Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Um tiro no próprio pé

Pâmelli, 07.07.09

 

 

Quem frequenta o 'Parada'  há  tempos deve se lembrar de um post que escrevi  em novembro de 2008 intitulado 'Aprendendo línguas estrangeiras' .

Nele eu conto sobre uma aluna de francês na Berlitz daqui que só queria ter aulas comigo- apesar de eu não ser professora oficial de francês na escola . 

(Oficialmente sou professora de português -que é minha língua nativa- mas como domino igualmente o inglês e o francês, ocasionalmente  sou chamada para 'quebrar um galho' e dar uma aula destas duas línguas como professora substituta.

O fato é que a aluna em questão, (uma senhora muito exigente , de temperamento meio difícil mas no fundo ótima pessoa...)  não se deu  bem com nenhuma das professoras 'francesas' da escola . No entanto,  após ter uma aula  'experimental' com a professora 'substituta'  ( EU! ) , nunca mais quis ter aulas com  mais ninguem ! lol ( Algo que vai contra o sistema  de ensino da Berlitz,  que tem como regra básica , o rodízio de professores com os alunos...)

 A meu ver,  a  explicação  do que ocorreu neste caso  é muito simples : 1)  apesar de não ser uma 'native French speaker' ,  meu francês é fluente e tenho pouquíssimo sotaque  ( O que significa que um aluno em nível iniciante não é capaz de perceber  a diferença...) .  2)  ( provavelmente o fator mais importante! )  - são exatamente 23 anos de experiência dando aulas com o método Berlitz !!

 

Sim, eu tinha vinte aninhos quando comecei a dar aulas na escola de Ipanema e desde então já passei pelas filiais de Lisboa , Berlim e agora Austin....  Não é pra querer me gabar ...mas, cá entre nós,   quantos professores de línguas podemos encontrar por aí a fora com tamanha experiência e know how nesta  área?? 

Sem falar que me formei precisamente em literatura e civilização francesa!

Ora, a aluna em questão , bem sabia  porque queria  continuar  tendo aulas sempre com a mesma professora - and who can blame her?! lol

 

No final  a escola acabou  cedendo e aceitou  a exigência de Mrs. G.  ( tambem cobrando o que eles cobram, tinha até graça!) .

Então,  sempre que  esta se encontrava  em Austin ( pois  ela mora parte do tempo na Califórnia...)  era sempre  eu a professora escalada para lhe dar aulas de francês.

 

 Então veio o verão.  Minha aluna se despediu de mim dizendo que iria passar um mês na Califórnia ( onde está construindo uma casa de praia ...) e que  assim que voltasse ao Texas entraria em contato para recomeçarmos as aulas...

 

O que acontece?

 

Quando volta de férias,  Mrs. G  é informada  pela escola de  que 'não estou mais dando aulas lá...'

A Berlitz,  depois de ANOS  sabendo que ensino  em outros estabelecimentos da cidade ( incluindo a Universidade do Texas) , de repente cismou com um dos institutos  onde  soube que dei um curso recentemente.  

Disseram-me que tratava-se de 'um concorrente' e daí em diante passaram a me boicotar na escola, não me dando mais aulas!  Pode?

( O mais ridículo é que  a escola daqui,  ao contrário da do Rio , Lisboa e Berlim,  que viviam CHEIAS de alunos e portanto davam muitas aulas aos professores, vive às moscas!!   Mas ainda assim,  se sente no direito de achar ruim quando seus professores dão aulas em outros estabelecimentos!!  É mole??)   Ora , se você deseja exclusividade,  tem mais é que pagar MUITO BEM  e dar aulas de sobra aos seus professores!  Get real!

 Enfim,  mentiram para a aluna dizendo que eu 'não trabalhava mais lá' e pior:  quando ela lhes  disse que não queria outra professora  e pediu o meu contato ,  se recusaram a lhe dar a informação!

Só que  outro dia cruzei com ela no shopping   e imaginem qual não foi sua surpresa e alegria ao me reencontrar!

 Resumo da ópera:

Mrs. G agora é minha aluna PARTICULAR pois acabou saindo  da Berlitz.

Eu , de previamente ( e injustamente) boicotada,  agora  passei a ganhar  o triplo do que ganhava para dar aulas na escola e ainda por cima sem ter que sair de casa! 

 

É isso o que dá quando certas pessoas ou estabelecimentos resolvem ferrar com os outros ( neste caso tanto a aluna quanto a professora...) , por puro despeito, burrice ou inflexibilidade absurda.

Às vezes a vida bem que é justa...

 

 

Em todo caso,  no futuro,  acho que vou estar escrevendo mais e ensinando menos. Já tinha mesmo pensado nisso.

Thank goodness O 'Copadrama' está vendendo bem e já tenho até a idéia do próximo livro... - um manual  para se estudar português básico para viagem -  com ou sem professor!  lol