O otimismo e uma certa infantilidade americana ...
Eis duas coisas que eu gosto especialmente na cultura americana - uma certa infantilidade e o seu otimismo inerente.
Sim, os americanos não são tão maliciosos, 'espertinhos' e sacanas quanto os brasileiros...Nem tão intelectuais e sofisticados quanto os europeus.
Eles são, sob muitos aspectos, bastante infantis e, principalmente, muito otimistas.
Mesmo nestes tempos difíceis...
Não é a toa que os melhores ( praticamente os únicos!) desenhos animados sejam todos americanos! lol
Eu sempre tive o gosto eclético e uma das coisas que sempre gostei de fazer , entre uma noite na ópera, uma ida ao museu, um concerto de música clássica ou um jantar romântico à luz de velas, é assistir à filmes ( desenhos) infantis!
Bem , supostamente infantis...Embora vários deles, muitas vezes tenham uma mensagem e um senso de humor bastante 'adulto'
Um dos meus preferidos, por exemplo, é "The Ice Age" (A Era do Gelo...).
Alguem ainda se lembra daquela cena, quando os três personagens ( o tigre , o mamute e o bicho preguiça ) estão caminhando no meio da neve e, de repente , avistam as construções de Stonehenge ( aqueles famosos monumentos pré-históricos no interior da Inglaterra...) ao longe?
Então um deles comenta com um certo desprezo:
' Arquitetura moderna...Bah! '
Eis o tipo de humor espirituoso que eu gosto em muitos desenhos animados americanos.
O bom aqui na América, é que as pessoas ( adultas!) costumam ir ao cinema para ver desenhos animados sem terem de estar necessariamente acompanhadas dos filhos pequenos, sobrinhos, netos etc..
Eis uma coisa que eu ( que nunca tive filhos e , sendo filha única, não possuo sobrinhos tampouco.. ) nunca pude fazer no Brasil . A menos que quisesse pagar um BAITA mico!
O jeito , quando morava lá , era pegar os filmes em vídeo e assistí-los ( escondida??) em casa. Afinal, dá pra imaginar a cena?
Uma pessoa adulta indo ao cinema ( desacompanhada de uma criança ) para ver ' The Ice Age' ....
Se fosse homem, no mínimo pensariam se tratar de um pedófilo!
Sendo mulher, provavelmente concluiriam que era meio duhhhh ou , na melhor das hipóteses , 'ligeiramente excêntrica'.
Sem falar que lá os cinemas só mostram as versões dubladas, porque afinal de contas, uma boa parte do público infantil ainda não aprendeu a ler para poder acompanhar as legendas...
Mas nos E.U. ir ao cinema para assistir a um cartoon é algo bem comum - e se você não quiser dividir a sessão com uma platéia cheia de criancinhas gritando e ( dependendo da cena) chorando a cada momento mais 'dramático' da trama :-)) ...É só escolher de ir assistir o desenho em uma das sessões da noite! lol
Believe me , muita gente aqui faz isso. Muitos adultos, casais jovens , de meia idade e ocasionalmente até alguns da terceira idade ! Oh yes, a América é , sem dúvida, a terra dos young at heart!
Outra coisa boa de se sair à noite para assistir a um desenho animado no telão é que haverá pouquíssimos ou quase nenhum adolescente na sala de projeção ! lol - já que esta faixa etária parece ter uma atração especial por filmes de terror...
Sim, foram vários os cartoons que eu e meu marido assistimos nestes últimos anos nas salas de cinema americanas . ( Ratatouille , The Ice Age 2, Shrek, Horton hears a Who, Wall-e, Persepolis, os Simpsons, Madagascar e muito mais!) Tudo com direito a pipoca, hotdogs ou pretzels.
E não estávamos sozinhos :-)
Alguem duvida que a América vai sair do buraco??
Eu não.
O American Dream nunca morreu e as pessoas aqui adoram os happy endings!
Assim como os cartoons...
Neste país, só não há muito espaço ou simpatia pelos losers e os pessimistas.
( E a propósito: The Ice Age 3 - Dawn of the Dinosaurs- já está pra sair no começo de 2009 )
...
God Bless America & Merry Christmas!