Turismo no Texas 2 - Voltando ao tempo do Faroeste...
E então, saindo da terra das cobras, dos grilhos e roadrunners...Mesmo no meio do Deserto de Chihuahua e daquela natureza tão árida e inóspita, para quem não é muito chegado ao camping ( em trailers ou tendas...) , a área nos arredores de Big Bend dispõe de várias opções de acomodações mais 'tradicionais' :-) ...Desde pousadas bem simples e rústicas, até o melhor hotel da região no complexo de Lajitas, onde ficamos.
Trata-se de um pequeno grupo de construções imitando uma cidadezinha do faroeste americano .
O hotel mesmo se chama 'Badlands Hotel' :-)) e tem apenas uns vinte e poucos quartos - todos muito amplos, bem decorados e confortáveis. ( O lugar já foi cenário de mais de um filme no estilo Western ...)
Há ainda dois restaurantes no complexo - o Candelilla Café , que serve o café da manhã e tambem outras refeições, assim como o Ocotillo , para almoço e principalmente jantar.
Este último tem tambem um bar ( tudo em estilo 'rústico chique' :-)) e é especializado em comida do southwest - carnes, pratos locais e caça ( alguns deles bastante 'exóticos' ...lol)
Foi lá que tivemos a ceia do Thanksgiving , que diga-se de passagem, estava excelente!
No topo da construção do Ocotillo ( uma casa) há um miradouro de onde, durante o dia , pode-se admirar toda a extensão do deserto e da área em volta de Lajitas.
Depois que escurece, como tudo é deserto e quase não há construções ou luzes por perto, o céu é coalhado de estrelas! O silêncio é total - apenas ocasionalmente cortado por um cantar de grilos ou talvez uma cigarra...
No verão ainda é possível aproveitar a piscina do hotel e há tambem um spa que funciona o ano inteiro ( Lembrando que na América spa não significa um 'lugar para se fazer tratamento para emagrecer...' e sim, uma espécie de 'Salão de Beleza' geralmente oferecendo pacotes completos de manicure, pedicure , massagens, tratamentos de pele, beleza etc...)
À noite, além do romântico restaurante Ocotillo, pode-se ouvir música ao vivo - no estilo western, é claro :-) - no bar ' The Thirsty Goat' ao lado do café Candelilla , ou
jogar xadrez na 'salinha de jogos' do hotel . Outra opção é alugar um filme - de preferência algum clássico de cowboy...:-)) - na recepção para se assistir no quarto.
Então , voilà.
Eis uma boa sugestão para quem tem curiosidade de conhecer o faroeste americano mas não abre mão do conforto : Lajitas Resort
Os preços das diárias variam entre $150 e $380 dólares - dependendo da época do ano.
Alí pode-se relaxar , explorar o Parque Nacional durante o dia e , ao escurecer, voltar ao conforto da civilização ...:-)
E , sobretudo, como diz o próprio anúncio do lugar , trata-se do ' ultimate hideout ...' , ( o lugar perfeito para se esconder ) - Seja da civilização... Seja de algumas pessoas ! :-)))
E agora, alguns dos lugares por onde passamos em nossa estadia no Big Bend...
1) Parada para o 'almoço' ( 5 horas da tarde...) , no Starlight Theater de Ghost Town ( após nossa caminhada de mais de 3 horas pela trilha de Lost Mine ) . O lugar é um café-teatro local e a comida é surpreendentemente boa ( desde hambúrguers até pratos de salmão...)
2) Dentro do Starlight : o lugar nos pareceu um verdadeiro oásis, após nossa caminhada no meio do mato e do deserto.
Do lado de fora, enquanto esperam o pôr-do-sol, as pessoas ficam tomando cerveja na garrafa ( bem ao estilo cowboy: -)) e tocando violão, misturando músicas em inglês e espanhol...
3) Em cada mesa do Café Candelilla, em Lajitas, há um exemplar da própria.
A planta , típica da região , é usada para se fazer uma espécie de cera muito usada na indústria de cosméticos ( principalmente brilho para os lábios...)
4) O belo lustre no lobby do Badlands Hotel em Lajitas.
( A estrela é o símbolo do Texas e está em todas as partes do hotel...)
5) Um Ocotillo na entrada do Starlight Theater ao entardecer...
Quando regado, ele dá algumas plantinhas e na primavera, umas florzinhas vermelhas...
6b) Ao lado do Starlight Theater, o 'point' para a cerveja, o violão, o pôr-do-sol e uma lojinha com souvenirs típicos da região...
7) O lobby do Badlands Hotel em Lajitas...
8) A escultura da cabra no restaurante 'Ocotillo' de Lajitas . A cabra realmente existia até 3 anos atrás quando estivemos lá.
Era um personagem famoso na região pois bebia um litro de cerveja ( direto da garrafa !) por dia.
Nós a conhecemos e vimos a cena - mas infelizmente este ano, ao perguntarmos por ela, soubemos que havia morrido.
Lajitas perdeu um de seus personagens mais ilústres...