Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

O mito da beleza da mulher brasileira

Pâmelli, 10.05.08

 

É meio cansativo,  assim que alguém sabe que sou do Brasil ,  frequentemente  ouvir o mesmo comentário:

 

-Brasil,  onde tem as mulheres mais bonitas...

 

Acho isto uma tremenda injustiça com as européias e americanas  ,  além do que,  que coisa mais besta!  -  ainda  que fosse verdade.  E sinceramente,  penso que este é um assunto bastante subjetivo -  afinal o que é 'bonito' para um , pode não ser para outro,  e vice versa.

 

O  Brasil tem muitas mulheres bonitas, sim.  E tambem tem muitas mulheres feias.  E velhas, e gordas e bagulhentas ...Como em qualquer outro lugar do planeta.

O Brasil tem antes de tudo ,  MUITAS mulheres! De todos os tipos físicos,  cores, jeitos, origens..., e talvez isto seja o seu maior mérito.

Morenas claras,  escuras, de cabelos lisos , crespos ou cacheados, loiras, de olhos azuis ou verdes, ruivas, branquinhas de pele, altas, mignon , delicadas, malhadas, com tipo índio,  aparência européia, negras, mulatas, latinas ou nisseis....A lista é infindável  e há para todos os gostos.   É só uma questão de se deslocar para o estado ou região de sua preferência:  Sul =  tipos europeus  devido à imigração alemã e italiana .  Norte= tipos indígenas , caboclas etc...   Nordeste e Sudeste = morenas de todos os tipos.   São Paulo = descendentes de italianos e japoneses.    Bahia= enorme população negra ou mulata .   E sim,  TODAS  são brasileiras.

 Portanto no aspecto da diversidade o Brasil certamente é um lugar interessante .  Nenhum homem lá jamais poderá se queixar dizendo: 

"Poxa,  aqui , com a exceção das estrangeiras,  todas têm a mesma cara..."  :-))

 

Já quanto à famosa 'beleza' da mulher brasileira... Acho que existe um grande exagero nisso  tudo e sobretudo uma grande 'ingenuidade'  das pessoas ( homens e mulheres  estrangeiros , pois escuto o tal comentário sobre a famosa 'beleza das mulheres brasileiras...'  tanto de uns quanto de outras...) que realmente acreditam nisso.

 

A verdade  mesmo é que as mulheres brasileiras se CUIDAM horrores!! Muito mais do que qualquer americana ou européia mediana.

Tirando aquelas que são realmente muito pobres e têm uma vida miserável de favela,  a grande maioria das mulheres no Brasil ( mesmo as de classe média baixa)  investem uma ENORME  parte do seu tempo, energia e dinheiro  em  melhorar a própria aparência.

Qualquer moça ou senhora de idade , classe média,  frequenta os salões de beleza pelo menos uma vez por semana (  no Brasil se faz pé e mão com mais frequência do que se toma banho na França! )  .  Hidratação de cabelo e pele é uma coisa frequente e  comum    entre as brasileiras (  e não apenas em ocasiões especiais como casamentos, batizados , Réveillon etc..); escova ( secar os cabelos de forma que fiquem lisos e sedosos...)  ,  pelo menos uma vez por semana...normalíssimo!   Ginástica - quase toda mulher brasileira classe média faz algum tipo.    Quanto ao 'serviço doméstico'  -uma das coisas que mais estraga a aparência e o bom humor de uma mulher...-  ,   tirando as próprias 'domésticas',  a maioria das mulheres no Brasil NÃO  faz . (  Pelo menos não o  'grosso' de cozinhar todo dia, lavar janelas  ( 'jamais de la vie!!' )  , limpar a casa , lavar e passar roupas etc..., pois qualquer pessoa de situação mediana  pode se dar ao luxo de ter ao menos uma diarista uma vez por semana, já que este tipo de serviço,  no Brasil,  ainda é bastante comum  e muito mais  acessível  do que nos países de Primeiro Mundo.  )

Alimentação :  geralmente as brasileiras classe média  ( e notem que estou apenas me referindo às brasileiras 'comuns'  ;  não às milionárias ou celebridades...)  se preocupam com o que comem;  muitas controlam o peso,  o colesterol e  evitam frituras e chocolates  para não estragar a  pele.... 

Sol:  mesmo nas cidades onde não têm praia,  as pessoas costumam se bronzear nos clubes, nos lagos e lagoas ...( sempre com o devido cuidado com a pele, usando hidratantes, filtros etc...) .  Ora,  muita gente há de concordar que uma moça ou mesmo uma senhora 'dourada'  e colorida,   será  sempre mais atraente  e jovial do que uma pálida  e desbotada , com as veinhas do corpo todas a mostra...

 Roupas:  mesmo as brasileiras mais pobres costumam  usar roupas coloridas e sensuais (  muitas vezes confundindo sensualidade com vulgaridade , mas tudo bem,  para muitos homens uma coisa é sinônimo da outra...) ;  se enfeitam com brincos e pulseiras e raríssimamente saem às ruas de óculos ( a menos que sejam de sol...)

Sexo:  sim,  as mulheres brasileiras são famosas por serem 'calientes' e chegadas à um bom 'chamego' , e o que dizem os estudos à esse respeito?  Sexo é bom para a aparência:   ajuda a emagrecer, cria endorfina  no corpo ,  melhora a textura da pele, o brilho dos cabelos - sem falar no humor!   ( Outro dia eu estava lendo  um artigo que dizia que até beijar  na boca é bom para modelar melhor os lábios...:-)))

Notem que até agora ainda não falei nada sobre o segundo melhor amigo das brasileiras   ( depois do cabeleireiro...) :  o dermatologista!  E não,  não são apenas as ricas e dondocas que frequentam seus consultórios !  Manchas de acne,   de sol,  senis, celulite, estrias... Para tudo há solução. Ah,  e  não nos esqueçamos dos peelings , do   laser, do botox ,  da lipo  e do silicone!  Está cada vez mais comum hoje em dia nos grandes centros urbanos brasileiros, mulheres cada vez mais jovens fazerem  uso destes  'super aliados' .   Inclusive em muitos casos o seguro saúde paga a intervenção  e quando não é o caso,  um  'pequeno  empréstimo'  ou até a venda de um imóvel da família  é opção seriamente  considerada . 

Uma conhecida minha ,  alguns anos atras,  vendeu seu único apartamento de quarto e sala  no Rio para pagar uma operação de nariz e outra de prótese de silicone...  Agora me digam,  quantas européias ou americanas fariam uma coisa destas?   Aliás,  na Europa a maioria das mulheres nem se dá ao trabalho de fazer qualquer tipo de plástica.  Nem mesmo as atrizes de cinema!   Já nos E.U.,  a prática só é mesmo comum entre  celebridades ou  entre dondocas com MUITO dinheiro sobrando no banco.

Enquanto  nos países de Primeiro Mundo  a maioria das mulheres  envelhece antes do tempo  ao trabalharem horário integral fora de casa,  terem filhos e depois ainda terem de cuidar da casa ...( já que a maioria não tem empregada fixa ou mesmo diaristas...),  a brasileira, mesmo quando trabalha fora o dia todo, como não faz serviço doméstico,  sempre arruma tempo para ir ao cabeleireiro,  à ginástica,  à esteticista...   Muitas ,  quando têm um marido que ganha o suficiente para sustentar a casa , trabalham apenas meio horário ou nem mesmo isso (  coisa praticamente inconcebível no Primeiro Mundo onde, uma mulher que não trabalha,  mesmo sendo bem de vida,  é muito mal vista...)  ,  o que mais uma vez,  lhes deixa bastante tempo livre para 'se cuidar' . 

 O fato é que , quando não está no trabalho ou na faculdade ,  a mulher brasileira está invariavelmente OU no cabeleireiro,  OU na  academia de ginástica,  OU no shopping fazendo compras de roupas,  OU na praia se bronzeando,  OU transando, OU fazendo uma visita ao dermatologista ,  ao cirurgião plástico , à sua  depiladora ou  esteticista!  Tudo coisas,  convenhamos,  extremamente benéficas para a própria aparência física...

  Todo o dia ,  toda a hora , estão sempre se embelezando de uma maneira ou de outra.   Tudo para agradarem aos machos,  que são a minoria  na sociedade ( principalmente nos grandes centros urbanos)  e  por isso mesmo a cada dia que passa ficam mais exigentes  e arrogantes. ( Ver post  : " O insuportável ego do homem brasileiro" )

 

Tudo isso seria muito bom se  fosse uma coisa pessoal e principalmente OPCIONAL.  Mas na sociedade brasileira  a obsessão com a beleza e a juventude virou uma doença nacional ,  uma espécie de Peste Bubônica que pega em todo o mundo , quer você queira quer não , já que e a pressão social que as mulheres lá sofrem para ser belas, jovens, sexy, magras etc..é terrível e implacável.    Mesmo para quem não é modelo.  Mesmo para quem não é atriz ou celebridade.  Quem não entra na onda do botox, da tintura, da boa forma  e do silicone acaba correndo o risco de perder ( ou sequer conseguir arranjar ! ) o emprego, o marido, o namorado...até mesmo os amigos! 

Quantas vezes eu já não ouvi comentários  entre  'amigas' , do tipo:  " Fulana está tão envelhecida.  Devia fazer um lifting ou aplicação de botox..."   Ou:  " Sicrana está gorda demais.  Por que não faz uma dieta? "   Ou ainda: " Beltrana é uma moça tão inteligente e bem de vida .  Não sei porque não põe um aparelho  nos dentes horríveis  e pinta  aqueles cabelos brancos que a envelhecem tanto! "

Outro dia uma conhecida minha aqui nos E.U.  ( uma imigrante ilegal que trabalha como uma condenada fazendo faxinas em casas de gente rica....) me disse que uma de suas filhas  , de apenas vinte anos e que mora em S.P. ,  vinha lhe infernizando ultimamente ,  pedindo que lhe mandasse dinheiro para colocar silicone nos seios.    

" A coitadinha está tão infeliz e complexada..."  

O que ela esqueceu de acrescentar é que " a maioria de suas amigas já fizeram isso..."  

Humph

 Só no Brasil se vê moças de vinte e poucos anos já colocando botox no rosto e senhoras de mais de oitenta  ainda pintando o cabelo  de preto. 

 Para mim tudo isso é bastante triste e deprimente.  

Cuidar da aparência sempre foi uma coisa boa e positiva .  Na medida certa  é  inclusive sinal  de otimismo  e uma  auto-estima saudável.  Contudo quando  vira obsessão,   denota insegurança,  pobreza de espírito e futilidade ao extremo.  É  um sintoma de que há algo de errado naquela sociedade.

 

Muitos  estrangeiros podem continuar pensando que a  'beleza da mulher brasileira'   é um privilégio com que muitas mulheres foram 'abençoadas'  pela natureza .  Uma coisa inerente  ao povo  no Brasil. 

Eu,  que conheço a coisa de perto ,  mesmo estando longe  há anos,  sei que a estória  é  bem  diferente e que o tempo e  o dinheiro que se investe  para gozar da tal  fama,  é considerável.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

45 comentários

Comentar post

Pág. 1/3