Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

O Viking Burgundy

Pâmelli, 23.09.08

Este era o nome do navio onde fizemos o cruzeiro pelos rios Saône e Rhône  ( pronunciado Sône e Rône,  )  na França.

Achei bastante interessante e original toda a experiência -  digo,  é realmente muito diferente de um cruzeiro marítimo em um daqueles navios ENOOORMES do tipo linha C ( Costa) ou Carnival.  Na verdade  tudo é bem mais 'personalizado' , agradável e relaxante.  Em outras palavras:  muito menos over ,  intenso e excitante...:-))

 

Para que tipo de pessoa serve um programa de viagem como este???

De preferência para quem já não é tão jovem e não seja o tipo de 'velho' que vive procurando companhia de gente jovem :-)) ... ;   para quem já está devidamente acompanhado do marido/mulher/namorado/a  e,  estando satisfeito com sua escolha, não anda mais  a procura de um 'novo amor ou romance de férias' ...

Definitivamente,   para quem gosta de cultura , história, gastronomia e talvez  ...Vinhos! 

 

Eu era a única brasileira a bordo -  provavelmente a única que já pisou em um navio Viking até  o dia de hoje!  lol  ( Já  já explico o que quero dizer com isso...)

99% das pessoas eram americanos , já na faixa dos 60 pra 70 anos - a maioria casais aposentados e bem de vida.  Havia tambem alguns poucos ingleses e australianos - além de um casal de Singapura.  De europeus do sul apenas alguns tripulantes -  inclusive  dois garçons e duas camareiras portuguesas que logo ficaram nossos camaradas .:-))

 

 Eu e meu marido ( 42 e 50)  eramos os' bebês' da turma ,lol,  e inevitavelmente viramos as 'celebridades' locais - além dos mascotes do grupo :-)).   Um casal inglês - já bastante idoso e  a quem nós 'salvamos' de perderem  o ônibus de volta ao navio em uma de nossas excursões em grupo -   logo nos batizou como seus 'guardian angels' ( anjos protetores) :-)) .

 

Na última noite ,  a do  'Captain's Dinner '   recebemos um convite especial para nos sentarmos à mesa do capitão e do gerente do hotel flutuante.    Eu e uma senhora australiana (já veterana dos cruzeiros da Viking) eramos suas  'guests of honor'  :-) e fomos especialmente convocadas a sentarmos ao seu lado.  

A verdade é que , fora da tripulação,  devíamos ser as duas únicas criaturas a bordo que falavam francês e o capitão, por incrível que pareça,  não falava outra língua , nem mesmo inglês ...  . ( Ah,   meus estudos na língua de Voltaire afinal me serviram para algo de 'útil'  na vida :-)))  -    especialmente quando me lembro do vinho que nos serviram durante o jantar .

 Nada menos que o meu preferido :   um Chateauneuf du Pape ! )

 

Ok,  mas por que eu disse que nenhum brasileiro devia ter  posto os pés em um navio Viking  antes de mim ??

É que , sinceramente,  acho que um cruzeiro deste tipo  não seria  de interesse  para a grande maioria dos meus conterrâneos -  homens ou mulheres,  jovens ou mesmo velhos!

Acontece  que basicamente tudo por alí é o que a maioria dos brasileiros despreza ou no mínimo não sente a menor atração:   não há discotecas, piscinas, lojas  ou cassinos a bordo. 

  As excursões envolvem  visitas a lugares culturais ou históricos (  igrejas, basílicas, castelos, ruinas romanas etc...) ou  degustações em caves com os vinhos locais . Praticamente não há tempo livre para se fazer compras.  

  Não há  tampouco shows eróticos ou mesmo sensuais toda noite para se assistir no teatro do navio. ( Aliás o navio nem tem teatro! ) 

 Não há gente jovem, desacompanhada e muito menos disponível para se azarar ou quem sabe,  dar uns amassos em algum canto mais escuro do convés no meio da noite ...

  A comida é fina, requintada, no estilo francês nouvelle cuisine - sem gordura ou molhos pesados (  coisa ideal pra 'velhinhos' ou gourmets que se preocupam especialmente com a própria saúde e silhoueta ...).  

  Não há qualquer ambiente para crianças,  famílias ou pessoas barulhentas. 

Tudo começa e acaba cedo :  o café da manhã termina às nove  horas.  O jantar é servido às 7 da noite. 

No lobby bar,  há apenas um tecladista tocando músicas como '' La vie en rose" ,  " Autumn Leaves"  ou "Besame Mucho"  ( que eu adoro , aliás!! lol) , além de uma pequena pista de dança para casais de uma época quando as pessoas ainda dançavam juntas ,  de mãos dadas e rosto colado. 

 

Não,  definitivamente um PESADELO para a maioria dos brasileiros -  mesmo os velhos , já que velho no Brasil é o primeiro a querer distância de velho e só vive correndo atrás de gente  jovem... ( principalmente os homens , que parecem ser alérgicos às mulheres de sua própria geração !)

E pra falar a verdade,  acho que a maioria das pessoas com menos de 50 anos  , mesmo de outras nacionalidades , achariam o ambiente um pouco 'geriátrico' demais...:-)

 

Eu?  ADOREI!  lol 

 Mas eu já nasci velha .  Adoro as coisas antigas -  inclusive as pessoas !  lol   Sempre fui uma aberração tanto no Terceiro quanto no Primeiro mundo.  Portanto eu não conto.

 

Por fim,  havia vários casais que estavam alí celebrando suas bodas de ouro e em alguns casos até mais!

Nós estavamos celebrando nossos 5 anos de casados.

Para não fugir a regra e como boa aquariana que sou ,  estou sempre adiantada no tempo...lol

 

Eis uma foto que tirei e que adorei , no cais da primeira cidade de onde saímos.

Chama-se Chalon-sur-Saône.  O rio é o Saône,  o vaso de flores de verdade , inclusive o jardim florido do outro lado do rio.  Muito romântico.  Muito pacífico.  Muito...Viking Cruise!  :-)

 

Enfim,  hoje eu falei apenas do Viking e das pessoas.  Mas era necessário. 

Nos próximos capítulos contarei um pouco mais sobre os passeios,  as cidades que visitamos e as 'aventuras' que tivemos nesta nossa viagem pelo Velho Continente...

 

À bientôt!

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.