Diário de Viagem
Jericoacoara, estado do Ceará - Brasil
Esta é a terceira vez que vimos ao balneário de Jericoacoara, na costa cearense. (Estivemos aqui igualmente em 2005 e 2006)
Chegamos no domingo, às 2:30 da manhã !! - após uma maratona que incluiu um vôo de 3 horas Rio/Fortaleza, mais 5 horas de ônibus da capital do estado até Jijoca ( a 'maior' cidadezinha neste fim-de-mundo...) e por fim, mais de uma hora em cima de uma jardineira ( um misto de ônibus e caminhão semi-aberto...) até a parada final no centro de Jeri. ( Ufa! - só de escrever tudo isso já me cansei...)
Todos os dias após o café-da-manhã em nossa pousada ( Surfing Jeri) , seguimos para o Clube dos Ventos , onde passamos o dia TODO até o pôr-do-sol ( que ocorre por volta das 6 da tarde...) O Clube dos Ventos é o point dos windsurfistas aqui.
O lugar é estratégico sob todos os aspectos já que (1) fica em frente à praia onde o pessoal pratica o windsurf, (2) tem toda a infra-estrutura que se possa desejar em termos de conforto e praticidade ( o que inclui velas e pranchas para alugar, espreguiçadeiras e redes ( coisa típica do Ceará...) para se relaxar... e (3) um ótimo mini-buffet com as mais variadas e coloridas saladas, pratos quentes, de peixes, de forno e pelo menos uma massa.
Na verdade o C.D.V. não é um hotel, ou mesmo um 'clube' , já que a entrada é livre para quem quiser vir aqui se instalar ( sendo windsurfista ou não).
Segundo meu marido , que pratica o esporte há mais de 20 anos e conhece os principais points de windsurf no mundo ( incluindo a República Dominicana, as Ilhas Canárias na Espanha e o Gorge no Oregon...) , 'lugar igual à Jeri não há... '
É que aqui o vento é garantido todos os dias - desde que se venha entre setembro e final de novembro.
Já pra mim, que não pratico o esporte, o que conta mesmo é a possibilidade de relaxar de verdade ( O balneário só tem cerca de 6 ruas, pousadas, restaurantes e mais NADA ! lol). Nos arredores do vilarejo, a praia é infinita e o sol...Bem, parece que ele mora o ano todo no nordeste brasileiro!
Quanto à comida...Uhmmm...Não sei por que mas em Jeri se come muito melhor do que na capital , Fortaleza. Os restaurantes são vários, geralmente 'rústicos' , mas muito bons - a maioria servindo especialidades locais com seus pratos típicos de peixes, mas tambem pratos da culinária internacional.
Apesar de tudo isso, believe it or not, estou TRABALHANDO!
Sim, comecei a escrever meu próximo livro aqui ( desta vez um curso de português básico para estrangeiros em visita ao Brasil...) e já completei a metade do primeiro capítulo ! Mas é claro que entre um parágrafo e outro dou um pulo até o mar para uma refrescada...E no final do dia no C.D.V., tem sempre 'Happy Hour' : Duas caipirinhas pelo preço de uma!!
Em Jeri, 80% do pessoal é estrangeiro ( em sua maioria europeus...). Os outros 20% são brasileiros classe média alta. ( Afinal, só pra se chegar ao Ceará , de avião, dos outros estados do Brasil já custa os olhos da cara!)
Apesar da 'simplicidade de vida' que costuma ser associada à Jeri, as pousadas e restaurantes locais não são exatamente 'baratinhos'...
A que estamos, por exemplo , ( uma das melhores) , sai na faixa dos R$ 200.00 ( cerca de $100) a diária do apartamento para casal. ( 'Precinho' de fora de temporada...)
Nosso jantarzinho pra dois em um dos restaurantes rústicos locais ( 'Bobó de Camarão com vinho local..'.) saiu 80 reais ( cerca de 40 dólares) .... Mas tava 'mucho bão' !
Sim , Jeri é pura inspiração....
Jericoacoara - estado do Ceará , Brasil.