O MOMA de Nova Iorque
Durante os quatro dias que passamos em N.Y., é claro que eu não poderia deixar de visitar o Moma - o Museu de Arte Moderna da cidade.
A caminhada até lá , saindo de nosso hotel na West 46, foi de apenas algumas quadras, já que o museu fica na West 53 - aliás, uma rápida e agradável caminhada que fiz seguindo pela Quinta Avenida...
Na verdade, a construção em si não me impressionou especialmente pois achei que se tratava apenas de mais um prédio moderno no meio da cidade dos arranha-céus.
Mas eu sabia que alguns treats muito especiais me aguardavam por lá - entre eles, nada menos do que a famosíssima tela de Pablo Picasso ' Les Demoiselles D'Avignon' ( As Damas de Avignon) e 'Starry Night' ( Noite Estrelada) de Vincent Van Gogh !
Contudo, como pretendia seguir para outros lugares depois, estava decidida a passar no máximo umas duas horas no museu e por isso resolvi me concentrar no setor que REALMENTE me interessava e aquele que eu não poderia deixar de visitar : o das pinturas e esculturas, concentradas principalmente ( se me lembro bem...) no quinto andar do edifício.
O acervo de Arte Moderna ( e especialmente o do grupo da École de Paris...) do Moma é absolutamente fantástico e vale....( Ah, SUPER vale! ) , uma visita. São VÁRIOS os Matisses, Picassos e outros geniais artistas do Século XX , cujas telas podem ser admiradas em suas salas.
No dia em que estive lá, infelizmente o quadro 'Starry Night' de Van Gogh não estava disponível :-( ,pois tinha sido emprestado ao Museu Van Gogh para alguma exposição temporária.
Ainda assim, eis algumas das obras de arte que aquele dia, made my day...
1) Estes dois Matisse ( 1869-1954, francês) - no meio de tantos outros!
3) Este Chagall ( 1887-1985, russo, naturalizado francês...)
4) Este Pablo Picasso ( 1881-1973, espanhol )
5) E mais estes, pertencentes a sua 'Fase Rosa' ou 'Rose Period' ...- período que durou de 1904 à 1906 e no qual o pintor deu preferência aos tons alaranjados e rosados em suas telas ( em contraste com os tons mais escuros e sóbrios utilizados em sua 'Fase Azul'...)
6) Adorei este nu!
7) Tanto este quadro, quanto o de número 5, me deixaram BEM CLARO a influência do mestre espanhol em nosso grande pintor brasileiro Cândido Portinari ( 1903-1962).
E é claro, the star of the show: 'Les Demoiselles D'Avignon'
( o quadro pré-cubista de 1907, com suas famosas cinco prostitutas em um bordel na rua de Avignon , em Barcelona...)
Tem muita gente que não gosta de Picasso, só que eu NÃO sou uma delas !!