Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Sobre religião, o Passover e barracos em família!

Pâmelli, 06.04.09

 

 
Columbia, estado de Maryland, Costa Leste dos Estados Unidos...
 
 
Uma vez por ano a família de meu marido se reune na casa de meu sogro para celebrar o Passover .  ( Quando os judeus celebram sua fuga do Egito e o fim de sua vida de mais de 400 anos de  escravidão...)
 Mas neste caso, trata-se mais de um pretexto para reunir toda a família  – em especial , seus três filhos,( meu marido,  sua irmã e seu outro irmão) , apenas um dos quais mora no mesmo estado que seu  pai.
 
Faz 6 anos que participo dos ‘Passovers’ de meu sogro .
Sua segunda mulher, apesar de ser anglicana, sempre organiza tudo com muito carinho e tenta fazer a coisa da maneira mais tradicional e respeitosa( segundo as tradições judaicas)  quanto possível.
 O problema é que , por estas alturas, mais da metade da família  judia original  já ‘enviralatou’ brabamente : lol
Um dos filhos se casou com uma católica ( e que , portanto, costuma fazer pouco caso do jantar do Seder ...) ; o outro  casou-se com uma brasileira deísta ( sim, é isso o que eu ‘acho’ que sou, em termos de religião... lol ).
Minha cunhada, que  aos dezesseis anos  engravidou de um jogador de futebol  americano , hoje tem duas filhas , de dois pais diferentes, ( ambos negros, pois ela não tem atração por homens brancos...:-))   e portanto nenhum dos dois judeus!) lololol
Por fim, meus próprios sogros se divorciaram e se casaram  novamente com pessoas de outras religiões  -  meu sogro com uma anglicana e minha sogra com um católico! lol 
O resultado é que hoje os ‘Passovers’ em Maryland são tudo menos  ‘convencionais’  , e, como já era de se esperar,  nem sempre tudo se passa da maneira mais pacífica...
 
 Este ano , em especial,  o que não faltou foi BARRACO:
À um certo ponto do jantar,  minha cunhada ( casada com o irmão de meu marido)  saiu da mesa aos prantos pois achou que nosso  sogro foi grosseiro com ela ao pedir para ela se calar enquanto ele fazia a leitura do livro do Passover...
Puro drama barato de novela mexicana pois o pai de meu marido  é uma das pessoas mais gentis e educadas  que se pode encontrar no mundo.  Se fosse comigo,  eu tinha simplesmente dado um tapa na própria boca, levantado os ombros e me calado ..., mas a outra teve de fazer uma cena digna de concorrer ao Oscar  e sair correndo da sala  ( e da casa) pra ir chorar na calçada...
 
Pessoalmente,  acho a parte da leitura da fuga dos judeus  no Egito a mais interessante de todo o jantar!   Acho especialmente interessante os trechos lidos em  Yiddish ,  que é uma espécie de dialeto do alemão - língua que eu conheço um pouco.
  Pra mim é meio como ouvir uma estória da Bíblia:   'cultura geral' , um pouco de diversão e MUITA imaginação!
 
O barraco número 2 involveu a filha de minha outra cunhada ( a irmã de meu marido).
O moça agora resolveu frequentar uma igreja ( não sei se católica, anglicana, evangélica ...whatever!) aos domingos e com isso,  passou a 'ter problemas' em participar com o filho de 12 anos dos 'Passovers'  na casa do avô.  ( Oh Deus,  dai-me SACO...)
Sua última agora é essa:  
  'Não  me importo de ir ao jantar.  Só  não quero participar  , e nem quero que meu filho participe das  leituras..." 
A meu ver,  uma grandissíssima palhaça. ( Ora, se eu , que não  sou nem nunca fui  judia não me importo de ler...Por  que é que ela,  que é metade judia ,se importaria...!?)
O fato é que com isto ,  os avós lhe mandaram um recado dizendo :  "Tudo bem.  Então não venha para o Seder ( o jantar) ! "
O problema aí foi sua mãe ( minha cunhada), que ficou muito &*%$#*&  com seu pai e sua madrasta e agora acha que os dois  estão fazendo pouco caso da neta e bisneto ... 
Haja novela!!
 
Eu ,  do lado de cá ,    apenas vejo o circo pegar fogo.
Mas este ano  pedi à  madrasta de meu marido  para me sentar perto de um tio da família, que é um senhor muito culto e agradável ,que adora falar sobre música clássica e literatura - e felizmente tive o meu pedido atendido !
( Pode parecer arrogante ou insensível,   mas  realmente não suporto gente que gruda em mim pra me contar as 'gracinhas e peripécias'  de seus filhos pequenos ,  as doenças que estão sofrendo no momento  ou  'as reformas que estão fazendo na casa própria...'  -  e infelizmente estes parecem ser alguns dos tópicos preferidos de uma boa parcela da população ! 
 A verdade é que morro de tédio com estas estórias e é muito ruim ter de fingir estar interessada  em algo que 'you  really couldn't care less...' ! )
 
 
 Anyway,  a  novidade  no jantar do Seder este ano foi  a presença de um novo convidado !  -  um homem da idade de meu marido ,   vizinho de meu sogro e que se tornou um grande amigo seu e ,segundo ele,  ' seu filho do coração' ...
  Segundo meu sogro ,  seu amigo é  'altamente entendido de vinhos, além de  várias outras coisas...' :-))  -   e foi então  que descobri que o cara simplesmente trabalha no Serviço de Informação e Inteligência no Pentágono !! lol ( Columbia fica a apenas 1 hora de Washington D.C....)
O fato é que o tipo  nos  trouxe um vinho raro lá da região de Israel ( 'dos Golan Heights', segundo ele...) ,  o que todos nós achamos muito 'thoughtful of him' , já que nem judeu ele é... e além disso  nos preparou um salmão muito sofisticado, cozido em um prato de cobre , da Turquia , em forma de peixe ! lol  ( E não.  Apesar de muito interessante , ele NÃO é gay!  lol)
  Trocamos  então várias idéias sobre o Iraque,  Sadam Hussein, Gene Kelly , Baryshnikov  e a Fórmula 1 -  e eu simplesmente tive de discordar quando ele quis insinuar que o Misha não era 'tão genial ' quanto  de fato ele é!  lol
 
 No dia seguinte meu sogro me disse que nunca havia visto seu amigo conversar com alguem tão animado e completou :
" Muitas vezes o R. me puxa para o lado e diz,  após conhecer alguem :   'Fulano é um completo idiota !'  À você , contudo , ele descreveu como ' a gorgeous, brilliant, left-brain intellectual...' Se não fosse casada com meu filho,   penso mesmo que  seu entusiasmo por você teria tomado outras proporções...' 
 
Diante disso , confesso que  me senti MUITO lisonjeada.
Afinal não é todo dia que se recebe um elogio destes, ainda mais vindo de um 'agente da inteligência do Pentágono...!   lol
( É realmente engraçado como as pessoas nos vêem de maneira tão diferente!!!)
 
 Enfim,  este foi o resumo do Passover deste ano e creio que  é algo digno de se anotar.
 
Quanto ao próximo ... Algo me diz que  o número de pessoas deve ser menor  do que o dos últimos anos.
 Só espero que os  personagens mais  agradáveis e interessantes  da novela não faltem...