Terça-feira, 31 de Maio de 2011

Explorando a Costa Leste (Segunda parte)

 O dia que passei em Washington D.C. foi bem diferente do que passei em Baltimore.

Tudo começou às 7:30 da manhã  quando peguei o commuter bus, de Columbia para a capital americana. ( Para quem não sabe ,  os commuter buses geralmente levam passageiros da cidade onde moram, para a que trabalham. Daí que só funcionam de segunda à sexta e saem bem cedo pela manhã,  retornando no final do dia…).

 

Cerca de uns cinco anos atrás, quando passei dois dias em Washington, conheci os principais pontos turísticos da cidade. Portanto desta vez,  resolvi aproveitar para descobrir pelo menos UM de seus magníficos  museus :  o de História Natural.

 

O ‘Mall’ ( nada a ver com a expressão inglesa que designa um shopping center...) é um gigantesco ‘boulevard’ de um quilômetro e meio  de extensão , todo gramado e rodeado dos grandes museus da capital: a National Gallery, o Museu do Ar e do Espaço, o de Arte Africana , o de História Americana e naturalmente, o de História Natural.  Tudo faz parte do fantástico Smithsonian Institution.   

Foi naquele ponto da cidade onde desci do ônibus ( alias, diga-se de passagem, MUITO  confortável; do tipo ‘Frescão’, com banheiro e tudo…),  a poucos metros do museu.

 Uhm... {#emotions_dlg.bunny}  pensei; já que falta ainda uma hora até abrirem as portas,  por que não dou uma caminhada ao longo do ‘Mall’ e exploro algum monumento não muito longe dalí?? Afinal , Washington é, por excelência, a cidade dos museus e monumentos. São tantos, e cada um mais bonito e imponente do que o outro!

 

O Museu de História Natural  fica,  na verdade,  bem no MEIO do Mall.  Então, olhando para um extremo, lá no fundo,  pude avistar o Capitólio – o belíssimo prédio em estilo neoclássico e o maior símbolo da democracia no mundo .  Já do outro lado, avistei  o enorme obeliscoque faz parte do Monumento dedicado à George Washington – o primeiro Presidente dos E.U. 

 

Que dúvida cruel!  Em que direção devo caminhar?? - pensei.

Afinal só tenho uma hora até abrirem o museu...

 

Então, ao dar uma olhada melhor no meu mapa,  percebi que depois do Washington Monument , ficava o Memorial do Lincoln!

 

Ah, eu me lembrava dele, com sua arquitetura neoclássica, como se fosse um templo grego da era moderna;  em frente , o seu  espelho-de-água refletindo a bela construção.

Sim, o  L. M. tinha sido o meu monumento preferido durante minha curta visita à capital.  Estava portanto decidido:  Eu caminharia  através do 'Mall' em direção ao  Washington Monument,  cruzaria o  Memorial dedicado à Segunda  Guerra    e seguiria até o Memorial do Lincoln, lá no fundo.    No caminho,  eu tiraria ESTAS  fotos, lol,  e depois faria o percurso de volta ao museu. 

A caminhada seria meio  longa, mas certamente prazerosa e inspiradora.  {#emotions_dlg.smile}

 

Infelizmente,  ao chegar ao 'templo-grego-de Lincoln' , tive uma decepção:  o enorme espelho de água estava seco e cheio  de homens e tratores trabalhando no local !  {#emotions_dlg.mad} ( Suponho que este seja o preço a se pagar  cada vez que visitamos monumentos históricos no Primeiro Mundo:  eles frequentemente estão sendo limpos ou restaurados!! lol )

Bem, pelo menos depois de me  informar com um guarda nos arredores ,  fiquei sabendo que os trabalhos durarão dois anos e depois disso eles colocarão o 'lago' de volta, em frente ao memorial.

  Ufa.  Respirei aliviada.

 

Resolvi então subir os degraus do templo e entrar para rever a enorme estátua de Lincoln,  , toda em mármore e com  6 metros de altura.     

Naturalmente o local estava cheio de turistas e como lá fora , debaixo do sol,  o calor já estava bastante  intenso, aproveitei pra me refrescar um pouco me encostando contra uma daquelas enormes colunas (de mármore gelado! lol),  enquanto relia alguns trechos do  famoso discurso do Presidente americano  sobre a trágica batalha de Gettysburg durante a Guerra Civil.

 Ah, Grande Lincoln!

Não fosse por ele , os E.U. hoje  seriam dois países separados: o do norte,  rico e desenvolvido, que provavelmente olharia para o seu 'primo pobre do sul'  com um certo  desprezo. Este, por outro lado, seria  uma versão '' melhorada' do México - só que  meio complexado e invejoso do 'primo rico' dá de cima!

 Sim, é bem provável que nós nos tivéssemos tornado uma espécie de Corea do Norte Vs Corea do Sul aqui das Américas!! {#emotions_dlg.sad}

 Mas graças à Lincoln,  a América se manteve unida ( mesmo quando tentou se separar...),  e menos de cem anos depois tornou-se a maior potência mundial. 

 

--

 Eram 10:30 quando afinal  me vi novamente diante  da porta principal  do Natural History Museum e entrei no 'túnel do tempo' da história de nosso planeta,  do reino animal e do Homo Sapiens.

Eu havia caminhado durante uma hora e meia e estava faminta -  já que não tinha tido tempo de tomar o café-da-manhã antes de pegar o commuter bus.  Resolvi então ir direto para o café do museu e repôr as energias, pois afinal,  meu plano era de ficar por lá  'somente' até às 5:30 , lol,  a fim de poder pegar ainda o último ônibus de volta à Columbia.

`

Àquela hora o café principal ainda não estava aberto, mas em compensação , o Fossil Café , ao lado do Fossil Hall ( o setor dos dinossauros)  estava,  e lá eu pude comer um pote de musli com iogurte e tomar um bom  mug de café para  ficar logo esperta. 

 Agora sim, eu estava pronta para  começar minha excursão através do tempo...

 

--

 Eu poderia ficar durante horas dissertando sobre as atrações do N.H.M. de Washington , mas penso que, tanto para aqueles que um dia terão a chance de conhecer o local , quanto para os outros que sempre  poderão fazer um tour virtual pela internet,  aqui  mais vale eu simplesmente deixar algumas fotos de meus 'momentos preferidos' por lá. {#emotions_dlg.smile} 

 

O museu naturalmente é ENORME e, apesar de  ter passado sete horas lá ( das 10:30 às 5:30) ,  foi  preciso  fazer um certo ' plano' do que eu REALMENTE queria ver.  No final,  me decidi por três setores específicos:  o  Fossil Hall   ( o dos dinossauros),   o Ocean Hall ( o que nos mostra toda a história do(s) oceano(s) e suas diversas formas de vida..e é claro, o Hall of Human Origins ( ou da Origem Humana).

 

Sete horas internada em um museu parece coisa de maluco, ou masoquista , certo?

Ah, mas  não fiquem com peninha de mim...

Durante todo esse tempo eu andei de uma exposição à outra, me sentei várias vezes, bebi água, assistí à mais de um curta-documentário, tomei notas, almocei e finalmente terminei minha visita na lojinha do museu.   Quando me dei conta,  o dia já tinha passado e lá estava eu, correndo de volta ao Mall para pegar o último ônibus de volta à Columbia! lol.

 

E agora, vejamos alguns dos highlights deste incrível 'Túnel do Tempo' que é o  National Museum of Natural History de Washington D.C.

(Detalhe:  a entrada é GRADUITA! ) 

 

 1) Os três de cima :  A ossada de um Triceratops ( o mais conhecido dos dinossauros 'cornudos', lol); um brachiossauro ( um dos maiores, com 26 metros de comprimento) e o terrível  T-Rex.

   

 

   

 Os três de baixo:  O crânio  de um T-Rex  e os já,  bem mais 'recentes',  mamute e mastodonte da Era do Gelo. 

Nota:  o único problema de se visitar o Museu de História Natural ( e especificamente o  hall dos dinossauros) é a concentração de  MILHARES  de crianças por metro quadrado!  Domingo é o pior dia pois vem a família toda junto (incluindo os bebés de colo...)  e você só falta ser atropelado pelas centenas de strollers  ( os carrinhos de bebês), cruzando em cima de você,  a torto e a direito, de todas as direções.   Durante a semana a coisa não é muito melhor pois os pequenos trogloditas  vêm com as excursões de colégio e os professores ( assim  como os pais) são totalmente incapazes de conter a gritaria .  O jeito, portanto,  é se armar de paciência e se concentrar no seu objetivo.  E a propósito:  engana-se quem pensa que ' no Primeiro Mundo é diferente  e que criança mal-educada é coisa de país subdesenvolvido...'  Hoje em dia o problema não é mais geográfico  e sim uma característica da nossa Era...  

(Agora, diante de tudo isso,  seria pedir demais que tivesse UM DIA na semana onde o museu ficaria aberto somente à população adulta e aos estudantes de paleontologia??) 

 

 

 2)  No Hall de Antropologia, vários painéis explicativos, videos ... Além de  crânios e esqueletos reconstruídos de nossos ancestrais - os hominídeos mais primitivos.  

   

 

  

 

3) Em minha rápida passagem pelo  setor dos mamíferos,  avistei este  bisão ( empalhado)  do meio-oeste americano. 

Tão comum antigamente... e ENORME!!! 

 Felizmente ainda existem alguns hoje em dia.

 

 

4) Estátua de pedra ( Moai) - esculpida  entre 1250 e 1500 de nossa era...-   da Ilha da Páscoa, tambem conhecida como Rapa Nui...

 

                                                                   

 

 E por fim,  no setor de mineralogia , um dos maiores diamantes ( se não for o maior!)  do mundo:  O Diamond Hope ( que é azul) ,  com cerca de 45 quilates!!

 

 

 

 

 

sinto-me: Enriquecida culturalmente
publicado por Pâmelli às 14:25
link do post | Comentários | favorito
|

.Mais sobre mim

. Meu Livro

COPADRAMA

- A Brazilian Tragicomedy

(um romance em inglês de I. Pamelli M.)

. Comprar na AMAZON.com

.Novembro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


.posts recentes

. Visita ao maior Santuário...

. Dica de leitura para este...

. Leitura de verão: Três ro...

. Copadrama -Uma tragicoméd...

. De volta , mas nem tanto....

. Loucura, desgraça e um sh...

. Sorria, você está na Flór...

. De novo rumo à Flórida

. Safari Africano, Texas st...

. Primeiro post do ano

.arquivos

. Novembro 2017

. Junho 2017

. Abril 2016

. Julho 2014

. Junho 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.flag counter

free counters

.subscrever feeds