Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

América

Pâmelli, 05.11.08

 

 

E já que a América é o assunto do dia...

Resolvi hoje fazer uma pequena lista de tudo o que gosto  e o que não gosto tanto por aqui.

 

A ver: 

GOSTO...

-Do sentimento de igualdade, respeito e segurança que sinto ao viver e andar pelas ruas deste país...

 

-Do bom humor (  especialmente em Austin) e da gentileza das pessoas nas ruas , lojas, bancos, restaurantes etc...

 

-Do fato de não haver sequer um policial nem dentro , nem fora dos bancos!  ( Não há motivo.  Assalto?  Onde?)

 

-Da falta de discriminação física e preconceito.  É isso mesmo!

Aqui ,  ao contrário de muitos países por aí a fora ( inclusive o Brasil ) , ninguem sofre ou é discriminado por ser gordo, velho, feio, mal-vestido, deficiente físico  ou PRETO. 

Ok,  gente racista e preconceituosa  vai sempre haver no mundo inteiro .  Mas  aqui não pode ser oficial.  Não pode ser descarado. Não pode sequer ser discreto!  

  As cotas estão em todas as partes.  É justo e está certo.

Basta entrar em uma farmácia da Wallgreens, supermercado do HEB ou loja da Wal-mart  para se ver milhares de pessoas com handicaps físicos evidentes,  trabalhando nos caixas, como embaladores etc...E  detalhe:  Costumam ser ótimos funcionários!

Já no  Brasil, por exemplo,  basta se ter 'cabelo ruim'  ( aliás,  uma expressão bem  brasileira !!)  para se ter mais dificuldade em conseguir aquele empreguinho em uma boa loja no shopping ou recepção de um hotel...  Aliás,  a coisa mais comum em um anúncio de oferta de  emprego no Brasil é lermos algo como ' Até ...( tantos anos)  e 'com boa aparência...'  -  o que para bom entendedor significa :  NÃO gordo,  de preferência branco e com cabelo 'bom'...   Que tal?  ( E o brasileiro ainda gosta de dizer que americano é que é racista e preconceituoso !  )

 

-The American way and the American dream...

Qualquer um que fôr ambicioso, empenhado , competente  ( em outras palavras :  que tenha mérito pessoal )   e quiser...PODE!

( Veja o exemplo maior e mais recente: BARACK OBAMA)

 

-O americano  mediano é basicamente BEM RESOLVIDO .  Ele tem orgulho do seu país e de sua nacionalidade (  Orgulho de verdade,  e não apenas da boca pra fora,  como é o caso de muitos brasileiros ...)  Ele tem a vida que escolheu - mesmo que este não seja o SEU ideal de vida!   Consequentemente , poucos são aqueles que têm inveja e vivem de olho gordo em cima dos outros...  

 

Há  ainda muitas outras coisas,  mas no momento isto é tudo o que consigo me lembrar de imediato.

 

  Agora o que NÃO gosto :

 

-Dos serviços nos restaurantes...( Rápido demais, informal demais,  'camarada' demais para o meu gosto.  Afinal isto faz parte da 'informalidade'  inerente ao povo americano ). Sem falar que a comida é frequentemente servida 'morna' ...:-((

 

-A Europa está longe demais e não apenas no sentido físico.  Não há praticamente nada da cultura européia por aqui.  Ninguem quer saber.  Ninguem valoriza.  Ninguem liga para o Velho Mundo.  

Quando os americanos se livraram dos ingleses em 1776,  eles REALMENTE se livraram deles e de todo o Velho Continente!  lol 

 

-O culto ao consumo exagerado - principalmente no que se refere às coisas eletrônicas.

 

-TUDO agora é feito na China! :-(  Não adianta mais comprar um tênis Nike,  um blazer Ralph Lauren ,  uma bolsa da Coach... Mesmo nas lojas oficiais no shopping.  TUDO é 'made in China' .  ( Levar presente dos E.U. para os parentes no Brasil se tornou  um problema :-)) ; Todo  o mundo lá  pensa que você comprou no camelô da esquina!)

 

-A obrigatoriedade de se ter um carro para poder se locomover e basicamente,  VIVER!

O americano pode viver sem as próprias pernas mas não sem o seu carro...

 

-Sempre a cultura do exagero:  TUDO tem de ser grande,  enorme,  muito,  exagerado. Isso conta desde o tamanho do café que você compra na Starbucks  ( o menorzinho se chama TALL :-)) ,  até o assento da cadeira dos  restaurante  (  afinal a maioria das pessoas têm traseiros ENORMES...) 

Às vezes aqui me sinto como o próprio Gulliver ao chegar à  Brobdingnag -  a  Terra dos Gigantes.  OVERWHELMED!   

 

-A mania do plástico e do descartável em todos os locais -  tirando , é claro,  os restaurantes melhores e mais  caros...

(Café em copos de plástico?  EEECCAA!!!) 

 

 

Mas enfim,  isto é a América.  

É realmente um mundo à parte.

Ainda assim,  se nenhum lugar no mundo  é perfeito,  aqui ainda é bem melhor do que na maioria dos lugares por aí a fora... 

 

 

2 comentários

Comentar post