Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Leitura de carro rumo ao Big Bend - Coincidência ou não?

Pâmelli, 02.12.08

 

 

De repente , no carro,  a caminho do Big Bend , eu me vi relendo um artigo do Diogo Mainardi em seu último livro ' Lula é minha anta' ...:-))

(Eu simplesmente ADORO o Mainardi e nunca deixo de ler sua coluna na "Veja" semanalmente,  assim como vê-lo comentar os mais variados fatos e acontecimentos no Brasil e no mundo,  no programa do "Manhattan Connection"  aos domingos.)

É que já sabendo de antemão que teríamos pelo menos umas oito horas de estrada pela frente,  aproveitei para atualizar minha leitura das duas últimas edições de minha revista preferida,  além de dar uma olhada nos artigos do  livro do Mainardi.

( "Lula é minha anta"  é , na verdade,  uma coletânea dos artigos que ele escreveu em sua coluna entre  2005 -2007.)

 

Ah......Pobre Diogo!  

Durante tanto tempo se empenhou tão arduamente  em 'derrubar o Lula' ,  ( como ele mesmo costumava  dizer...)  e no final...NADA!

Não houve escândalo de corrupção ou ordinarice em  seu governo que fizesse com que os brasileiros se envergonhassem o suficiente e ,  não contentes em terem votado no pilantra  uma vez,  o reelegeram em 2006 ! 

E o Diogo sonhando com um impeachment , coitado....

 

Mas isso são águas passadas e deixando a digressão de lado... O fato é que enquanto relia o seu texto  "Minha vida de Coiote" , datado de junho de 2006 , ( o autor  já sabendo da vitória  inevitável de Lula para o segundo mandato e portanto já 'resignado' ...) ,  de repente me dei conta  que aquilo tinha TUDO  a ver comigo  indo para o  Parque Nacional do Big Ben :-) 

 

Aliás, agora entendo porque quando criança eu sempre torci para o pobre do Coiote e sempre achei o Papa-Léguas , com o seu irritante bip-bip,   um grandessíssimo  sacana .   ( Eu devia estar tendo  uma espécie de déjà-vu ao inverso ... )  

 

Então , diante desta coincidência ( eu lendo o texto do Mainardi sobre o Coiote e o Papa-Léguas justo quando estávamos indo para o Big Ben - o habitat natural  dos dois personagens criados por Chuck Jones...:-))) ,    aqui vai a íntegra do texto que,   diga-se de passagem,  é genial. :-)

(   Nota:  A leitura NÃO é  recomendada  para  quem é petista e muito menos  lulista! 

Quem avisa amigo é...)

 

                   Minha Vida de Coiote-  por Diogo Mainardi (  junho de 2006)

 

" Lula é o Papa-Léguas.  Eu sou o Coiote.  Por quatro anos, imitei o desenho animado.  Recorri a todas as artimanhas para capturar a presa:  catapultas, foguetes,  patins a jato,  elásticos gigantes,  tintas invisíveis, rochas desidratadas,  comprimidos de terremoto.  Nada deu certo.  Lula sempre conseguiu escapar.  E depois de escapar, como o Papa-Léguas,  grasnou aquele estridente bip-bip em minha orelha,  assustando-me e fazendo-me cair num abismo,  em geral com uma pedra de dez toneladas na cabeça.

O maior achado do desenho animado de Chuck Jones é sua absoluta essencialidade.  Os dois protagonistas,  mudos,  confrontam-se num panorama deserto,  onde só há pedras e cactos, cujos espinhos terminam invariavelmente fincados na pele do Coiote.  O Papa-Léguas é uma besta primária, um oportunista microcéfalo perfeitamente adaptado ao seu meio, que sabe apenas fugir e se esquivar das ciladas preparadas pelo Coiote.  O Coiote, por sua vez, é a caricatura do humanista otário que acredita no triunfo da racionalidade, do conhecimento, do engenho humano, da lei, do progresso social, da tecnologia.  E é repetidadmente punido por causa disso.  Se o Coiote é Lamarck, o Papa-Léguas é Darwin.  Se o Coiote é o humanista Settembrini,  o Papa-Léguas é o jesuita Naphta.  Se o Coiote é Bouvard e Pécuchet,  o Papa-Léguas é a tempestade que devasta sua lavoura.

   A comicidade do Coiote e do Papa-Léguas não está na variedade de piadas.  Pelo contrário: está no repisamento infinito da mesma piada.  O Coiote prepara uma armadilha.  O Papa-Léguas passa incólume por ela.  O Coiote se revolta e cai na própria armadilha. Quando se recupera de seu efeitos calamitosos, prepara outra armadilha, num ciclo interminável.  Chuck Jones definiu o Coiote como um fanático,  citando o filósofo George Santayana,  para quem 'um fanático é aquele que redobra seu empenho quando já esqueceu seu objetivo.'   Foi a fórmula que,  semana após semana, tentei plagiar aqui na coluna.  Com Lula no papel do Papa-Léguas e eu,  no do Coiote.

   Chuck Jones dirigiu episódios do desenho animado de 1949 a 1965.  Eu resisti bem menos.  Depois de quatro anos, com dezenas de artigos sobre o Papa-Léguas lulista, o esquema se desgastou.  No ano que vem ,  mudo definitivamente de assunto.  Até lá, espero concluir algumas das histórias a que me dediquei no último período:  do meu processo contra Lula,  que já está no STF,  à denúncia de que ele possui uma conta num paraíso fiscal.  Da ação popular que pretendo mover contra a empresa de seu filho,  que arrendou ilegalmente um canal de TV,  à revelação de novos casos de financiamento ilícito do PT.

O resultado de meu esforço será o mesmo de sempre.  O Papa-Léguas passará por mim a toda velocidade , buzinando seu bip-bip. Eu, estupidamente, tentarei descobrir o que deu errado em meus planos e,  de uma hora para outra,  me verei caindo num abismo.  Mas não ria.  Porque você cairá junto comigo.  "

 

Pois é meu caro Diogo. 

O melhor a fazer nas atuais circunstâncias  (e já que tentar aniquilar o Papa-Léguas é perda de tempo...) é mudar de nacionalidade e pegar outro passaporte!  

Ah,  mas eu suponho que você já tenha feito isso a tempos.   Afinal sua mulher é italiana e o Berlusconi até que não é tão mal...lol

Quanto a mim,  graças aos céus hoje posso dizer que o meu Presidente se chama OBAMA! 

 

E agora , que tal um pouquinho de entretenimento -  com o Papa-Léguas e o Coiote originais? 

 

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.