O ataque das calças de cintura baixa
Cá entre nós, tem coisa mais feia do que estas calças de cintura baixa que se vêem a torto e a direito por aí??!
Sinceramente, hoje em dia é praticamente impossível se comprar uma calça jeans em algum lugar do planeta , que não tenha aquela cintura baixa ( ou seja, cintura NENHUMA!) , que deixa o corpo da mulher HORRORÍVEL e com uma aparência para além de vulgar.
É uma coisa completamente deselegante e anti-estética, que desvaloriza até o corpo mais bem feito e jovem. E, considerando que a grande maioria das mulheres está longe de se parecer com a Daniela Cicarelli... , eu realmente não entendo o por quê do tamanho 'sucesso' das tais calças.
Aliás, de uns tempos pra cá, a obesidade mórbida ( que antigamente era a marca registrada da sociedade americana) parece que passou a 'decorar' e fazer parte natural da paisagem nos mais diversos países e cidades por aí a fora. Suponho que isto seja mais uma das faces da globalização ( americanização?) no mundo, mas no caso da maldita calça , qual seria a explicação para tamanha popularidade? Existe uma?
Talvez, considerando-se que hoje em dia a maioria da população nos centros urbanos seja composta por pessoas obesas, inchadas , barrigudas e absolutamente SEM cintura, ( graças ao estilo de vida moderno à la french fries , snacks , internet e sedentarismo...) a dita calça seja a solução ideal ( além de confortável...). As grávidas , em especial , parecem ter uma atração toda especial pelas 'cinturas baixas' e por alguma razão devem achar que ficam muito atraentes com suas MEGA barrigas ( e o umbigo estufado pra fora...) por cima delas.
Algumas mulheres ( não grávidas) chegam ao ponto de usar as tais calças de modo que possam mostrar melhor suas calcinhas ( geralmente do tipo fio-dental...) ; estas, claramente competindo com a tatuagem ( que geralmente fica logo em cima ou ao lado) , para ver qual das duas fica mais exposta e visível ao público!
Outro dia mesmo, eu estava em uma loja de departamentos e ao entrar na seção dos sapatos me deparei com uma criatura agachada , supostamente escolhendo sapatos na prateleira de baixo , mas que de fato estava mesmo louca para mostrar ao público as rendas cor-de-rosa de sua calcinha ao lado da borboleta que tinha tatuado nas nadegas... Afinal , um outro fenômeno da atualidade é o desejo e a necessidade de chamar a atenção para si mesmo ( são as attention whores ou 'piranhas por atenção' ...) - ora, se não dá para se destacar pela própria beleza e talento...então que pelo menos seja pela feiúra e vulgaridade! Passar despercebido no meio da multidão é que não dá...
Por fim, fiquei pensando nos estilistas modernos que parecem todos conspirar para deixar as mulheres cada vez mais deselegantes - para não dizer esmolambadas! ( Basta olhar as 'modelos' de seus desfiles : moças que mais se parecem com um bando de zumbis, pálidas, anoréxicas , cheias de olheiras ,cabelos desgrenhados e maquiagem de filme de terror ...) Ok, na noite do Oscar podemos ver algumas exceções ( afinal são atrizes e não modelos...) e alguns de seus vestidos são realmente glamorosos e femininos , mas durante o resto do ano a coisa é bem diferente.
Mas, voltando aos estilistas...Como a grande maioria é gay, quem sabe isso tudo não é de propósito para deixar as mulheres cada vez menos atraentes para os HOMENS?!!
Ou talvez este seja simplesmente o 'estilo' da modernidade. Cabelos absurdamente oxigenados de loiro, peitos hiperinflados , cheios de silicone e calças jeans de cintura baixa.... Eis o resumo do que é 'sexy' hoje em dia.
Mas eu me pergunto, será que daqui a alguns anos as gerações futuras não vão nos olhar com a mesma expressão irônica que muitos de nós usamos , hoje em dia , ao nos depararmos com " certas coisas" que fizeram a moda e sucesso no passado?
Enfim, depois de ficar um ano inteiro sem comprar um único par de jeans aqui na América , pensei que ao voltar ao Brasil, como faço todo o ano, eu encontraria calças com a cintura no lugar . Ledo engano! Corri todas as principais lojas nos shoppings do Rio e lojas de Búzios e NADA.
O jeito, pelo visto, vai ser continuar usando apenas saias e vestidos ou , quem sabe, devo tentar a sorte quando fôr novamente à Europa...