Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Eu e os livros

Pâmelli, 08.07.09

 

 

Agora que o meu livro está a venda na Book People ,  a livraria 'oficial' da cidade,  (  e não naquelas que são franquias nacionais tais como a Borders ou Barnes&Noble...)  ,  resolvi que uma vez por semana dou uma passada  por lá para  'em que pé estão as coisas'.  Quantos livros já venderam,  quantos ainda estão na estante... 

Não deixa de ser uma desculpa para ir até lá tomar um mocha gelado em seu  café,  dar uma peruada no lugar ( que é muito fofo e agradável...) e quem sabe,  às vezes voltar pra casa com algum paperback  interessante.

 

 Então semana passada lá fui eu até a Book People  dar uma  de espiã marketeira.

Estacionei  o carro no parking , (que é excelente e muito espaçoso)  e segui para dentro da loja indo direto para o setor de  'ficção' , que é onde sei que se encontram os meus livros.

 As estantes são muitas e apesar dos livros estarem organizados em ordem alfabética de acordo com o nome dos autores,  não é tão fácil encontrar  logo de cara o que se está procurando.

Sendo assim, fiquei alí alguns minutos,  passando os olhos de estante em estante,  a procura do 'Copadrama'   (e   provavelmente parecendo muito 'concentrada' e , quem sabe até meio intelectual .   Ah , como as aparências enganam! lol)

 

De repente,  um rapaz  que se encontrava ao meu lado,  me pergunta:

 

- Você tem lido algo de bom ultimamente?

 

Virei-me meio surpresa ,  já tendo  até me esquecido de onde me encontrava.

  O rapaz ,  observei,  devia ter uns trinta anos .  

 Logo vi que não se tratava de um  young businessman  ( o gênero  yuppie materialista...)  , nem tampouco  fazia o tipo  do 'ripongo natureba' ( o democrata /socialista sem ambição, com o bolso vazio mas  cheio de 'direitos humanos' e idéias  'politicamente corretas' na cabeça...)

Provavelmente algum jovem profissional liberal - concluí .  Talvez um graphic designer, um arquiteto,  um chef de algum restaurante local...   Em todo caso,  um LEITOR!   

 Não tinha, contudo,  cara de quem gostava de ler romances... Pena.

Então pensei :   'Com este aí não vale a pena eu indicar meu próprio livro ... lol 

 Um romance de costumes , satirizando certos aspectos da cultura brasileira??   I don't think so.

Resolvi ser franca e desinteresseira  :

 

-Na verdade,  acabei de ler  o bestseller de Dan Brown   'Angels&Demons'  ( Anjos e Demônios) , que gostei demais...

 

Coitado do rapaz!

Sua expressão, ( primeiro de surpresa e depois de decepção...) foi quase cômica.  Era evidente que ele estava esperando uma resposta bem  mais 'intelectual' . lol Provavelmente algo mais  'sensível e profundo'   como  :  ' Estou lendo 'O Alquimista' de Paulo Coelho,  ou,  ' Já leu 'O Rubaiyat' de Omar Khayyam ? '  ou talvez ,   ' Acabei de ler a biografia de Jane Austen...'  

Mas  o último bestseller   de Dan Brown!!  Por essa, evidentemente, ele não esperava.

 

Como  estávamos na Book People (  a livraria dos  intelectuais democratas...)  o rapaz provavelmente imaginou que eu seria uma daquelas leitoras 'sérias' -  do tipo que desdenha os bestsellers de autores modernos. Contudo, se fosse  mais observador,  teria visto que minha saia 'Atelier Danielle'  e minhas sandálias de salto da Ann Taylor não eram exatamente um  bom indício de  alguem com natureza anti-capitalista! lol

Mas os homens raramente reparam na saia ou nos sapatos das mulheres...

 

Por fim,  ele balbuciou (mais por polidez do que genuíno interesse) : 

 

-O mesmo do filme?  É bom?

 

-Excelente.  -respondi, com um sorriso polido.

 

Então eu continuei  com a minha 'pesquisa' e ele seguiu discretamente para o outro lado da estante.  

 Por fim,  passado mais alguns minutos, encontrei o que procurava.  

Ahh...Vi que venderam dois  exemplares nos últimos dias.  Bom.  Em breve terei de trazer mais  para  deixar com o gerente...

 

 

---

 

E a propósito...

Estou lendo  agora um livro que comprei em 2006 - assinado pelo próprio autor ,  Fernando Henrique Cardoso! lol

Sim,   naquele ano ele esteve na Universidade do Texas para uma palestra e lançou o seu memoir  'The Accidental President of Brazil'  .  ( aliás,  muito mais interessante do que 'A Arte da Política', que ele publicou no mesmo ano!)

'The Accidental President of Brazil' ,   conforme ele explicou durante a palestra,  não foi escrito  para o público brasileiro e sim para  o estrangeiro....'  ( Talvez por isso mesmo  seja bem  melhor!  lol)  

O livro conta a tragetória  de vida brilhante de FHC , além de nos dar um resumo bastante interessante dos principais momentos da História do Brasil.  Definitivamente , um BELO,  BELO livro...

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.