Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Mentes Magníficas

Pâmelli, 19.08.09

 

 

Interessantíssimo o livro que estou lendo no momento -  'Magnificent Mind at any age' ,  do psiquiatra americano Daniel Amen.

 Basicamente tem a ver com o estudo do cérebro das pessoas - com a ajuda de tomografias computadorizadas ( brain scans) - e nele o autor nos dá várias dicas de tudo o que podemos fazer para termos um cérebro ( e consequentemente uma mente , corpo e VIDA...) mais saudável e feliz.

A maior parte do  que Dr. Amen nos diz  é bem óbvio  (  não fumar, limitar o consumo de  café e álcool, se exercitar regularmente , evitar pensamentos depressivos e negativos, se alimentar bem, ler , estudar ou aprender algo novo todo dia , dormir  ao menos 7 horas por noite etc ...),  mas o que é interessante é quando  ele nos explica exatamente COMO,  fazendo ( ou deixando de fazer...) certas  coisas , acabamos por influenciar - seja de maneira positiva ou negativa- a saúde de nosso cérebro.

Além disso,  Dr. Amen tambem nos fala sobre algumas doenças ou distúrbios mentais muito comuns tais como ADD e ADHD ( distúrbios do déficit de atenção ou hiperatividade) , depressão, angústia, comportamentos obsessivos -compulsivos etc..., e melhor!  nos dá  várias sugestões de vitaminas e tratamentos naturais ( nos casos menos graves) ou medicamentos ( nos mais graves) que podemos usar para nos curar.  Mas tudo  deve ser  feito , é claro,  com o conhecimento e acompanhamento  de seu médico pessoal. 

 

Através dos brain scans que faz nas pessoas,  Dr. Amen (  que se especializou no estudo e análise  de tomografias cerebrais )   é capaz de detectar em que parte do seu cérebro reside o problema ou problemas ,- e assim,  pode lhe fornecer  um tratamento personalizado.

Está tudo alí,  no scan.   Só de olhar para o seu , ele já é capaz de saber se você bebe demais, se é deprimido , se tem  problemas de concentração ou princípio  de Alzheimer's...

 

Outra coisa legal no livro é o questionário que Dr. Amen preparou .

Segundo ele,  como nem todo o mundo  tem condições de fazer um brain scan,   ao respondermos este questionário , já podemos ter uma  idéia básica de quais tipos de problemas podemos ter  e portanto de como podemos trabalhá-los e melhorá-los.

Afinal, nunca é tarde demais para mudar para melhor!

 

"Magnificent Mind' já foi traduzido para 17 línguas. Suponho que o português seja uma delas...

 

E quanto à mim?

O que eu tenho mudado em meu estilo de vida desde que comecei a ler o livro de Dr. Amen?  lol

 

-  Passei a beber no máximo 3 copos de vinho por semana  ( antes eu bebia 5 ou 6)

-  Passei a beber no máximo 2 xícaras de café por dia e menos iced-tea...

-   Tenho ido ao Hills Club com mais frequência e nadado pelo menos 3 vezes por semana...

 

Desde então,  será minha impressão ou estou me sentindo mais alerta,  menos distraída e com o poder de observação mais apurado??

 

Outra coisa : uma cápsula de óleo de peixe e outra de complexo vitamínico por dia - é o que ele recomenda. 

( o óleo de peixe não sei se vou usar pois deixa a pessoa cheirando a peixe! lol  - mas o complexo vitamínico eu já uso há anos...)

E FUJA dos adoçantes!  Eles são péssimos para o seu organismo!

( Felizmente, desde a época em que dançava balé , quando adolescente,  me habituei a tomar tudo SEM açucar ou adoçante! )

 

Seja como fôr,  se você é o tipo de pessoa que gosta de 'investir em si' ... Definitivamente deveria adquirir um exemplar de 'Magnificent Mind at any age' , do Dr. Daniel Amen.

( E não,  eu não estou ganhando nenhum tipo de comissão para fazer a propaganda ...)

 

Ok,  você provavelmente vai deixá-lo ainda mais rico, feliz  e famoso do que já  é.

Mas talvez o  seu cérebro  ( e por conseguinte VOCÊ...),  tambem!!

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.