De volta a casa!
Que surpresa!
Depois de tanto tempo sem aparecer no 'Parada' ou publicar nada , pois não é que hoje volto e, logo cedo, vejo que já tenho mais de 60 visitantes!
Coisa mais estranha ...- tanta gente continua passando por aqui e quase ninguem comenta o que escrevo. Será que é porque concordam com a maioria das minhas idéias ?? - ou discordam inteiramente delas ao ponto de se verem impelidas a voltar ao blog só para saber qual foi 'o último absurdo' que escrevi ?? lol
Anyway, o fato é que esta semana voltamos ao Texas!
Home sweet home...
Como é bom estar de volta à casa...Rodeada de nossos babies , Lila e Senninha, e desfrutando de TANTO ESPAÇO! ( Havia me esquecido do quanto nossa casa é grande - embora aqui , na América , ela seja considerada 'normal' e para algumas pessoas até 'pequena'...lol)
Como tudo é relativo!
Uma coisa que notei especialmente nesta vez que voltamos ao Brasil - e que foi bem mais longa do que as outras ( 6 semanas!!)...- é o quanto a maioria dos lugares é apertado , mobiliado em excesso e com pouco espaço ! Mesmo as casas das pessoas mais 'bem de vida' , classe média ou classe média alta, costumam ser entulhadas de coisas.
O espaço é sempre limitado e os tapetes, móveis, quadros, estantes, poltronas, sofás etc... parecem que INVADEM o ambiente e o dominam completamente!
A 'arte de se esgueirar por entre os móveis' é uma importante técnica a ser desenvolvida quando se vai ao Brasil e especificamente ao Rio onde os apartamentos são tão apertados!
Enfim, este é um post apenas para dizer 'HELLO I'M BACK' !
Na verdade escrevi um último ainda no Rio , ( descrevendo minha excursão à pé pelo Centro da Cidade...) mas não tive a ocasião de postá-lo quando ainda estávamos lá.
Será portanto o próximo . Uma espécie de Good-bye Rio-e-até-a-próxima- post...
Quanto à nossa visita à Cidade Calamitosa e reencontro com os amigos e família...No cômputo geral foi muito bom.
Bom rever todo o mundo. Bom relembrar alguns lugares e programas conhecidos. Bom conhecer lugares novos . Bom , principalmente, para se fazer um balanço de sua própria realidade - em outras palavras: um reality check!
Penso que quem mora fora do Brasil deve sempre dar um jeito de voltar, nem que seja de 2 ... de 3 em 3 anos. ( Claro que isto não é possível para quem está vivendo de maneira ilegal lá fora...) .
O fato é que o tempo costuma apagar , ( ou ao menos turvar...) a nossa visão realista do mundo. Embaça a memória. Idealiza as coisas e tambem as pessoas. Visto de longe ( da T.V., das fotografias, dos postais....) tudo parece muito mais verde, azul, dourado, alegre, romântico e vívido! Ao vivo, contudo, e no dia a dia, a coisa é bem diferente - e não apenas na Cidade Calamitosa. ( Nós tambem estivemos em Búzios e Jericoacoara no Ceará ...)
Incrível foram as coisas que eu ouvi, que soube , que descobri fazerem parte do quotidiano da maioria das pessoas consideradas 'privilegiadas' no Brasil. Coisas revoltantes, absurdas, intoleráveis e inadmissíveis em qualquer sociedade mais civilizada. Casos de corrupção, incompetência, violência, desrespeito e injustiça para com os cidadãos daquele país.
No final de minha estadia, minha conclusão foi a seguinte ( na verdade algo que eu já pensava e que apenas serviu para ser confirmado após estas 6 semanas passadas lá...) : se você é um daqueles brasileiros que já está fora há anos e pensa em voltar a viver no Brasil...PENSE bem! PENSE realmente muito bem antes de deixar tudo o que tem para trás e voltar para retomar ( recomeçar ? ) sua vida por lá.
Faça como eu fiz ( embora só tivesse voltado lá de férias...) : volte por algumas semanas e faça uma 'viagem de reconhecimento' . Fale com as pessoas sobre o seu dia a dia. Assista o Jornal Nacional todas as noites - ele , ao contrário do que muita gente pensa, não mente e nem exagera os fatos.
Pode ser que a economia brasileira esteja , de fato, indo de vento em popa.
Somos a oitava economia do mundo. Segundo a CNN , em 2016 seremos a quinta...( Algo a ver com a Olimpíada do Rio ??)
Mas isso são apenas números. Na prática, a vida lá fora - no trabalho, nas ruas, nos transportes públicos, nos estabelecimentos comerciais, nas estradas, nas repartições públicas, nos bancos, nas praias e mesmo EM CASA... é outra estória bem diferente!
Se você está fora já faz tempo - principalmente vivendo em um país mais desenvolvido, civilizado e justo...- ao voltar ao Brasil , é bem provável que tenha um choque cultural em mais de um aspecto.
Voltar de férias é sempre bom , mas voltar para ficar.... Bem, conheço mais de uma pessoa que fez isso e depois se arrependeu amargamente. Pior: algumas nunca mais puderam voltar atrás e retomar a vida que haviam deixado pra trás!
Mas enfim, isto é apenas mais uma opinião muito pessoal. Cada um no fundo sabe o que deve e o que precisa e realmente quer fazer da vida.
De minha parte , só o que posso dizer é que estou FELIZ de estar de volta aos States.
-FELIZ de poder respirar novamente o ar puro de minha rua calma, limpa e arborizada.
-FELIZ de poder dirigir o meu carro sem estresse , numa cidade onde não se buzina ; de parar no sinal , mesmo tarde da noite, sem medo de ser assaltada.
- FELIZ de poder usar meu anel , relógio ou corrente de ouro na rua , nos parques, no Centro, no carro ou ônibus, sem medo ou REMORSO ! ( Por que eu haveria de me sentir mal de usar algo que me pertence? Que eu comprei ou ganhei de presente com os meus próprios méritos??)
-FELIZ de entrar no meu banco , onde não há um único guarda armado , dentro ou fora da agencia - e isto em uma cidade de mais de um milhão de habitantes!
- FELIZ de saber que tenho controle sobre minha vida e a liberdade de ir e vir como qualquer outro cidadão que paga seus impostos.
- FELIZ de poder voltar à uma loja com um produto defeituoso , MESES após a compra, e ouvir da vendedera , com um sorriso no rosto e pedido de desculpas, que posso trocá-lo por um novo em folha ou receber meu dinheiro de volta !
Enfim, FELIZ de ter um tio chamado Sam, que se importa, que cuida e respeita os meus direitos de cidadã.
God bless America !