Pedalar, pedalar...
A cidade onde moramos aqui no Texas é uma espécie de 'oásis' no meio do deserto.
O que quero dizer com isso é que ela não é nada 'típica' da realidade texana ou mesmo americana , 1) porque ao contrário do ESTADO do Texas, que é majoritariamente republicano , ( estes são os americanos BEM materialistas e capitalistésimos ...Além de mais religiosos e conservadores...), a maioria das pessoas em nossa cidade são democratas ( os americanos menos gananciosos e nacionalistas , os mais 'ecologicamente corretos' e 'cabeça aberta', os 'ripongos' e os Michael Moore da vida...:-)) e 2) ao contrário da maioria das cidades na América , ( inclusive no Texas!) o povo aqui não é tão GORDO - aliás, há muita gente que faz o gênero esportista, corredor, atleta, ciclista ou até windsurfista já que nos arredores temos mais de uma represa ou lago agradável para praticar este esporte.
Nós aqui em casa , pelo menos duas vezes por semana fazemos o tour de nosso bairro de bicicleta. Como trata-se de um bairro bem residencial, praticamente só de casas, bastante arborizado e com ruas calmas, vê-se muita gente tambem caminhando ou passeando com os cachorros ( animal que os americanos ADORAM e quase todo o mundo tem um...:-))
Mas voltando à bicicleta...
Quando cheguei nos E.U. há pouco mais de cinco anos, apesar do corpo trabalhado em academia, tinha muito pouca ou quase nenhuma resistência cardio-vascular!
No Rio o costume é andar de bicicleta no calçadão da praia ou em volta da Lagoa - mas como tem sempre muita gente caminhando, correndo, de bicicleta , levando o cachorro pra passear ou empurrando carrinho de bebê ou cadeira de rodas de velho..., lá isto não é uma atividade nada aeróbica ! É mais uma coisa 'visual' . ( Olha-se e olham-nos ) Coisa de carioca :-)
Já no nosso bairro , andar de bicicleta é um ótimo exercício aeróbico pois as ruas são longas , os asfalto é lisinho e alguns trechos tem várias ladeiras - algumas bastante puxadas.
No começo , quando chegava em uma das ladeiras eu era obrigada a descer da bicicleta e empurrá-la até o topo. Mas desde que comecei a fazer o stair master ( escada programada ) na academia há cerca de um ano, vejo que melhorei muito minha capacidade cardio-vascular e esta semana, finalmente tive um breakthrough : Consegui fazer todo o nosso percurso de cerca de 7 quilômetros, incluindo todas as ladeiras, SEM parar ou descer da bicicleta uma única vez !
Ah... sinto-me proud of myself :-), e meu marido ficou igualmente muito satisfeito com o meu progresso. ( Pra ele que é windsurfista , esquiador e ciclista não profissional mas ainda assim, com muita prática, nosso 'passeio pelo bairro' sempre foi um piece of cake ...)
Bem, existe uma ladeira chamada 'Mountain view' que é REALMENTE íngreme e que eu só subo empurrando a bicicleta ( ele sobe tranquilamente montado nela ...) - mas não é sempre que a incluímos em nosso percurso.
Anyway, pedalar é bom. Modela as pernas, trabalha o coração, revigora a pele. Os olhos ficam mais brilhantes e a alma mais leve.
É claro que com companhia é melhor ainda mas mesmo sem, é uma boa idéia. Um ótimo 'investimento' pessoal' :-) Eu recomendo.