Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

A praia mais 'sexy' do mundo

Pâmelli, 13.04.08

 

 

Hoje resolvi escrever sobre um aspecto que considero positivo na sociedade brasileira.  Tem a ver com as praias,  os biquínis ( e sungas!) e a atitude em geral do brasileiro -  principalmente nas praias cariocas...

 

Esta semana , enquanto fazia o 'stair master' na academia e assistía à um pouco do Discovery Channel ao mesmo tempo...,  de repente surge uma reportagem sobre as 20 praias mais 'sexy' do globo.  Ipanema,  para a minha surpresa,  foi a número 1!

Digo,  'para a minha surpresa' , porque , ao contrário do que muita gente imagina,  no Brasil não se pratica o topless nas praias.  Ok,  se alguem REALMENTE quiser pesquisar e descobrir aonde se tem uma praia de nudismo ou pelo menos topless por lá ,  tenho certeza que com a ajuda de um bom guia  conseguirá encontrar algumas.  Mas , ao contrário da maioria das praias da Europa,  isto não é o normal. Nem no Rio.  Nem em Ipanema.

 

Na verdade não sei bem qual é a explicação para isso.  ( Puritanismo na cultura brasileira certamente  não é!) 

Talvez tenha a ver com a Igreja ,  que no Brasil ,  sempre dá um jeito de meter o bedelho onde não é chamada ...Mais provavelmente tem a ver com a atitude ,  frequentemente machista e desrespeitosa , do típico homem brasileiro mais 'casca grossa' .

 Alguem  ainda se lembra do que aconteceu com algumas mulheres 'mais liberadas' que tentaram lançar a moda do topless em Ipanema nos anos 80...??   As que tiveram mais 'sorte' levaram apenas umas cantadas  cafajestes ;  outras , por pouco não chegaram a ser linchadas!  Enfim,  o fato é que a onda não pegou...

 

Então,  como é que Ipanema agora me sai  'a praia mais sexy do mundo' ...-  quando por aí a fora  ( especialmente na Europa...) há milhares de praias cheias de gente desfilando não apenas topless mas , em alguns casos ,  " exatamente assim como veio ao mundo...'??

Bem,  pode-se argumentar que um biquíni pequenino ,  quase minúsculo,  de design 'arrojado e aerodinâmico..'   seja muito mais 'sexy' do que aquelas  'calças ENOOORMES'  ,  que deixam o traseiro quadrado e  que vemos muitas americanas ( e algumas européias) usando como parte de baixo do biquíni -  mesmo que por cima estejam muitas vezes  desnudas!  Afinal , o 'menos' , às vezes acaba sendo 'mais' ...

Contudo,  penso que a explicação no caso de Ipanema ter sido escolhida a praia mais sexy do mundo tem mais a ver  com a 'atitude ' das pessoas  no Rio  do que com qualquer outra coisa. 

 

O fato é que,  nas praias do Brasil vê-se de TUDO -  e não apenas gente bonita e malhada desfilando nas suas mini  sungas e biquínis coloridos:

Gente nova,  gente velha,  gente 'velhésima' ! Gente gorda ou  magérrima;  gente malhada e musculosa ou cheia de banha e pele flácida... 

Barrigudos caminhando  lado a lado dos 'tanquinhos' ... Senhoras há muito já passadas dos 50 e às vezes 60 ,  usando biquínis cavados, ou no mínimo ,  um maiô inteiro com corte mais 'ousado' . Senhores 'idosésimos' ,  desfilando em sunguinhas apertadas. 

 Pessoas até mesmo com deformidades físicas ou cicatrizes enormes  pelo corpo passeam  pela areia ,  jogam frescobol  e tomam  caipirinha no quiosque ao lado - todos vestidos apenas de seus minúsculos trajes de banho.  

  Todo o mundo está lá -  na  praia, no mar,  na areia, sobre a toalha se bronzeando...

 

Se existe um lugar que é verdadeiramente 'democrático' no Brasil ,  este lugar é a praia.

E o melhor da estória:  a menos que você seja tão branco como um cadáver saído da gaveta do morgue ou resolva  colocar uma daquelas 'ceroulas de gringo' ,   não vai chamar a atenção ou inspirar a desaprovação  ou comentário irônico de ninguem.   Pelo menos de nenhum carioca. 

 O resultado é que ,  como até mesmo as pessoas menos jovens e atraentes se sentem a vontade em colocar seu biquíni e ir à praia - o  que  dirá  da atitude dos gatos e gatas de Ipanema!

Ora o  brasileiro (  e mais especificamente a brasileira ...) já é naturalmente espevitado e  adora se exibir .  Como já diziam o Tom e o Vinícius  " ...moça do corpo dourado do sol de Ipanema,  o seu balançado ,  é mais que um poema ,  é a coisa mais linda que eu já vi passar...'

 Ao contrário dos europeus ,  sempre discretos  e com a  expressão séria,    mesmo quando estão topless  ou nus nas praias,  os brasileiros  têm o que os americanos gostam de chamar de  attiitude ! Junte a isso um 'derrière' durinho e arrebitado,  um abdômem de tanquinho e uma postura de bailarina ( afinal quase todo o mundo nas grandes cidades brasileiras malha...) e o resultado só pode ser a classificação como a  "Praia mais sexy do mundo" !

 

 Senso de humor e uma atitude positiva ( tem coisa mais sexy do que isso??)  :  eis a marca registrada do povo carioca - mesmo nestes tempos modernos tão cruéis com a cidade do Rio de Janeiro.

 Portanto,  mesmo que você não seja a Gisele Bundchen ou o Reinaldo Giannechini...Se não se importa com a dengue e nem com  a violência na cidade e  está decido  de qualquer forma  a conhecer aquela praia que um dia inspirou dois jovens cariocas a comporem a música mais tocada no mundo....  Ponha a sua sunga 'Speedo'  ou mini biquíni da 'Bumbum'  e  aproveite! 

 Afinal,  quando no Rio,  faça como os cariocas...

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.