Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

O MOMA de Nova Iorque

Pâmelli, 23.04.09

 

 Durante os quatro dias que passamos em N.Y.,  é claro que eu não poderia deixar de  visitar o  Moma -  o Museu de Arte Moderna da cidade. 

 

 A caminhada até lá , saindo de nosso hotel na West 46,  foi de apenas algumas quadras,  já que o museu fica na  West 53 - aliás, uma rápida e agradável caminhada que fiz  seguindo pela Quinta Avenida...

Na verdade,   a construção em si  não me impressionou especialmente  pois achei que se tratava apenas de mais um prédio moderno no meio da cidade dos arranha-céus. 

Mas eu sabia que alguns treats  muito especiais me aguardavam por lá - entre eles,  nada menos do que a famosíssima tela de Pablo Picasso ' Les Demoiselles D'Avignon'  ( As Damas de Avignon)  e 'Starry Night'  ( Noite Estrelada) de Vincent Van Gogh !

Contudo, como pretendia seguir para outros lugares depois,  estava decidida a passar no máximo umas duas horas no museu e por isso resolvi me concentrar no setor que REALMENTE  me interessava e aquele que eu não poderia deixar de visitar :  o das pinturas e esculturas, concentradas principalmente ( se me lembro bem...) no quinto andar do edifício. 

 

O acervo de Arte Moderna  ( e especialmente  o do grupo da École de Paris...) do Moma  é absolutamente fantástico e vale....( Ah, SUPER vale! ) ,  uma visita.  São VÁRIOS os Matisses, Picassos e outros geniais artistas do  Século XX , cujas telas podem ser admiradas em suas salas. 

No dia em que estive lá,  infelizmente o quadro 'Starry Night'   de Van Gogh  não estava disponível  :-(  ,pois tinha sido emprestado ao Museu Van Gogh para alguma exposição temporária.

Ainda assim,  eis algumas das obras de arte que aquele dia,   made my day...

 

1)   Estes dois  Matisse (  1869-1954, francês)  - no meio de tantos outros! 

 

2)  

 

3)   Este Chagall  ( 1887-1985, russo, naturalizado francês...)

 

 

4)  Este  Pablo Picasso ( 1881-1973, espanhol ) 

 

 

 5) E mais estes,  pertencentes a sua 'Fase Rosa' ou 'Rose Period' ...-  período que durou de 1904 à 1906 e no qual o pintor deu preferência aos tons alaranjados e rosados em suas telas ( em contraste com os tons mais escuros e sóbrios utilizados em sua 'Fase Azul'...)

 

 

 

 6)  Adorei este nu! 

 

 

 7)  Tanto este quadro,  quanto o de número 5,  me deixaram BEM CLARO a influência do  mestre espanhol em nosso grande pintor brasileiro Cândido Portinari ( 1903-1962).

 

 

E é claro,  the star of the show:  'Les Demoiselles D'Avignon'

 (  o quadro  pré-cubista de 1907,  com suas famosas cinco prostitutas em um bordel na rua de Avignon , em Barcelona...)

 

 

 

 

Tem muita gente que não gosta de Picasso,  só que eu  NÃO sou uma delas !! 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.