Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

O amuleto turco contra mal olhado e olho gordo...

Pâmelli, 22.07.08

 

Um colega aqui da blogosfera , que tem o mesmo gênero  de carro  ( e quase do mesmo ano...)  que o meu  , ficou curioso sobre o meu chaveiro .   É que os nossos são bem parecidos ,  só que o dele tem uma ovelhinha pendurada :-)) ( ele é um 'bom rapaz' ...)   ;  já eu , que sou mais do tipo 'cínica e desconfiada...'   tenho  um chaveiro com o  amuleto do 'olho turco' !

 

Pois é.   A verdade é que  as mulheres  estão muito mais sujeitas a sofrerem um ataque de 'olho gordo'  ( principalmente da parte de OUTRAS mulheres! ) do que  os homens. 

Muitas, contudo,   preferem pensar que 'não é bem assim...' 

De qualquer forma ,  seja qual fôr  a sua perspectiva,  talvez não seja má  idéia  sempre ter um olho turco por perto.  Afinal  :  'Seguro morreu de velho' !

 

 Depois de pesquisar um pouquinho mais sobre o assunto,  descobri o seguinte:

 

- O amuleto  é muito comum na Turquia e é usado em pulseiras, brincos, colares etc...

 

-Tambem costuma ser dependurado em casa,  no escritório e em carros...

 

-Deve sempre ser azul e ter a forma de um olho...

 

-O nome turco do amuleto é " nazar boncuk"  ( nazar significa 'olho gordo' )

 

Resumo:  Os turcos pensam que qualquer elogio pode incluir conscientemente ou inconscientemente um sentimento de inveja ou ressentimento.

( Já ouviu aquela   " Ah,  que vestido lindo!"  " ; ou   Que sorte !  Você não engorda mesmo , né? " ;  ou ainda :  "Vão viajar pra N.Y. ?  Que máximo! " )  Ok, algumas vezes a felicidade ou admiração do outro ( e mais especificamente da OUTRA...) pode até ser genuína.  Mas por via das dúvidas ,  mais vale  carregar seu olhinho turco à tira-colo ....Just in case.

 Enfim,  o amuleto do mal olhado reflete o mal olhado na pessoa que o enviou.  Daí que, se aparecer rachado ,  significa que funcionou e protegeu seu portador do olho gordo do outro !

 

O olho turco ( as vezes chamado de olho grego...) é comum em vários países  além da Turquia -  inclusive nos E.U. e no Brasil.  No shopping aqui perto de casa  , por exemplo , tem um stand só de objetos turcos ( almofadas, bijuterias , xales e , é claro,  o olho turco!!) 

  Pra dizer a verdade,  não vejo muitas americanas usando o amuleto-  será porque são mais crédulas ou menos invejosas que as mulheres latinas??  Duvido.  Mulher é mulher em qualquer parte do mundo...

 

 No  Brasil  temos vários tipos de amuletos -  a maioria deles de origem na cultura africana.   Os balangandãs ,   por exemplo, são um conjunto de miniaturas em ouro e prata de campainhas, figas, corações, chaves,  frutos, conchas etc...Tudo preso em uma argola de metal.

 Existem ainda as figas soltas, os pés-de-coelho,  as  fitas do Bonfim,  os crucifixos,  os  trevos de quatro folhas etc.. etc... A lista é infindável.

 

  Quanto ao olho turco... Aqui em casa eu tenho dois:  um , pendurado no nosso rack de  C.D. s  na  sala...    

 

 

E o outro no meu chaveiro! 

 

Como é mesmo aquele ditado em espanhol? 

  "Yo non creo en  las brujas...pero  que las hay  las hay ..." 

 

 

 

2 comentários

Comentar post