Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Banco do Brasil , o carrapato que não larga!

Pâmelli, 26.07.08

 

Coisa que começa mal , só podia terminar pior.

Quando D. João VI resolveu criar o Banco do Brasil logo após fugir  com a corte ( falida) para o Brasil  em 1808 ,  já havia mutreta na história:  davam-se  'títulos de nobreza'  aqueles que comprassem os títulos do banco.   Nunca na história de Portugal tanta gente virou 'nobre'  em tão pouco tempo!  Eram milhares de caipiras brasileiros ricos ( cafeicultures , donos de engenhos , de minas etc..) ,  que em troca de um verniz de  'marquês'   'conde' , 'visconde '  ou  'barão'  , depositavam imensas quantias no banco do Principe Regente.   Para se ter uma idéia,  'apenas nos seus oito primeiros anos no Brasil,  D. João outorgou mais títulos de nobreza do que em todos os 300 anos anteriores da história da monarquia portuguesa ...' (  '1808' de Laurentino Gomes) .

"Em Portugal , para fazer-se um conde se pediam quinhentos anos;  no Brasil,  quinhentos contos !" -  escreveu Pedro Calmon.

 Agora ,  200 anos depois ,  a instituição continua mais fominha, ordinária e mal intencionada do que nunca.

 

Nunca, nunca , nunca mesmo,  abra uma conta no Banco do Brasil .  Você vai ter uma dor de cabeça daquelas!

 

Faz 5 meses ( isso mesmo,  5 meses!)  que tento fechar uma conta que abri ( em um momento de insanidade e debilidade mental)   no maldito banco - e simplesmente não consigo!

 

Há pouco mais de um ano atrás,  resolvi abrir uma conta em uma das agências do Rio de Janeiro .  Como voltamos  ao Brasil todo ano de férias,  imaginei que seria uma boa idéia ter uma conta por lá -  apesar de já estar fora há mais de cinco anos.  Depositei uma quantia simbólica apenas para abrir a conta e pensei:  na minha próxima visita , antes de viajar, transfiro algum dinheiro.  Assim não preciso levar dólares para trocar  toda vez que  voltar ao Brasil...

 

Em março último , quando estive lá e acabei resolvendo viajar com dólares na última hora , fui ver meu saldo -  que estava sem movimentação  há mais de um ano -  e o que eu descubro :  estou DEVENDO dinheiro ao banco !   Isto porque resolvi PÔR dinheiro lá   e não mexer durante um ano!!

 

O banco cobra uma taxa de manutenção de conta todo mês -  não importa que você deixe seu saldo parado,  que não use talões de cheques, cartões, checagem pela Internet ...Nada.

Coisas que,  aliás,  eu nunca pedi ou usei durante o ano que  estive fora. 

Ainda assim, me cobraram  religiosamente todo mês  as taxas e após um ano e pouco tive que pagar mais de duzentos reais ( cento e poucos dólares )  só de 'multa'  porque o valor que deixei parado na conta já não era o  suficiente para as despesas da 'manutenção da conta' .    Pior,  quando concluí que não valia a pena manter a tal conta e tentei encerrá-la ...Cadê ?

 Primeiro me pediram para escrever uma carta e assiná-la , fazendo o pedido formal de encerramento da conta.

Foi o que eu fiz na agência de Búzios onde me encontrava de férias.  ( o mesmo banco,  o mesmo estado,  o mesmo país...).  Tive direito a carimbo como comprovante e tudo.   Paguei tudo o que me disseram que eu lhes devia.

Quando voltei  ao Rio , na véspera de embarcar para os E.U.  ,  recebo um recado de minha agência me dizendo que ,  apesar de estarem com a cópia de minha carta ( que a agência de Búzios lhes havia enviado...)  "só poderia encerrar a conta se LIGASSE  para eles e falasse com a gerente  pessoalmente ..."  

Já de malas prontas eu ligo para minha agência em Copacabana,   converso com a pessoa que me é indicada,   explico -lhe novamente meu desejo de encerrar a conta.  Ela me diz que ainda tenho que quitar mais alguns reais em débito  ( coisa que a agência de Búzios não tinha no seu cadastro de minha conta -  dá pra acreditar?? ) .  Eu concordo em fazer o depósito e sou assegurada de que agora sim,  está tudo resolvido e a conta foi finalmente encerrada.   ( Detalhe,  para fechar a conta é preciso depositar a quantia do débito EXATO .  Não se póde deixar um pouco mais para facilitar o processo pois  se deixar um saldo positivo   a conta não fecha...) . 

 

Esta semana,  cinco meses depois,   o que me acontece?  Recebo um comunicado do banco de que minha conta permanece aberta e que é preciso  enviar-lhes  novamente  OUTRA carta para fechá-la!

É claro que os LADRÕES continuam inventando situações e desculpas para me obrigar a ficar com a conta aberta.  Desta forma podem continuar cobrando todo  mês suas taxas  ridículas e abusivas!

 

Ontem mandei-lhes um fax com o meu TERCEIRO pedido formal ,  assinado  ( assim como eles fazem questão ) ,  para o encerramento da conta.  Só que desta vez deixei um P.S. 

"Espero ,  com isto ,  finalmente  ser deixada em paz  e ter o meu pedido de encerramento de conta definitivamente  confirmado.  Do contrário serei obrigada a entrar com um processo contra esta agência ! "

 

E isto é o banco oficial,  o  mais antigo ,  supostamente  o mais sólido , sério e seguro do  país.

Este,  meus amigos,  é o BANCO DO BRASIL  !   Que tal??

 

Já o meu banco aqui na América,  independente de eu ter 50 , 5.000 ou 50.000  dólares  na conta ,  de movimentá-la ou não ,   não me cobra uma ÚNICA taxa de  'manutenção'.   Nada.

Se deixar a conta parada durante um ano  inteiro e depois voltar para ver quanto tenho,  será exatamente o que deixei - nem um tostão a mais , nem um tostão a menos.

E este é o  'país capitalista selvagem'...  O dos 'yankees imperialistas' ...  Que piada!

 

É por isso e tantas outras razões que não vejo a hora de entregar meu passaporte brasileiro e trocá-lo pelo americano. 

Quando chegar o dia de minha entrevista com o Serviço de Naturalização,  vai ser com toda a sinceridade do mundo , na alma e no caráter ,  que  vou olhar  o entrevistador nos olhos e dizer-lhe  :    Estou  realmente MUITO  feliz em me tornar cidadã americana.  Feliz de poder  finalmente pertencer à um país que respeita seus cidadãos , o seu dinheiro,  a sua integridade e não vive tentando  roubá-los ,  trapaceá-los e fazendo-os  de   idiotas. "  

GOD BLESS AMERICA !!!  

 

 

 

 

2 comentários

Comentar post