Para os amantes de Matisse
No fim-de-semana passado nós estivemos na Costa Lesta americana visitando parentes.
Entre um jantar, uma reunião ou encontro 'familiar' , eu consegui dar uma escapulida até o centro de Baltimore e passar uma tarde no principal museu da cidade.
O BMA ( Baltimore Museum of Art) tem um prédio muito bonito, que lembra um pouco a National Galllery de Londres - só que bem menor. Seu acervo inclui obras dos principais artistas mundiais e ( surpresa!) a maior coleção de obras de Matisse nos E.U. !
São cerca de 500 obras do pintor francês - entre pinturas e esculturas. ( Na verdade não creio que tenha visto 500 obras do artista , mas imagino que algumas delas estejam emprestadas em algum museu para uma exposição temporária...). De qualquer forma, havia pelo menos umas 3 salas inteiras só com telas de Matisse; todas lindas, cheias de cenas da Côte d 'Azur, em suas tonalidades tão 'fauve' , os interiores tão exóticos e coloridos das casas, suas famosas odaliscas...
A coleção foi formada pelas irmãs Etta e Claribel Cone , naturais de Baltimore e de família abastada, que nunca se casaram e adoravam colecionar objetos de arte. ( Que sorte a nossa que elas nunca tiveram filhos , do contrário hoje tudo aquilo ou estaria em alguma casa particular da família, ou teria sido vendido à algum milionário em leilão ! :-))
De quebra o museu ainda tem um ótimo restaurante ( O "Gertrude's" ), onde eu pude degustar das famosas 'crabcakes' locais ( os bolinhos de carne de siri que são a especialidade do estado de Maryland...) , com um bom vinho da Califórnia , ao som de música americana , ao vivo , no estilo 'Woody Allen' .
Isso sem falar na lojinha do museu ...
É disso que eu gosto na Costa Leste: Não é preciso estar em NY para experimentar um pouco de cultura e sofisticação. A cidade de Baltimore, com o seu charmoso porto, suas construções em tijolos tão 'inglesas' , seus museus e culinária local ... , definitivamente vale uma parada!