Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Jantar 5-estrelas

Pâmelli, 15.06.09

Todo o mundo deve sempre ter pelo menos um amigo ou conhecido talentoso e gourmet  :-)( é importante que a pessoa reúna estas duas qualidades...) -  principalmente se você mora nos E.U.,  onde a comida,  como já se sabe,  não é exatamente o 'forte'  do lugar...

 

Ok,  se você puder e estiver disposto a pagar ao menos $50.00 dólares por pessoa ,  com certeza encontrará um restaurante onde se coma bem e com o serviço razoavelmente adequado ( mas NADA  que se compare realmente  à um bom restaurante no Rio ou em  São Paulo !).

Ainda assim,  não é 100% garantido que sua comida venha  REALMENTE quente ou  que o garçom ( ou frequentemente a garçonete, já que  na América até nos restaurantes mais finos  muitas vezes  o serviço é feito por garçonetes  ao invés de garçons...)  não pense em retirar seu prato ANTES  de você ter  terminado sua refeição  ! 

 ( O problema é que aqui muita gente não tem o hábito , mais básico,   de se  cruzar os tralheres ao terminar - portanto o servente fica em dúvida se o cliente já terminou  de comer ou não...)  

Durante o desenrolar de sua refeição,  se você não fôr o tipo de pessoa que engole tudo em dez minutos,  a um determinado momento , fatalmente o servente lhe fará a inevitável pergunta ' Are you still working on that??'  ( Ainda está trabalhando nisso?) -  o que nada mais  é  do que uma indireta do tipo ,  'Ei cara!  Quanto tempo ainda pretende ficar aqui ??'  

Ah,  pra  mim  não há nada mais irritante !   Minha vontade é de responder :  'Working??  No, I'm not working right now.  I'm  simply enjoying my dining out experience.  Is that ok  with you? ' Por fim,   assim que tiver retirado seu prato , ele lhe trará a conta  - mesmo que você  não a tenha pedido ou esteja ainda pensando se vai ou não comer sobremesa.  Aliás, mais de uma vez desisti de pedir a sobremesa , uma vez que o garçom já tinha trazido a conta !Humph

Sim,  isto é sair para  se comer fora na América.  A menos, como já mencionei antes, que se trate de um restaurante realmente upscale,  onde você  terá de pagar os olhos da cara!

 

Então,  diante desta realidade tão pouco romântica e ainda menos gastronômica...,  é sempre uma boa idéia se  ter ao  menos um amigo ( sim,  os melhores cozinheiros são geralmente homens!!)  que goste de cozinhar e , portanto , faça  isso com prazer e , naturalmente, com talento!

 

Sendo assim,  ontem à noite fomos jantar na casa de um casal suíço que mora há  anos aqui na América.  De fato , de suíços mesmo,  acho que eles só mantiveram a língua ( o alemão, já que são de Zurique...) de seu país natal. 

De fato,  se eu  sempre me considerei uma espécie de 'E.T. brasileira ' ( já que entre outras coisas,  sou extremamente pontual e  NÃO gosto nem de futebol, nem cerveja , nem Carnaval...) , este casal , na Suiça ,  deve ser a própria aberração!

 

O fato é que são  AMERICANÉSIMOS (tanto em mentalidade, quanto em  estilo de vida ) :  trabalham feito loucos e adoram ganhar dinheiro.

Moram em uma MANSÃO  nos arredores da cidade -  tudo pra eles é DIMENSÃO!  São animadíssimos, otimistas  e altamente produtivos.   Sua casa tem TUDO do mais novo e moderno - em termos de tecnologia, conforto etc...  Para completar,  casaram-se na Flórida ...guess  where?  Na Disneyworld!!!    Dá pra imaginar um europeu indo para a Disneyworld para se casar??!  Acho que  a maioria deles preferiria  sofrer um infarte a ter de passar por tamanha 'baixeza' ...  lol

 

Mas o melhor de tudo isto  é que o dono da casa é um SUPER chef .

Sua mãe teve um  restaurante  bem chique  em Zurique  nos anos 70 e lá ele aprendeu tudo de bom com alguns dos melhores  chefs da casa!!   Então sempre que nos convidam para jantar,  já sabemos de antemão que vamos nos esbaldar na melhor comida e nos melhores vinhos ( pois eles têm em casa , entre outras coisas,  uma adega fantástica  !)

 

Enfim,  o jantar ontem foi excelente, como sempre.

Sua casa é de se tirar o chapeu -  com piscina, home theater e o escambau... ( e acreditem: foram ELES  mesmo quem construíram - com a ajuda de uns poucos peões...- , e tudo em apenas 9 meses!!) 

 

Começamos com umas garrafinhas de espumante da Califórnia  e uns aperitivos de forno de queijo e tomate ,  preparados  pelo anfitrião.  Depois veio a saladinha de endívias com pedacinhos de bacon defumado e o molho de ervas.  Então a carne ( uma espécie de goulash), acompanhada de spätzle ( massa alemã) e vagem.   Por fim,  (de sobremesa) , uma torta de damasco com massa folheada ,  acompanhada de  um vinho de Sauterne. ( Não sei o que o amigo , Tovi,   um expert no assunto  dos vinhos, diria sobre  tal  combinação...  Mas de minha parte ,posso afirmar que estava  tudo uma delícia!! lol)  

 

Tenho que dizer que sempre me achei uma pessoa cheia de energia e  bastante produtiva . Mesmo quando estou com o tempo livre,  estou sempre fazendo alguma coisa  de 'útil'  ( lendo, escrevendo, cozinhando,  malhando, limpando a casa, passando roupas ( Urgh!).  Dou aulas particulares e em cursos. Cuido da casa, do marido, do cão e do gato...

Meu marido tambem é  ainda mais trabalhador e produtivo.  Trabalha cerca de 12 horas por dia no campo da informática  e ainda faz serviço de peão  e pintor cada vez que temos um inquilino novo em nossa casa alugada.  ( Este fim-de-semana mesmo,  passou o sábado e domingo inteiro arrumando a casa para os novos moradores...)  Em suma, é um  'americano típico'. 

Mas este casal 'suíço' , em termos de energia, produtividade, diversidade e talento...bate todos os recordes que eu conheço!  São  realmente hors-concours.

Junto deles , eu me sinto a própria far niente e uma verdadeira couch potato!

 

A verdade,  é que TUDO na vida é mesmo  muito relativo...

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.