'Tão gentis ...e TÃO racistas!'
Alguem assistiu a posse de Obama pela T.V.??
Eu sim. Assistí a tudo , desde o começo.
Muita gente falou mal do vestido de Michelle Obama - que o modelo a deixou gorda e com o aspecto de matrona.
Eu gostei. Afinal trata-se de uma mulher de 45 anos, em uma cerimônia de posse do Presidente da República e no dia estava fazendo um frio de rachar! Não era o caso de querer aparecer 'sexy e jovial' ...Não alí ; não naquela hora.
A única coisa que usaria diferente teriam sido as luvas e sapatos - ao invés de verdes, eu teria escolhido em preto. :-)
Só fiquei agoniada ao ver o Presidente e a Primeira Dama saírem do carro e caminharem ao longo da Pennsylvania Avenue - primeiro durante cerca de 8 minutos e depois , novamente durante mais 7 .
Pessoalmente achei aquilo totalmente desnecessário e MUITO perigoso!
( Eu não via a hora dos dois sairem daquele frio cortante em meio aquela multidão e voltarem para dentro do carro blindado! )
Ah, muita gente vai dizer que ' os tempos são outros' ... Que o que aconteceu a J.F. Kennedy em Dallas, em 1963, hoje em dia seria impensável !
Não sei não.
Ao todo, ao longo da história americana foram 4 Presidentes assassinados.
Lincoln não era negro , mas lutou contra o fim da escravatura na América. Lincoln é, aliás, o grande ídolo de Barack Obama!
E não vamos nos esquecer de Martin Luther King...
O racismo aqui na América , assim como no resto do mundo , ainda existe e volta e meia mostra sua cara feia e doentia.
A Ku Klux Klan só não se mostra abertamente ao público e à mídia , porque se o fizesse, teria os seus membros e simpatizantes imediatamente encarcerados! São como as organizações neo-nazistas na Alemanha - oficialmente declaradas inadmissíveis e criminosas pelo governo , mas nem por isso menos existentes e presentes em vários setores da sociedade alemã.
Os brancos racistas americanos ( assim como outros racistas no resto do mundo...) apenas conseguem ver a COR da pele do novo Presidente dos Estados Unidos.
No fundo, muitas destas pessoas devem mesmo é sofrer de um grande complexo de inferioridade e inveja de tudo o que Obama é ( inteligente, articulado, extremamente preparado, formado em uma das mais conceituadas universidades do mundo ( Harvard) - e considerada por muitos a melhor! - , urbano, elegante, carismático, admirado e respeitado por MUITOS, não só na América mas nos quatro cantos do mundo...) mas que eles, seus filhos, amigos e conhecidos imediatos nunca foram e nem nunca serão!
Este fim-de-semana um amigo de meu marido veio jantar aqui em casa conosco.
Trata-se de um texano , aquele tipo de personagem que imaginaríamos em um filme de cowboy de antigamente: um carpinteiro, um homem de aspecto bastante rude, um republicano por convicção , com uma pick-up ENORME de 'fazendeiro' ...Um solteirão ( irrecuperável, penso eu :-) de meia idade...
Apesar disto, trata-se de uma pessoa culta e bem informada, admirador da pintura de Van Gogh, apreciador de música clássica, de um bom livro e de um bom debate! Por estas razões, e apesar de todas as nossas diferenças em estilo de vida, visões políticas etc..., gosta muito de debater certos assuntos, em especial, COMIGO! lol
Então , durante o jantar, a um determinado momento enquanto falávamos sobre o Obama , ele nos disse:
- Eu não votei nele, mas estou satisfeito e concordo com o que ele tem feito até agora. Acho que o homem está fazendo a coisa certa...
- É claro! - respondi. - E isso não me surpreende nem um pouco, já que é exatamente o que eu esperava dele...
Então ele se perguntou , como era possível que algumas pessoas 'tão gentis' as vezes podiam dizer certas coisas tão absurdas.
Estava se referindo aos pais de sua cunhada , ( texanos residentes em uma cidade de interior aqui por perto...) que , segundo ele, são " the nicest people on Earth.." ( as pessoas mais gentis que se poderia imaginar...) , mas que outro dia, pouco antes das eleições, disseram que não votariam no Obama e exprimiram -se da seguinte maneira:
"I ain't gonna have no nigger running this country ! "
(tradução aproximada: Eu é que não vou votar em nenhum nego para presidente deste país ! )
Nota: a expressão 'nigger' em inglês atual, é um dos termos mais racistas e insultuosos que uma pessoa pode usar para se referir a uma pessoa negra.
A outra coisa interessante de se notar neste caso, é o mau uso da língua inglesa ( a expressão 'ain't', ao invés da forma gramaticalmente correta : I am not going to ...) -
O que só serve para confirmar minha teoria sobre o tipo de gente que costuma pensar e se expressar assim...
Pois é.
O fato é que isto não foi dito por um grupo de racistas declarados da Ku Klux Klan.
Foi dito por pessoas supostamente 'de bem' e que , segundo o nosso amigo, são ' the nicest people you can ever meet...'
Eu, se fosse o Obama e sua mulher Michelle , de agora em diante só sairia na rua DE CARRO e assim mesmo, em um veículo muito bem blindado!
Mesmo em 2009 , nunca se sabe a que ponto a loucura, a cegueira e o racismo patológico ( sem falar na ignorância !) de certas pessoas pode chegar...