Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Um pintor modernista brasileiro

Pâmelli, 08.02.09

 

Hoje gostaria de escrever um post sobre um pintor moderno  brasileiro , pouco conhecido da maioria das pessoas , mas cuja obra é bastante admirada e valorizada em sua cidade natal -  Recife .  Trata-se do pintor pernambucano Francisco J. Lauria , que na década de 30 , fazia parte do 'Grupo dos Independentes'.

 

Pode-se dizer que o 'Modernismo'  teve o seu início 'oficial' no Brasil em fevereiro de 1922 ,  quando foi realizada a Semana da Arte Moderna na cidade de São Paulo.

Na ocasião,  vários artistas se apresentaram e chocaram a sociedade , quebrando com os padrões europeus e buscando valorizar a arte e identidade nacional  Seus quadros tinham paisagens tipicamente brasileiras e mostravam,  em especial, o povo brasileiro. 

O Modernismo, pode-se dizer,  preocupou-se muito com a parte 'social' do Brasil.

 

Entre os artistas modernistas brasileiros -  e cujos quadros hoje em dia podem ser encontrados somente em alguns dos melhores  museus ou galerias de arte  do país  (assim como nas residências particulares de  alguns poucos milionários nacionais ...:-)   - estão ;  Di Cavalcanti, Vicente do Rêgo,  Anita Malfatti, Lasar Segall,  Tarsilla do Amaral e Ismael Nery. 

Foi aliás,    inicialmente com o intuito de valorizar a arte modernista que os Museus do MASP ( em São Paulo) e do MAM ( no Rio)  foram  criados.

 

Mas voltando ao 'Grupo dos Independentes' , do Recife ...

Trata-se de  um grupo de artistas que pertencia ,  de alguma forma,  ao segundo momento modernista brasileiro e que  tiveram os consagrados Vicente do Rego Monteiro e Cícero Dias como referência.

Segundo a autora Nise Rodrigues , do livro   ' O grupo dos independentes' ,    este grupo  sofreu  tambem uma forte influência francesa.

 

 

 Gosto muito dos pintores modernistas brasileiros .

A coisa de uns dois anos  atrás , assistí a uma bela exposição no Museu de Belas Artes no Rio -  com direito , inclusive,  a um  suave fundo musical de capoeira instrumental que , a meu ver,  combinou muitissimo bem com as obras alí  expostas.

 

Quanto à Francisco J. Lauria... Confesso que tenho uma 'parcialidade'  toda especial por seu trabalho.   E sim,  eu tenho os meus motivos -  alguns deles  digamos,  mais subjetivos do que objetivos...

Mas o fato é que em Recife,  se estivesse vivo hoje,  Lauria  seria sem dúvida uma celebridade local.

 

Seu quadro 'Moça' ,   que ficou em  terceiro lugar no Primeiro Salão de Pintura de Pernambuco  de 1942 ,   ( O primeiro lugar  foi para Vicente do Rego Monteiro e o segundo para Elezier Xavier...)  atualmente  pode ser admirado  no Museu do Estado  - assim como todas as obras dos artistas   premiados nestes últimos 67 anos .

Na capital pernambucana existe igualmente uma rua chamada :  Pintor Francisco Lauria

Um dia desses,  ( quando meu marido estiver praticando o windsurf  em Jericoacoara  no Ceará  , não muito longe dalí...) ,   quem sabe não  dou um pulo até Recife  para conhecer a famosa  'Moça' e passar pela tal rua... ?  ( Definately , something to think about!)

 

Lauria foi um grande amigo de meu avô -  o escritor Romeu de Avelar.

Em 1967 ele lhe deu de presente o quadro  " Maria da Conceição"    -  um retrato de uma bela morena, com os cabelos compridos,  muito negros e lustrosos,  e no fundo o panorama de  uma cidade  tipicamente colonial brasileira ( Seria a sua velha Recife??)

Este quadro hoje está comigo aqui no Texas ,  decorando minha sala de jantar  e costuma fazer muito sucesso com  amigos e parentes 'gringos' que nos visitam .  lol

( Mais de um achou a mulher no quadro parecida comigo e perguntou se 'não era eu...'  :-))-  mas creio que isto se deve simplesmente ao fato de saberem que o quadro é de um pintor brasileiro e que eu tambem sou do Brasil...)

 

In any case, sobre minha escrivaninha (  a mesma onde costumo escrever meus 'desabafos' aqui no blog...),  tenho uma foto  antiga de três velhos amigos  tomando chope em um bar no Rio.

São eles o escritor  Romeu de Avelar,   o pintor  Francisco Lauria e um terceiro senhor que não conheço ,  mas que certamente devia se tratar de algum intelectual ou artista , companheiro dos outros dois na mesma época.

 

Pessoalmente,  penso que é sempre bom estar rodeada de gente interessante  ( mesmo que alguns deles já não estejam mais  aqui conosco...) e para mim,  ninguem melhor do que um artista ( seja ele um escritor,  pintor, dançarino, músico etc...) para  nos inspirar e enriquecer a alma e o intelecto...

 

 

A ver:

 

O quadro ' Maria da Conceição' , de Francisco J. Lauria   e a dedicatória  do pintor aos meus avós  na parte detrás...  O ano é 1967.               

 

 

E a foto dos três amigos ( provavelmente nos anos 60)

Francisco Lauria no meio e Romeu de Avelar , de cachimbo,à sua esquerda.

O terceiro homem na foto é um amigo dos dois ,  cujo nome eu não sei...)