Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Programa exótico para o Thanksgiving

Pâmelli, 25.11.08

 

 

Esta semana os americanos estarão comemorando o Dia de Ação de Graças. 

Este 'feriado' na América , (que sempre acontece na quarta quinta-feira do mês de novembro) ,  é quase tão importante aqui  ( e há quem diga até mais!)  quanto o Natal , já que  é  nesta  época do ano que a maioria das pessoas  viaja para se reunir com a família e  participar da famosa ceia. (  Nos Estados Unidos pais, filhos, irmãos,  tios etc,  frequentemente moram em cidades ou até mesmo  em estados diferentes uns dos outros ...) 

 

Esta tradição começou oficialmente no ano de 1621, quando os primeiros pilgrims ( os colonos ingleses ) resolveram fazer uma grande celebração para agradecer a boa colheita que tinham tido em seu primeiro ano no Novo Mundo.  A 'festança'   durou três dias e o menu incluiu peixe, veado, aves selvagens ( possivelmente peru...)  lagosta, abóbora  cozida , milho e frutas secas. Teve tambem a participação de 91 índios amigos, já que foi graças à sua ajuda , que os colonos conseguiram sobreviver àquele primeiro ano cheio de perigos e desafios.

 

Nós aqui em casa , ao contrário da maioria dos americanos,  não costumamos nos reunir com a família  de meu marido nesta época do ano , uma vez  que meu sogro prefere juntar todos seus três filhos e suas respectivas famílias na época do Passover (  a 'Páscoa dos Judeus' ', como eu gosto de chamar...:-)). 

Na verdade é tudo mais uma desculpa para rever todo o mundo. Afinal , a família há muito que já  'enviralatou'  e deixou o seu lado 'judeu original' ... -  o pai de meu marido  tendo se casado pela segunda vez com uma anglicana,  sua  mãe com um católico, sua irmã  com um negro ( ex-jogador de basquete...:-)) ,  seu irmão mais novo com outra católica e ele,   com uma brasileira deísta!   lol

Anyway,  o fato é que nesta época nós  costumamos  sair de Austin e viajarmos para algum lugar a fim de  celebrarmos nosso próprio , pequeno e pessoal ,  ' Thanksgiving Day '. :-)

Desde que cheguei aqui em 2003,  já passamos esta data na França,  no Grand Canyon no Arizona,  na cidadezinha (estância hidro-mineral)  de Hot Springs no Arkansas  ,onde Bill Clinton passou sua infância ...,  em casa , comendo peru com meu sogro e sua mulher e o ano passado,  em um cruzeiro pelo México com minha mãe !  lol 

Sim,  nossos Thanksgivings costumam mesmo ser bastante variados e muito pouco convencionais...:-)) 

 

Sendo assim, este ano  estamos partindo para Lajitas - um hotel em estilo faroeste, na fronteira do estado do Texas e o México e que fica localizado no Parque Nacional de Big Bend. 

O lugar é um misto de deserto,   cenário  ideal para filmes de  cowboys  e resort de luxo.  A vegetação é bem típica :  árida, seca, salpicada de pequenos arbustos aqui e alí  e muitas, muitas espécies de  cactos!! lol

 Há dois anos atrás estivemos lá para passarmos um aniversário de casamento e gostamos tanto que resolvemos voltar neste feriado. 

 

O hotel  e conjunto arquitetônico de Lajitas já serviu de cenário para mais de um clássico do  cinema  faroeste americano  .  Inclusive , durante as filmagens da novela brasileira 'América' (  que eu não vi pois ainda não tinha a Globo Internacional aqui em casa,  mas segundo fiquei sabendo,  parece que tem umas cenas passadas na fronteira entre o México e os Estados Unidos...),  muitos dos atores ficaram hospedados lá.

Tudo fica situado no meio do NADA , mas a gerência sempre dá um jeito de entreter os hóspedes com 'degustações de tequila' ,  'demonstrações culinárias do chef  local'  , palestras ou outras coisas do gênero.

Aliás  o lugar tem um restaurante  muito interessante  de nome  'Ocotillo'   (  Uma das espécies de cactus da região...) , especializado em carnes exóticas e caça.   Entre pratos de trutas,  veado, codorna, javali selvagem e outras especialidades locais,  há a famosa entrada de  rattlesnake cakes -    Isso mesmo :  bolinhos ( croquetes)  de carne de cascavel!  -  ao que parece um 'bichinho' bem comum na região...:-))

E sim,  eu experimentei e  até achei  interessante:  o gosto da carne um pouco mais forte que o de um bife;  a apresentação do prato impecável e o molho picante servido por cima,  o  complemento ideal ! ( Pessoalmente acho mais repugnante comer pernas de rãs ou escargots , como os  franceses ...)

 

Enfim,  desta vez  o 'Ocotillo'  terá um jantar especial de Thanksgiving na noite de quinta e , é claro,  não poderá deixar de ter o típico peru com molho de cranberry,  assim como a torta doce de abóbora.  ( Dois musts em qualquer ceia de Thanksgiving !)

 

Então , se alguem estiver pensando em viajar à América num futuro próximo e sair do circuito já tão óbvio ( NYC, Miami, Orlando...) eis uma sugestão (  desafio??) para quem resolver se aventurar na terra dos cowboys  -  o Texas :    Lajitas Resort  -  no Parque Nacional de Big Bend.

O hotel tem todo o conforto de um hotel de luxo e dependendo da época do ano, pode-se até conseguir um apartamento por menos de 200 dólares à noite.

De quebra,  para quem gosta de caminhadas e excursões no meio da natureza do deserto, há várias trilhas para se explorar.   Sem falar no camping ,  para aqueles  mais 'naturebas' e aventureiros...:-)

 

Agora é arrumar as malas, dar um check-up  final no carro ( são aproximadamente 7 horas de viagem de Austin até lá...) ,  não esquecer de levar os documentos ( pois o controle a medida que nos aproximamos da fronteira com o México fica mais severo...)   e torcer para que a Lila se comporte e não torture demais nossa dogsitter com seus protestos estridentes.  

Ou talvez seja o caso de levarmos o chiuaua conosco...

  Por uma taxa extra de $50.00 ,  você pode se hospedar em Lajitas com seu cachorro :-)))

 

Eu ADDDDDOOOOOOOOORO a América! 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.