Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

O caso da 'carrocinha' de Jericoacoara

Pâmelli, 24.10.09

 

 

Há algumas semanas atrás escrevi um post sobre o balneário cearense de Jericoacoara onde estive de férias recentemente.

Naturalmente, como sempre faço com os lugares por onde passo ( talvez a  Flórida sendo a única exceção pois lá eu nunca encontro defeito algum ! lol)  , sempre escrevo tanto sobre as coisas POSITIVAS  quanto as NEGATIVAS  que encontro . 

 

Quem frequenta o 'Parada' há algum tempo já leu minhas impressões sobre Paris e o Vale do Rhône,   o estado do Colorado, o Parque Nacional do Big Ben no Texas , a cidade costeira de  Galveston, a Flórida e mais recentemente Jericoacoara e o Rio de Janeiro.  Mas o  'Parada' não é um guia turístico . Ninguem me paga para escrever aqui e portanto não me sinto na obrigação de escrever apenas coisas elogiosas sobre os lugares por onde passo.  O blog é a casa virtual do autor e sendo assim, está sujeito às suas opiniões e  própria subjetividade. E é claro, aberto à comentários - mesmo contrários à opinião da autora ...- desde que sejam feitos de maneira minimamente educada e civilizada.

 

De fato,  ao contrário do que muita gente pensa,  acredito que é justamente quando se critica certas coisas ,  se denuncia  uma injustiça, um escândalo, pouca vergonha  ou maracutaia ... que abrimos as possibilidades para que algo seja feito para remediar o problema, para que providencias sejam tomadas e semelhantes abusos  tentem ser  evitados no futuro.  O elogio cego ou mesmo a crítica reprimida são os irmãos  da impunidade.

Mas  sabemos tambem que às vezes o tiro sai pela culatra e  ao metermos a colher para mexer a sopa a fim de realçar seu sabor, volta e meia  acabamos por entornar o caldo e fazer uma lambança geral.

 

Sinceramente, espero que este não tenha sido o caso com o escândalo da 'Carrocinha'  em Jericoacoara,  que este ano resolveu pegar cachorros com coleiras ( e portanto com donos) que circulavam pelas cinco 'ruas'  do vilarejo , ao invés dos cães REALMENTE de rua! 

  Pior:  neste caso,  houve tentativa de extorsão por parte dos ' funcionários' !

 

A minha surpresa veio foi quando fui contactada através do blog por um funcionário da Vigilância Sanitária de Jericoacoara a fim de apurar melhor o caso , segundo ele,  'para que os culpados sejam  punidos e algo parecido não torne a acontecer'.  (Sim,  pelo visto o 'Parada' está muito mais presente no mundo virtual do que se imagina! lol Mesmo em Jericoacoara! )

Sendo assim,  o tal funcionário  me pediu os nomes das pessoas que foram vítimas de tal abuso - em outras palavras,  que tiveram o seu cão roubado pela carrocinha e depois sofreram uma tentativa de suborno para recuperá-lo ( dinheiro, aliás, que  se recusaram a pagar e só depois de muita negociação verbal é que conseguiram tirar o animal das portas da  'Camera de Gas'!)

 

Enfim, o fato é que depois de informar ao funcionário da Vigilância Sanitária quem eram as pessoas que sofreram tal abuso por parte dos corruptos da 'carrocinha' ,  fiquei pensando se não havia me  precipitado.  Se não deveria primeiro ter contactado  as tais pessoas e perguntado se elas de fato desejavam  prestar  alguma queixa contra os tais funcionários.

Eu teria , com certeza ! - pois não sou o tipo de pessoa a sofrer abuso e tentativa de extorção calada ( ainda mais tendo a oportunidade de  falar diretamente com alguem com poder de punir os responsáveis!).  Mas por outro lado,  sei que muita gente prefere não denunciar crimes e abusos , principalmente uma vez que o assunto já foi 'enterrado'. ( Afinal elas já recuperaram o cão...)

No Brasil sobretudo,  sabemos que muita gente tem medo de  sofrer represálias por parte dos malfeitores; de que no final 'tudo acabe em pizza'  ou pior ainda :  de que as próprias vítimas acabem se transformando em vilãs da estória ,  muitas vezes sendo  julgadas e criticadas por não terem dado queixa antes! 

 

Enfim,  ainda não sei em que pé estão as coisas por lá.

Só o que sei é que o funcionário da Vigilancia Sanitária pretende  contactar pessoalmente as vítimas que tiveram seu cão preso e sofreram a tentativa de extorsão a fim de melhor se inteirar da situação.

De minha parte,  só espero que o desejo  destas pessoas ( de denunciar ou não os culpados) seja respeitado.  Que não venham a ser indevidamente importunadas ( pois afinal foram  as VÍTIMAS em todo o episódio!  - além do cachorro é claro...:-)  e principalmente , que os corruptos funcionários da carrocinha sejam definitivamente afastados de seus cargos e substituidos por pessoas de bem. Aliás, ao que parece,  eles nem mesmo eram de Jericoacoara e sim de um outro  ( suponho eu...) vilarejo local de nome Acaraú!

 

Agora é aguardar notícias .  E justiça.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.