Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Caminhada ao longo da praia

Pâmelli, 19.09.09

 

 

Ontem 'contratei' um guia local para nos levar  até  à famosa Pedra Furada  ( o maior símbolo de Jericoacoara...)    saindo do Clube dos Ventos e caminhando ao longo da costa . ( Da última vez que estivemos aqui, em 2006, fomos de buggy e depois caminhamos um trecho pelas pedras...mas hoje nossa 'excursão'  foi muito melhor! )

 O passeio foi  todo à pé e durou 2 horas , saindo às 9:30 da manhã ( quando a maré ainda estava baixa...) e voltando às 11:30.

 

Nosso guia chamava-se Luciano e é um rapaz local - não um dos guias 'cadastrados' do Clube dos Ventos.  Contudo,  se alguem quiser fazer esta caminhada, sugiro que o  procure .( O melhor é ir ao Clube e perguntar aos moços locais , alí em volta ( do lado de fora, não dentro!) ,  sobre o 'Luciano' - o rapaz que  trabalha como guia autônomo.  

Inclusive ele tambem faz os passeios turísticos de buggy para Tatajuba e outras atrações locais.

 

Quanto ao passeio de hoje...

Ao todo  foram 6 quilômetros de caminhada ( 3 para ir e 3 para voltar... ) , com direito a várias fotos pelo caminho e o pit-stop final na Pedra ( onde tem sempre um vendedor de água de côco para nos refrescar e dar a energia necessária para voltar!! lol)   Aliás, nossa volta foi por cima do Morro do Serrote, uma vez  que a maré já tinha começado a subir.

Dica:  Não deixem de levar uma garrafinha de água  , uns bons 'sapatos de praia '  para subir e caminhar por entre as pedras/rochas na costa  , chapéu e  ( para os mais branquelos...)  uma camiseta para proteger os ombros do sol!

 

A vista do percurso todo é belíssima.  . Além disso,  com o guia, a caminhada  é  muito mais interessante do que seguindo por conta própria (  como alguns turistas 'mão  ' preferem fazer ...) .

 

Luciano nos mostras as pedras em forma de animais,  ( A  da tartaruga - dê só uma olha nela na parte de cima ... com casco, pescoço , cabeça e até uma boquinha e olho! ...lol ) ,  o aquário natural  formado pelas pedras  (  cheio de peixinhos coloridos!)  e  as grutas ,  que são habitadas por morcegos ( Mas essas a gente só vê de fora...Ufa!) .  Outra coisa é que   ele conhece bem as marés e sabe o horário certo para irmos e como devemos voltar - se pela praia, ou por cima do morro.  ( Alguns turistas que seguiram sozinhos por alí já tiveram seus relógios e mochilas tomados por vagabundos e pivetes locais .  Daí mais uma razão para seguir o caminho com um habitante/guia  local...) 

 Anyway, com 30  ou 50 reais - 15 ou 25 dólares...- , ( dependendo de suas condições financeiras  e generosidade )   você deixa o rapaz feliz, aprende muito mais e ainda incentiva o trabalho e turismo em Jeri!

 

Ok,  e agora vejamos alguns 'momentos ' deste nosso passeio até a Pedra Furada,  assim como alguns highlights de nossa estadia aqui:

 

1)

    Peixinhos do mar no 'aquário natural' formado pelas rochas na beira do mar...

 

2)

      A 'Pedra Furadinha' no meio do caminho .  Segundo Luciano,  ele brinca com os turistas dizendo que 'isto' é a Pedra Furada e recebe a seguinte resposta:  'Só isso?  Que furada !!' lol   (  É BEM menor que a verdadeira Pedra Furada - aliás, a  abertura é menor que uma pessoa...)

 

3)

     A volta, quando a maré está alta,  é pelo Morro do Serrote...

 

4)

   Uma das grutas/cavernas nas rochas.  Só doido é que entra pois lá tem de tudo: morcegos, escorpiões etc...Tudo isso fica de frente pro mar e banhado pelas ondas durante a maré alta...

 

5)

   Piscininha natural de água salgada.  1m70  de profundidade e vista pro mar...

 

6)

   Água de côco e casquinha no pit-stop da Pedra Furada...

   E é só!  Não há mais NADA  por lá .

 

E alguns highlights de  Jeri...

 

1)  

     A 'peixaria' onde comemos o melhor robalho e lagosta local!  Tudo feito na grelha, na hora.  (  O lugar é  rustiquésimo , mas a experiência vale a pena...)

 

2)

   O pôr-do-sol visto do Clube dos Ventos...

 

3)

    A duna de Jeri... ( Exercício melhor que o stair-master ! lol)  

 

4)   

   Windsurfistas e um kite-surfista , folgado ,  bem no meio da área do windsurf.

    (Isto é proibido, além de perigoso,  pois a corda ou cabo pode até degolar um windsurfista!   O careta deveria estar na área de praia designada para os kite-surfers , lá pros lados do Preá...) 

 

5)

Quilômetros e quilômetros de praia de areia branca, água limpinha  e quase ninguem! lol

( 10 ou 15 minutos de caminhada do 'centro'...)

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.