O magnífico Metropolitan de N. Y.
Então após deixar o Frick Collection, pela altura da rua 70, continuei ao longo da Quinta Avenida durante mais umas 12 quadras, até a rua 82 , onde fica o Metropolitan Museum of Art.
Eu já tinha caminhado perto de 40 quadras ( já que nosso hotelzinho ficava na rua 46...) , era quase uma hora da tarde e eu precisava urgentemente de uma PAUSA! Precisava repôr algumas calorias , descansar um pouco os pés e as pernas ... Foi então que lembrei de minha última ida ao Met , dois anos antes, e de seu ótimo restaurante! lol
Uma dica: Quando fôr ao Museu do Metropolitan, a menos que esteja realmente contando os centavos na carteira ou empencado com a família inteira ( incluindo as crianças), NÃO coma na cafeteria!
Ao invés disso , siga para o restaurante todo envidraçado, com vista para o Central Park ! O serviço é excelente, o cardápio à la carte é variado ( Uma entrada, taça de vinho e prato principal lhe custará entre 30 e 40 dólares...) e isto lhe proporcionará todo o descanso e a energia necessária para depois poder apreciar devidamente toda a riqueza cultural que aquele museu fantástico tem a lhe oferecer!
Portanto foi para lá que eu segui assim que comprei minha entrada .
Tive de esperar cerca de meia hora na fila e acabei conhecendo uma senhora de Connecticut que, naquele dia , tambem estava visitando o museu por conta própria . Resolvemos almoçar juntas e dividirmos uma pequena mesa para dois , desta forma ganhando tempo.
A primeira vez que estive no Met, em 2007, passei literalmente o dia todo alí. lol
Apesar disto, só pude conhecer a parte do Egito, Grécia e Roma Antiga ( que é absolutamente fantástica ! - em especial o do Egito antigo...)
Muitas pessoas querem ver MUITO em um único dia ou em poucas horas , mas não creio que isto seja uma boa idéia. O melhor, penso, é escolher um ou dois setores do museu que REALMENTE lhe interessam e se concentrar neles. Arte Americana, Africana, Medieval, Bizantina, Grega, Romana, Egípcia, Européia...É só escolher.
Desta vez, apesar de ter acabado de sair do Frick ( que possui principalmente arte européia ) foi novamente para este setor do Met que eu resolvi seguir.
Eis alguns dos meus 'momentos mais inspiradores ' por lá :-)
A morte de Sócrates , por Jacques-Louis David , francês , Século 18
Vermeer, pintor holandês , Século 17
Bruegel e suas famosas cenas de camponeses, holandês , Século 16
Gainsborough , pintor inglês , Século 18
Goya, espanhol, Século 19
Outro Vermeer...
Alguem assistiu ao filme ' The Girl with the pearl earring' ( A moça com o brinco de pérola?) , com Scarlett Johansson??
Eu diria que foi este o quadro que inspirou o livro, que depois virou filme...:-)
Gostei demais deste Cristo , de Zurbarán...
Pintor espanhol , século 17
E que tal este lindo Frans Hals? (Holandês, 'Século 17)
( O Hall de entrada do museu, visto do segundo andar)
Afinal, vale ou não a pena passar um dia inteiro no Met? lol
Pessoalmente, não trocaria isto por nenhuma Bloomingdale's, Macy's ou Saks da vida...