Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Bumper Stickers

Pâmelli, 30.10.08

 

 

 

Uma coisa que me chamou a atenção logo que cheguei na América foram  os bumper stickers ( aqueles adesivos que as pessoas gostam de colocar na traseira dos carros...).

Muitos americanos adoram os bumper stickers e alguns são realmente muito divertidos e inteligentes.  Muitos tem mensagens políticas.  Outros são mais pessoais e  refletem as idéias e a  personalidade do motorista.

 

Até hoje,  quando vejo um bumper sticker  ,  que eu concorde com ele,  que o ache completamente idiota ou que simplesmente discorde da idéia, um sentimento que é um misto de surpresa e admiração sempre  toma conta de mim e eu penso:   

 

"  Bacana.    Isto é que é democracia de verdade!

  Você põe o sticker que quiser na traseira do seu carro ( contra ou a favor do Bush;  liberal ou conservador,  espirituoso ou carola...) e ninguem se importa.  

Sobretudo,  ninguem se atreve a pichar ou vandalizar  o seu veículo ,  a xingá-lo  através da janela ou ridicularizá-lo  simplesmene porque não concorda com sua posição política, sua  filosofia de vida ,  sua  religião ( ou a falta dela)  ou sua preferência  sexual .  

O vidro traseiro ou para-choque de seu carro é o seu outdoor pessoal :  ninguem é obrigado a comprar o que está anunciado, mas existe o respeito pela  ideia e propriedade alheia.

 

Já  no Brasil não é tão  comum vermos  carros com bumper stickers.  A maioria simplesmente traz  o anúncio de uma academia de ginástica,  uma  escola de Tae Kwon Do  ou instituto de beleza.  Poucos....Pouquíssimos mesmo,  deixam clara a posição política , sexual ou filosófica do motorista.  O melhor e mais seguro é mesmo se calar.

 

De vez em quando vemos um  bumperzinho com o nome de um candidato à prefeito ou vereador.

Para Presidente já é mais raro - com a exceção dos petistas é claro...  Afinal estes não temem nenhum tipo de 'retaliação' por  parte das 'elites' !

Já esta última,   não sei se por medo de algum ato de vandalismo,   por discrição ou simplesmente por um sentimento de 'culpa' ( o brasileiro,  ao contrário do americano,  quando é bem de vida frequentemente se sente 'culpado'...), geralmente 'fica na sua' ,  ou seja,  não coloca nada no traseiro do seu carro que possa lhe 'comprometer' ...

 

Hoje eu vi um  aqui que me divertiu bastante.  Dizia o seguinte:

"Sarah Palin:  Dick Cheney in lipstick "    ( Sarah Palin:  o Dick Cheney de baton...)

Adorei ! :-)

 

Me lembro  quando os E.U. invadiram o Iraque ( o ano que cheguei à América)  e a França foi praticamente o único país a se declarar ABERTAMENTE contra  a invasão, criticando duramente o ataque  americano.  

Na época a maioria dos americanos  ( enganados pelo governo e todas as mentiras de Bush, Cheney e sua corja...) ficaram indignados pois muitos realmente acreditavam que o governo estava fazendo a coisa certa.  Aqui no Texas, que é ' terra de republicanos' , muitos passaram a usar bumper stickers antagonizando a França.   

Um dia ,  contudo, li o seguinte no traseiro de um carro pequeno e ecologicamente correto , ou seja,  evidentemente pertencente à um democrata : 

" France was right and the RIGHT was wrong..."    :-) 

( O trocadilho não funciona em português mas a idéia é a seguinte:  A França estava certa e a Direita ( o governo de Bush) estava errada...)  

  Achei o máximo e quase cheguei a pôr um igual no meu carro -  mas depois meu 'lado brasileiro' falou mais alto e decidi 'ficar na minha' , com receio que algum caipira bitolado resolvesse dar uma martelada no meu Mercedes velhinho...:-)) 

(  A verdade é que os  'traumas' dos brasileiros com a violência  não se perdem assim, tão facilmente.  Mesmo depois de anos morando fora...) 

 Me lembro de ter ficado surpresa com o que eu imaginei na época ser  'a coragem e audácia  do motorista' ao colocar algo assim no seu carro .

Era como se hoje no Brasil , com o Lula tendo mais de 70% de aprovação , alguem pusesse um bumper sticker na sua traseira  dizendo :  "  Presidente idiota e  analfabeto"   ! 

Dá pra imaginar o que aconteceria com o seu belíssimo carro?

 

Hoje, contudo , sei que não foi coragem daquele  motorista americano   .  Foi apenas conhecimento e  confiança total  no próprio país e sociedade onde vive. 

O carinha,  apesar de ser a minoria,   sabia que ninguem iria fazer nada contra o seu carro ou ele próprio. 

 Assim como todos os americanos,  ele estudou a Constituição e conhece os seus direitos.  Ele se lembrou da Primeira Emenda  !  ( Aquela  que fala sobre o direito do cidadão a expressar livremente sua opinião, religião etc...)

 

Isto me fez pensar que  no Brasil ninguem conhece direito nem a Constituição

(  Qual é  mesmo a que estamos no momento??) nem a língua portuguesa.

Como  se pode conhecer algo que muda todo dia??

Ah,  como seria bom se  os brasileiros imitassem algumas coisas dos americanos que não fossem simplesmente os tênis Nike,  os I-pods,  os hambúrgues com batatas fritas,  os peitos siliconizados  e cabelos oxigenados,  os jeans  surrados com a cintura no meio da bunda e  a bainha rasgada...

 

Quanto aos bumpers stickers,   entre os que eu acho bastante 'Duuuuuuuuuuuuuh'  estão o famoso ' Baby on Board' (  Who cares??  Se o motorista de tras fôr  uma pessoa de bem ,  vai respeitar o carro da frente de qualquer maneira - não importa se  este esteja transportando  um adulto,  uma criança ou um papagaio!  Ele simplesmente respeita a vida -  TODA ela. 

Já se fôr um maníaco,  pouco se importará se o carro estiver com um 'baby on board' ou não...) ;  e o ' My son is an honor student '  -  o tal que anuncia que o filho do motorista é um aluno exemplar -  em outras palavras :  um CDF. 

Dá pra imaginar  um sticker no Brasil dizendo  "Meu filho é um CDF" ??!

Que mico. 

 

  Mas para contrabalançar  tanta patetice,  tem um ótimo que diz:

"My dog is smarter than your Honor Student ! "   LOL  ( Meu cachorro é mais esperto que o seu filho CDF! " 

 

E finalmente vem o meu preferido de todos.  Este,  se eu encontrar pra vender em algum lugar , porei no meu traseiro (  digo,  o do meu carro...) . 

Ele diz o seguinte:

 

" God,  help me be the person my dog believes me to be ..." :-))

( Deus,  ajude-me a me tornar a pessoa que o meu cachorro pensa que eu sou...)

 

Faz sentido não acham? 

Afinal,  nossos cachorros realmente acreditam que somos  A MELHOR PESSOA DO MUNDO ,  absolutamente sem defeitos e simplesmente o MÁXIMO! 

 

Pra mim , pelo menos , este bumper sticker é imbatível.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Pâmelli 31.10.2008

    Ah, mas alguns são bem engraçados sim, Tovi!
    Principalmente os que gozam do Bush e sua turminha de republicanos...:))
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.