Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

If you dream enough...- O sonho de cada um

Pâmelli, 06.11.08

 

 

 

Ah,  finalmente o Azulzinho!

Chegou pelo correio e foi mais rápido do que eu esperava.

Agora sim, quando voltar a viajar para o exterior ( tirando o Brasil,  é claro...)  estarei devidamente 'protegida'    - digo,  equipada.

 

Modéstia à parte,  o Azulzinho é muito lindo :-) .  ( Mas eu reconheço  que sou parcial...)

 Cada página tem um desenho de algo bem 'nacional ' -  tipo:  uma águia,  Mt. Rushmore - o famoso monumento  nas rochas do South Dakota  com os rostos dos presidentes ,  os búfalos - que foram tão imporantes para a sobrevivência dos índios americanos ,os cowboys, um  barco típico  do Mississipi,  a Estátua da Liberdade...

 

No alto de cada página  há uma frase de algum americano famoso  ( George Washington, Kennedy, Martin Luther King Jr...) e naquela  com o  desenho de uma das caravelas dos pilgrims  ( os pelegrinos)  chegando à América  ,  uma das frases mais famosas da Declaração de Independência dos E.U. :

" We hold these truths to be self-evident:  that all men are created equal , that they are endowed by their Creator with certain unalienable rights, that among these are life, liberty and the pursuit of happines..."

 Mas o melhor de tudo  é a nota que aparece ( em letras bem legíveis  e claras)  na primeira página do passaporte  

Diz o seguinte:     

  "The Secretary of State of the United States of America hereby requests all whom it may concern to permit the citizen/national of the United States named herein to pass without delay or hindrance and in case of need to give all lawful need and protection.  "

( O Secretário de Estado dos Estados Unidos da América pela presente solicita às autoridades competentes permitir a passagem do cidadão/nacional dos Estados Unidos, portador deste passaporte,  sem demoras ou dificuldades e em caso de necessidade prestar-lhe toda a assistência e proteção legítima)

Nota:  No 'verdinho' ( o passaporte brasileiro) a notinha é  em letra mínima (  o carinha precisa de uma lupa de Sherlock Holmes  pra enxergar ! ) e  só diz o seguinte:

"Roga-se às autoridades estrangeiras que prestem ao titular deste passaporte auxílio e assistência em caso de necessidade"

 

Agora será que alguem tem alguma dúvida ,  em caso de um dia eu me encontrar em algum tipo de dificuldade no exterior, ( 'Knock, knock, knock !! Isola!)    para qual dos dois consulados (  o do 'verdinho ou o do 'azulzinho' ) eu vou ligar pedindo  auxílio e proteção ??

Só pra lembrar:  os brasileiros que se viram presos  e humilhados no aeroporto de Madri  este ano sob a falsa acusação de estarem tentando 'imigrar ilegalmente para a  Europa...'  , disseram que ao ligarem para o número de 'Emergência'  do Consulado do Brasil naquele país,  não havia ninguem para atender à linha - apenas uma gravação eletrônica dizendo :'Tecle um para...Tecle dois para...Tecle três...' e por aí em diante.  

E não,  não é piada...

 

 

Certa vez alguem me disse que o ator  Anthony Hopkins ( hoje consagrado mundialmente e já tendo recebido o Oscar. entre milhares de outros prêmios do cinema ..)   afirmou que quando era jovem e estava no começo de sua carreira , seu sonho era um dia  seguir para  tentar a sorte em Hollywood -  algo  que na época lhe  parecia uma coisa TÃO  longe de sua realidade ,  quase impossível de se realizar!  

Mas ele sonhava, se empenhava na profissão e ...Sonhava !   Nunca desistiu de sonhar.

 Até que finalmente  um dia conseguiu realizar o seu sonho. 

 

As pessoas têm sonhos muito diferentes umas das outras.

Uma pode sonhar com um carro zero,  outra com um marido rico,  outra com uma promoção no trabalho,  outra com um determinado trabalho... Alguem pode sonhar em ter o último tipo de smart phone, em comprar um carro esporte ,  em publicar um livro, em um dia conhecer Paris ou se casar com uma modelo checa.

O sonho de um pode não ter o menor significado ou  fazer  o menor sentido para o outro.  Algumas pessoas podem até achá-lo absurdo ou ridículo.  Mas somente a própria pessoa  sabe da importãncia e  o que a realização do seu sonho significa para ela!

 

Eu sempre gostei de viajar.  Sempre viajei quando pude.  E sempre sonhei em um dia ter um passaporte 'decente' ; um  que me permitisse correr o mundo sem  o risco de volta e meia  ser abordada por um agente de imigração que , porque nasceu em um país dito 'de Primeiro Mundo' ,  se acha no direito de me tratar como cidadã de 'terceira categoria' pura e simplesmente por causa do país onde nasci !  

 Oh, eu nunca cheguei a ser presa ou propriamente humilhada em nenhum aeroporto internacional,  mas  sei que muitos brasileiros passam por isso diariamente - com ou sem razões legítimas para tal.  

 

Muitos dirão que o 'mundo'  prefere e simpatiza mais com os brasileiros do que com os americanos.

Eu digo que o mundo RESPEITA e TEME mais os americanos do que os brasileiros , e  no final das contas é isto o me interessa. 

Pessoalmente , não faço a menor questão que simpatizem comigo.  O que eu quero é simplesmente que me tratem com o devido respeito, e para este fim  o 'azulzinho' é , indubitavelmente,   o passaporte certo para mim.

 

Você  aí -  seja qual fôr o seu sonho , nunca desista dele. 

When you dream enough,  your dream may eventually come true...:-) 

 

 

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.