Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Quantidade e não qualidade de vida!

Pâmelli, 20.10.08

 

 

Um parênteses entre o meu último post sobre nossa viagem à França e o próximo ( Paris)  -  que  será o último da viagem ...

 

Na edição de 17 de setembro da Veja ( eu estava com minha leitura da revista atrasada por causa do MONTE de hóspedes que tivemos nestas últimas semanas , um atrás do outro! ) havia um artigo muito interessante sobre o Chile.  

Dizia que ,  se continuar com seu atual ritmo de crescimento,  em apenas 12 anos  ( ou seja: em 2020) o Chile se tornará um país de 'Primeiro Mundo' .  Isto porque atingirá a renda per capita de 21 mil dólares ( o triplo do brasileiro) -  o mínimo exigido para que um país seja considerado de 'Primeiro Time' .

O interessante é que esta é a renda per capita de PORTUGAL !! 

Ou seja,  se tudo correr bem nos próximos 12 anos,  o Chile se tornará um Portugal...

 

E o Brasil??

Segundo o gráfico na mesma reportagem,  ( e suponho que seja confiável já que as fontes são a Universidade Edwards na Califórnia,  a Harvard e a UFRJ  no Brasil...)  se tudo continuar indo 'maravilhosamente bem'  na economia brasileira ,   o Brasil levará  apenas 35 anos para atingir a renda per capita de Portugal!

( A Argentina 16 anos...O Méximo 25 anos...A Venezuela 30 anos...A Bolívia 100 anos...)

 

Uhm.  Agora a minha pergunta é a seguinte:

Se o Brasil vai levar - na melhor das hipóteses - 35 anos  para atingir a renda per capita de Portugal (21 mil dólares) ,  ou seja,  então passar oficialmente a ser classificado como país de 'Primeiro Mundo' ,  como é que se explica o fato de a língua portuguesa  no mundo inteiro  ( incluindo em  Portugal) agora ter se 'adaptado'  ( rebaixado?)  ao português do Brasil?? 

Como é que de repente o Brasil ficou como toda essa BOLA??

 

Eu não sou economista.  Tenho dificuldade em entender dessas coisas.

Mas só pode ter a ver com o número de pessoas em cada país  -  ( Portugal inteiro cabe dentro da cidade de São Paulo ! )

200.000.000 de brasileiros no mundo.   Só pode ser  isto. 

 Pelo visto,  no capitalismo  o que importa  mesmo  é  a QUANTIDADE de gente que vive  em um país , e não a QUALIDADE de vida das pessoas ! 

 

Será que eu entendi bem???

 

 

2 comentários

Comentar post