Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Para os amantes de Matisse

Pâmelli, 22.04.08

 

No fim-de-semana passado nós  estivemos na Costa Lesta americana visitando parentes.

Entre um jantar, uma reunião ou encontro 'familiar' , eu consegui dar uma escapulida até o centro de Baltimore e passar uma tarde no principal museu da cidade.

 

O BMA ( Baltimore Museum of Art) tem um prédio muito bonito,  que lembra  um pouco a National Galllery de Londres -  só que bem menor.  Seu acervo inclui obras dos principais artistas mundiais e ( surpresa!)  a maior coleção de obras de Matisse nos E.U. !

São cerca de 500 obras  do pintor francês -  entre pinturas e esculturas.  ( Na verdade não creio que tenha visto 500 obras do artista , mas imagino que algumas delas estejam emprestadas em algum museu para uma exposição temporária...).  De qualquer forma,  havia pelo menos umas 3 salas inteiras só com telas de Matisse;  todas lindas,  cheias de cenas da Côte d 'Azur,  em suas tonalidades tão 'fauve' ,  os interiores tão  exóticos e coloridos das casas,  suas famosas odaliscas...

A coleção foi formada pelas irmãs Etta e Claribel Cone , naturais de Baltimore e de família abastada, que nunca se casaram e adoravam colecionar objetos de arte.  (  Que sorte a nossa que elas nunca tiveram filhos , do contrário hoje tudo aquilo ou estaria em alguma casa particular da família,  ou teria sido vendido à algum milionário em leilão ! :-))

 

De quebra o museu ainda tem um ótimo restaurante (  O  "Gertrude's" ),  onde eu pude degustar das famosas 'crabcakes' locais ( os bolinhos de carne de siri que são a especialidade do estado de Maryland...) , com um bom vinho da Califórnia ,  ao som de música  americana , ao vivo ,  no   estilo  'Woody Allen' . 

Isso sem falar na lojinha do museu ...

 

É disso que eu gosto na Costa Leste:  Não é preciso estar em NY para experimentar  um pouco de cultura e sofisticação.  A cidade de Baltimore,  com o seu charmoso porto,  suas construções em tijolos tão 'inglesas' ,  seus museus e culinária local ... , definitivamente vale uma parada!

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.