Mais do que uma mera coabitação...
"C 'est l'influence du milieu..." - diria o velho e bom Zola, o pai da literatura naturalista na França, na segunda metade do Século XIX.
Nosso gato ( Senninha) e cão ( Lila) são um bom exemplo disso.
De fato, alguem já ouviu falar em um gato que VEM quando o chamam pelo nome e tem ciúme do cachorro da casa quando o vê brincando com a dona??
Eu, pelo menos, nunca ouvi falar disso.
Mas Senninha ( uma gatinha , hoje com três anos, e que resolveu aparecer lá em casa numa certa noite gelada , quando tinha apenas 3 meses - Ver post : 'O Gato em minha vida' , de abril de 2008 ) é assim.
Believe it or not, quando a chamo pelo nome ( Senniinha... Senniinha...) , esteja ela onde estiver - do outro lado da cerca, no jardim do vizinho, em cima da árvore que dá para o nosso telhado, em outro aposento da casa...- ela VEM !
E isto, segundo me disseram, não é uma característica nada 'felina'...
Mais: assim que me ouve brincando ou falando com o cachorro no jardim, imediatamente lá vem ela, correndo em disparada em nossa direção .
Então se aproxima , se enrosca envolta de minha perna e me olha como se estivesse dizendo:
-E eu? Tambem estou aqui, tá vendo? Cadê meu cafuné?
Tenho certeza que Senninha 'aprendeu a ter ciúme' e chamar a atenção para si com o cachorro. Afinal isto sim é uma atitude típica canina : o animal , ao perceber que você está dando atenção especial à alguem ( ou outro cachorro) , logo se mete entre os dois e faz de tudo para chamar sua atenção! Todo o mundo já viu isso.
Por outro lado, percebo que a mudança na personalidade dos bichos não é uma rua de mão única.
Desde que chegou aqui em casa há um ano e meio , vinda do abrigo de animais , Lila tambem já sofreu mais de uma 'transformação' em sua personalidade , inclusive aprendendo coisas ou imitando o gato em mais de um aspecto. ( Pena que não aprendeu a usar o litter box de Senninha pra fazer as próprias necessidades! lol)
De uma cachorrinho previamente nervoso, inquieto, ansioso e medroso ( ela comia as bordas dos tapetes e não vinha ANDANDO quando a chamávamos - se ARRASTAVA , como se pensasse que estava prestes a ser castigada... - hoje ela dá longas caminhadas pelo bairro de cabeça e rabo ERGUIDOS , lol, cruza tranquilamente ao lado de estranhos na rua e adora demonstrar ( naturalmente mediante um bom dog treat ...) os truques ( Sit! Stay ! Come! e Down!) que aprendeu com meu marido.
Quanto ao seu antigo nervosismo e ansiosidade ( Sim, ela realmente sofria de ADD quando chegou aqui em casa! ) , o chiuaua hoje é apenas uma cachorrinho animado, cheio de vida e energia - pois afinal tem apenas 3 anos...
Lila é hoje bem mais calma e às vezes consegue até ficar quieta, dormindo em meu colo , enquanto assisto a T.V. ( Uma cena impensável há apenas um ano atrás! lol)
Só posso concluir, portanto, que a atitude zen do gato acabou por contagiá-la.
E nos dias de chuva, quando as duas ficam trancadas na sala de T.V. simplesmente DORMEM o dia todo - muitas vezes, uma ao lado da outra no sofá!
Ao que tudo indica, durante as 6 semanas que passamos no Brasil ( quando as duas ficaram aos cuidados de nossa pet-sitter...) as duas parecem ter se apegado mais uma a outra.
Outro dia fui lá fora no jardim e o que vejo?
Lila e Senninha deitadas na grama, tomando sol A MENOS DE UM METRO DE DISTÂNCIA UMA DA OUTRA! ( Nota: nosso jardim é bastante espaçoso! )
Em outra ocasião as duas estavam dormindo , lado a lado , em cima do deck da casa do cão .
E quantas vezes não tenho pego AS DUAS dormindo em cima da mesa da varanda? ( Antigamente ,quando uma estava na mesa a outra estava na cadeira...)
É. Só pode ser mesmo 'L'Influence du milieu' ...