Anfitriões do inferno...
Parece que algumas pessoas que estão morando no exterior há algum tempo , quando recebem um familiar em casa , acham que devem aproveitar ( e explorar!) ao máximo a visita da pessoa.
Fico besta de ver tamanho egoísmo.
É a exploração total do conceito de 'matar as saudades da família' . Mais apropriado seria dizer ' matar a pessoa de tanto trabalho!!'
Tudo bem que estas pessoas normalmente têm filhos pequenos e portanto precisam de mais ajuda. Além disso, geralmente dispõem de menos tempo, energia ( e frequentemente dinheiro...) para sair e se divertir FORA de casa , mas realmente! Fico bestificada ao ver como algumas delas escravizam seus parentes ( e em especial a própria mãe! ) assim que estes desembarcam aqui e se recuperam do jet-lag .
Conheço pelo menos duas pessoas ( e olhe que meu círculo de amizades no meio da 'comunidade brasileira' local é bem restrito...) que quando recebem a visita da mãe do Brasil simplesmente fazem delas uma EMPREGADA e BABÁ full-time!
As pobres mulheres passam a maior parte de sua estadia nos Estados Unidos EM CASA - arrumando, cozinhando e cuidando dos netos. A família raramente sai para levá-las para passear e conhecer a cidade. E o pior é que não se trata de pessoas humildes e sem recursos.
O primeiro caso é o de minha cabeleireira aqui, que é de São Paulo.
Sua mãe viaja há anos para os E.U. e praticamente só o que conhece de Austin é a T.V. a cabo - mais especificamente o Travel Channel! (Que aliás, ela deve ter igualmente no Brasil...)
O segundo é o de um primo meu que se casou novamente e cuja atual esposa está para ter gêmeos este mês.
Depois de anos morando em Michigan, ele agora mudou-se para o Texas e está trabalhando em Austin.
Outro dia fomos visitá-los em sua casa ( eles moram lá no meio do NADA , a vários quilômetros de distância da cidade, pra variar...) and guess what...
Sua mãe , minha prima de primeiro grau, está pra chegar do Brasil e segundo seu filho, 'está vindo para ajudar...'
Sua estadia será por tempo indeterminado - mas eu suspeito que será bem mais curta do que meu primo imagina.
Digo isto porque quando me ofereci para ser sua anfitriã e levá-la para conhecer algumas das 'atrações da cidade' ( já que supus que ele e a mulher estariam muito ocupados - para não dizer exaustos! - cuidando dos recem-nascidos...) ele ficou visivelmente incomodado e desconversou ! Dá pra acreditar??
Pelo visto este é mais um que pretende manter a mãe trancafiada em casa, dia após dia, só limpando , cozinhando e ajudando a trocar as fraldas dos netos!
Confesso que fiquei com pena de minha prima - hoje uma senhora de uns sessenta anos, acostumada a viver em Vitória, ( bela cidade na costa brasileira...) em uma casa com empregada e com todo o conforto.
Aqui em Austin, a casa de meu primo é ENORME , com cachorro e fica a quase uma hora da cidade ! - o que significa que minha prima se tornará a própria 'refém do filho', totalmente dependente de sua boa ( ou melhor , MÁ!) vontade em levá-la e trazê-la dos lugares.
Deus me livre de um destino parecido!
Sinceramente...Comparada à estas pessoas, penso que eu até deveria receber o 'Troféu de Filha do Ano' ! lol ( E olhe que nunca me considerei pessoa especialmente altruísta, despreendida e com espírito auto-sacrificador. Na verdade sou até meio egoísta : aquele tipo que no ônibus ou metrô, por exemplo, vê primeiro se alguem cedeu o lugar ao idoso que acabou de entrar, antes de oferecer o seu...:-)))
Apesar disso, desde que minha mãe chegou aqui há pouco mais de uma semana, já fomos ao cinema 2 vezes, fomos à um brunch especial no domingo, almoçamos no café da Nordstrom ( o nosso preferido), levei-a pra lanchar no La Madeleine ( o SEU preferido! ), ao shopping para fazer algumas compras e à piscina natural da cidade. Hoje iremos à uma loja que vende os mais variados sapatos de griffe a preço de outlet mall...
Ok, ela acorda cedo e portanto costuma pôr a mesa e fazer o café de manhã. Tambem gosta de caminhar pelo bairro , então aproveita pra levar o cachorro pra fazer seu exercício diário. E trouxe uma receita especial de 'camarão com açafrão' que vai fazer para nós um dia desses . Mais: ontem , enquanto eu passava o aspirador em casa, ela fez questão de passar algumas roupas. ( Sim, assim é a vida no Primeiro Mundo : Nada de luxos e mordomias por aqui - a menos que você tenha MUITO $$$$$$$ ! ) Mas para tudo há um limite.
Ninguem deve convidar sua mãe para vir visitá-lo/la no exterior e transformar a coitada na própria Escrava Isaura!! What the hell...