Reciprocidade ou burrice?
Sinceramente , esta estória do Brasil exigir visto dos americanos que querem visitar o país como turistas , é ridícula.
A desculpa patética que o governo nos dá, é o tal 'princípio da reciprocidade...' , mas no fundo tudo isso não passa de orgulho e complexo de POBRE!
Ora todo o mundo sabe que o segundo maior número de imigrantes ilegais na América vem do Brasil ( o primeiro lugar , é óbvio, fica com o México...) e que todos os dias, milhares de brasileiros são presos e deportados da terra do Tio Sam . Muitas pessoas, fingindo se passar por turistas, acabam mesmo é vindo para os E.U. para ficar.
É compreensível, portanto, que a terra de George Bush ( arhggh!) exija o visto de entrada para os brasileiros -com todas as suas exigências ( documentação necessária, entrevistas etc...etc...)
Já , o Brasil exigir o visto dos americanos é algo completamente ridículo e absurdo!
Com isso, além do mico que pagamos , ainda saímos no prejuízo pois todos os anos MILHARES de turistas dos E.U. , ao saberem deste 'pequeno detalhe burocrático' adicionado à todos os outros 'senões' já conhecidos no que diz respeito à viajar para o 'Gigante do Sul' ( a violência, a dengue, a distância...) , simplesmente desistem e resolvem ( mais uma vez!) passarem suas férias no México.!
Afinal , para um povo que só tem em média 2 semanas de férias por ano e já se encontra, ( geograficamente falando...) , super isolado do resto do mundo ..., o México ( logo alí na esquina...) sempre foi uma boa opção. Duas ou três horas de viagem aeréa no máximo , e você já está lá- na praia , comendo suas tortilhas com molho picante e , detalhe : com TODAS AS PORTAS do país abertas e um sorriso no rosto para receber os felizes ( e ricos!) visitantes!
Pois cá entre nós, ninguem é melhor turista do que o americano : 1) por ser geralmente puritano , costuma já viajar com suas respectivas companheiras, portanto não saem de casa a cata de 'sex turismo...' 2) Adoram gastar dinheiro e fazer compras! 3) Costumam ser bem humorados e achar tudo ótimo e 4) Sempre voltam pra casa depois da viagem e adoram descrever os lugares e as experiências que passaram com os adjetivos mais apaixonados ( ' extraordinary!' ' awesome' ! 'fantastic' !). Tem coisa melhor para a propaganda de um país do que isso??
Sem falar que , ao contrário dos europeus, nunca resolvem fazer um 'tour' pelas favelas das cidades - o que já nos garante, MENOS turistas morrendo em meio à tiroteios e balas perdidas... ( mais péssima publicidade para o país!)
Apesar de tudo isso, os otários brasileiros , se achando muito 'espertos' e 'patriotas' , preferem torturar os gringos com pedidos absurdos de vistos ( e de uns tempos pra cá até a tirada da 'impressão digital obrigatória' , mais uma vez sob o pretexto da ' reciprocidade' ...- é mole??! ) e burocracias inúteis.
Já para os europeus, que frequentemente não gastam dinheiro e muitos ainda vão ao Brasil única e exclusivamente a procura de 'sexo jovem e barato ' com prostitutas, - muitas delas menor de idade! - ( os alemães, italianos e espanhóis são os piores!!) , abrem-se todas as portas e não se exige nenhum documento além do passaporte .
( As únicas exceções ocorreram recentemente , depois de todo o 'barraco' e baixaria com os brasileiros deportados do aeroporto de Barajás , em Madrid...)
Desde que estou aqui , nos E.U. ( e, não- eu não sou mais uma das ilegais...) já conheci não sei quantos americanos que ( só pode ser por falta de informação...) me disseram que 'gostariam muito de viajar ao Brasil...', mas com a exigência do visto, acabam se desanimando e viajando para um outro país na América Latina. ( tambem, para eles não tem muita diferença entre o Chile, o Brasil ou Honduras..:-)))
E enquanto isso o México é que se dá bem.
A última moda aqui agora é ir se casar lá e levar todos os amigos e parentes junto! ( É 'exótico' , perto, barato e....descomplicado!).
Aliás, no mês que vem, vamos ao casamento de um colega de trabalho de meu marido, em uma cidade perto de uma praia ( você adivinhou) - no México!
Em novembro último, quando fizemos um pequeno cruzeiro do porto de Galveston ( Texas) à Cozumel ( México) , houve um coquetel a bordo somente para informar os turistas americanos sobre 'As melhores lojas e lugares para se fazer compras na ilha ...' .
Tenho realmente que tirar o chapéu para os mexicanos.
Apesar de todas as humilhações , perigos e dificuldades que passam ao tentar cruzar o Rio Grande até à América..., quando chega na hora de ver o que é melhor para o seu país eles não pensam duas vezes.
"Que vengan los gringos! " ( com seus cartões de crédito e carteiras cheias de dólares!... )
Já para o Brasil , com sua diplomacia míope e capenga , só posso dizer o seguinte:
" Orgulho de pobre , gente, é BURRICE ! "