Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Um novo vício...

Pâmelli, 28.10.09

 

Uma coisa cada vez mais rara de se ver hoje em dia e que costuma imediatamente me chamar a atenção ( com admiração!)  é quando vejo  alguem, em algum lugar público ( uma praça, um café , uma cabine de avião ou trem...) lendo...um LIVRO !!!

É isso mesmo.  Eis uma cena  cada vez mais rara.

 

Parece que em todo lugar onde me viro ,  ( especialmente nas salas de espera dos aeroportos , por onde tenho estado mais de uma vez nestes últimos tempos...) a cena que sempre vejo é esta:

Pessoas  com os olhos e dedos grudados em seus i-phones,  freneticamente enviando  mensagens de texto, lendo uma que lhes foi enviada ou , sei lá, navegando em algum site da internet...

Então quando , só pra variar, vejo alguem se entretendo com  um LIVRO  ( aquela coisa meio 'antiga' sabe ?   demodé, anacrônica ...)   imediatamente  ( vai entender!) me encho de orgulho pela própria pessoa , lol , fico contente por ela e penso:  

"  Meus parabéns amigo!   Você é uma avis rara.  Um  dinossauro  - e como eu GOSTO dos dinossauros! !  Good for you! "  

Sim,  pode parecer  algo meio condescending mas é isto que eu penso.   

Então fico curiosa de saber o que ele/ela está lendo e , quando dá,  discretamente  dou uma espiadinha no título. 

 

O fato é que nesta era super-ultra-hiper informatizada em que vivemos,  o hábito da leitura ( de livros!!) está cada vez mais raro. Já disseram que mais alguns anos e os livros de papel vão virar coisa de museu!  Que triste .

Ah,  já posso até me  ver (em um futuro próximo...) entrando em uma loja  a procura de um livro e  ouvindo a seguinte resposta do jovem vendedor :  ' Sorry, mas este aí nós só temos na versão e-book...'

 

Mas  sinceramente, não consigo me imaginar, sentada em um confortável sofá, com uma taça de licor ao lado da lareira e lendo um e-book!  Urgh......

O jeito então  vai ser passar a reler os livros que já tenho em minha pequena ( mas decente)  home library... Humph

                                                    ---

 

Esta semana, enquanto almoçava com meu marido  em um restaurante tailandês ,  de repente um rapaz  do lado de fora me chamou a atenção.  É que ( especialmente em se tratando da América ...) ele era duplamente 'estranho' :-))

Primeiro:  era magro.  Digo,  realmente magro... :-)  e isto,   em um país onde mais de 50% da população é OBESA  e o resto é no mínimo  'muito bem nutrido' ,  convenhamos,  é  uma raridade!  Depois,  o rapaz estava sentado do lado de fora do restaurante,  lendo UM LIVRO !! lol

 

Outro dia foi no avião - onde só o que se vê hoje em dia é gente pendurada  em seus i-phones,  trabalhando on board ou  assisistindo à um filme em seu laptop... 

Um rapaz ( nos seus trinta e muitos ou quarenta, pois em geral são assim, pessoas mais velhas...:-)) passou o vôo inteiro,  de Dallas à Austin , lendo um LIVRO!  E envolta dele,  só o que se via eram pessoas se entretendo com seus  electronic gadgets...

 

Ai,  e quanto a liberarem o uso de celular durante os vôos?    Parece que na Europa já fizeram isso.   Holy Sh*t ! 

Agora vou falar  igual à um primo meu do Rio - uma  das pessoas mais mal-humoradas,  politicamente incorretas e impacientes que eu conheço , ao ponto de chegar a ser cômico...:-))  ( Pelo visto o 'mal' corre no sangue da família...)

 

-Meu amigo,  tá vendo o tamanho desta praia?  Então , dá pra não colocar sua toalha grudada na minha?   Eu realmente não estou nem um pouco  interessado em ouvir a sua conversa.  Deu pra entender?  LOL

 

Sim,  talvez eu tambem seja um dinossauro  pois admito que  pessoas excessivamente  ( viciadamente?) 'informatizadas' , dependendo do lugar onde  me encontre,  tem o poder de me irritar ou entediar.  Eu devo estar ficando velha. 

 

  Neste domingo mesmo,  quando fui ao meu encontro de French Speakers,  quem era a pessoa mais desinteressante e quem a  mais interessante do grupo?   O primeiro era um canadense de Montréal,  que mal abriu a boca pois não tinha nada a dizer a ninguem.  Não surpreedentemente,  tratava-se de um 'informaticien' ...  Já o outro era um indiano, filho de diplomata e trabalha para uma ONG.  Seu hobby é  'ler literatura de outros paises...'

Quando soube que eu era brasileira,  logo pôs-se a falar de Machado de Assis e Jorge Amado , cujas  principais obras ele conhecia. 

 

Ok, eu confesso que tenho uma certa parcialidade por pessoas que lêem.

E uma implicância por aquelas que, em público ,  vivem penduradas em seus I-phones , I-pods ( or whatever the hell they carry...) . seja porque  estão passando/recebendo mensagens,  conversando fiado ao telefone, pesquisando algo na internet ou simplesmente ouvindo música.

 E por falar nisso... Esta semana saiu mais uma pesquisa médica relacionando o uso excessivo de celulares ao câncer.  Li na CNN.  (Quem sabe isto não vai espantar alguns deste chatos...? lol)

 

 Quanto aos livros...  Humph.

Estes serão certamente os dinossauros de amanhã.

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.