhosas, os quiosques servindo água de côco gelada , caipirinha e bolinhos de bacalhao; Os passeios de escuna ...
Tudo bem , o Texas não é famoso por suas praias. A água do Golfo do México não é lá essas coisas , sendo geralmente de um cinza amarronzado e com a areia escura.
Mas depois de meses enfurnada no interior de um estado gigante ( 'maior do que a França...' , como o pessoal local adora afirmar...:-)) - que maravilha poder novamente pôr os pés na areia e respirar o ar marinho!!
A maioria dos texanos, quando resolve dirigir até a costa e aproveitar a praia mais próxima costuma seguir para as cidades de South Padre ou Port Aransas, no sul do estado , já quase na fronteira com o México. A praia lembra muito a de Galveston , mas as cidades são bem diferentes e , na minha opinião, bem menos interessantes.
Sim, Galveston que até alguns anos atrás era considerada decadente, feia e com uma das piores praias no Golfo do México surpreende muita gente hoje em dia.
A verdade é que a ilha hoje conseguiu recuperar boa parte do seu antigo glamour.
A cidade teve todo o seu centro histórico , da época 'vitoriana' ou século 19 , restaurado. ( No mês de dezembro existe até mesmo o 'Dickens Festival' , em homenagem ao escritor inglês da mesma época , que atrai milhares de turistas !! )
Seus prédios públicos são imponentes. Suas casas, (algumas delas verdadeiras mansões!) , charmosas construções em estilo 'bayou' - a arquitetura típica da vizinha Louisiana e mais comumente associada à cidade de Nova Orleans. Existe o Museu Marítimo, o Museu do Trem, o Museu da Plataforma ( uma antiga plataforma de exploração de petróleo que hoje abriga o Ocean Star Museum...).
A cozinha local tambem é muito boa , em especial os frutos do mar. O 'Gaidos' é o melhor restaurante do gênero e data de 1911, a mesma época do Hotel Galvez ( o mais antigo e classudo da cidade, lembrando uma mistura de Velho Mundo e 'Belle Époque' , além de possuir um restaurante impecável servindo o brunch de domingo mais famoso da cidade...). Os peixes locais ( salmon, grouper, red snapper...) são especialmente bons preparados a maneira 'blackened' , grelhados em um molho escuro e picante, no estilo 'cajun' da Louisiana.... Afinal Nova Orleans fica a pouco mais de 5 horas de Galveston!
Em 1900 houve um dos piores desastres naturais dos E.U. Um furacão monstro que praticamente destruiu toda a cidade . Desde então ela foi inteiramente reconstruída e como prevenção contra futuras tempestades e inundações , construíram 'a grande murada' ( o Seawall) , de cerca de 4 metros de altura , todo ao longo da praia principal. Aliás, hoje o Seawall Boulevard é a avenida beira-mar de Galveston e é lá que ficam os principais restaurantes e hotéis na ilha. Seu calçadão é largo e longuíssimo , seguindo por 89 ruas!!
O lugar é ótimo para se andar de bicicleta, patins ou simplesmente caminhar.
No centro histórico da cidade , chamado de Strand, há ainda vários antiquários e um cinema que mostra um documentário sobre o 'Great Storm' ( o mega furacão de 1900) e o pirata mais famoso da região e um dos primeiros a se instalar na ilha de Galveston em 1817: Jean Laffite.
Sua estória é tão fascinante quanto sua personalidade era cativante.
Sei que um dia voltarei a morar na beira do mar. Inclusive no futuro pretendemos morar parte do ano no Brasil - provavelmente na Costa do Sol.
Porém, enquanto este dia não chega, sempre que pudermos daremos uma escapadela até Galveston.
O corpo e a mente agradecem.
E agora, algumas fotos - não dos cowboys, das fazendas e dos cavalos do Texas, mas da ilha e cidade de Galveston!
Praça no Centro Histórico de Galveston
Belas casas em Galveston , no estilo 'bayou' da vizinha Louisiana...
Centro Histórico ( Victorian Galveston) . Passeios à la Charles Dickens...
Longo calçadão para se caminhar , andar de bicicleta ou patins na avenida beira-mar
Os barcos pesqueiros de Galveston. Peixes frescos nos restaurantes locais ...
Pelicanos descansando e tomando sol sobre a pedra ( próximos ao Museu da Plataforma Ocean Star)
Museu da Plataforma em Galveston ( situado em uma antiga plataforma ). Videos , maquetes, robôs de ROV, baleeiras e tudo o mais sobre a estória da exploração de petróleo no Texas e no mundo.
O elegante Hotel Galvez, de 1911. ( Classe e tradição no melhor brunch de domingo na cidade...)
A murada ( o Seawall) de cerca de 4 metros de altura construída cerca de 1904, ao longo da avenida beira-mar ( Seawall Boulevard) . Proteção para a cidade contra futuros furacões e enchentes , desde a tragédia do 'Great Storm' de 1900...