Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Dirigindo pelo Southwest

Pâmelli, 16.08.10

 

Categoria de post: viagem/diário/turismo

 

 

 

Estamos a caminho do estado do Colorado ...de carro!

São dois dias de viagem ( cerca de 9 horas por dia...) - saindo de Austin , no Texas, até a cidadezinha de Breckenridge no Colorado, onde fica nosso studio.

Este é o segundo ano que subimos para as montanhas no verão ( vejam o post 'Breckenridge e as Rocky Mountains' de agosto de 2009 ...) e, cá entre nós, para quem não esquia como eu, ESSA é a melhor época para se visitar a região!

Tudo fica florido , como se estivéssemos na primavera. Os lagos descongelam e se transformam em um azul cristalino que brilha debaixo de um sol gostoso. O clima, no alto das montanhas do Colorado , ao contrário do calor húmido de quarenta graus no Texas, tem um ar leve e seco e a temperatura raramente passa dos vinte graus.

Para a maioria dos americanos que toma o avião para ir de uma cidade à outra, assim como os parisienses pegam o metrô ou os cariocas caminham pelo calçadão..., nossa escolha de passar dois dias na ESTRADA ao invés de 2 horas no AR , à princípio pode parecer absurda. Mas temos nossas razões.

 

Do ponto de vista prático (financeiro) , mesmo depois de contar os gastos com gasolina, comida e uma noite de hotel em Amarillo ( que fica na metade do caminho) , são cerca de $500 o que economizamos dirigindo ( já que se voássemos, além das passagens aéreas, teríamos que alugar um carro em Denver - a capital do Colorado- para só então seguirmos para Breckenridge.

 

Se no Brasil voar é muito mais 'civilizado' , seguro e confortável do que pegar uma estrada..., aqui nos E.U. é somente do ponto de vista da rapidez que se ganha ao se optar por um avião ao invés do carro.

A verdade é que viajar de avião na América é como viajar de ônibus no Brasil :  uma experiência mais torturante do que prazerosa e, definitivamente , NADA glamurosa!

As pessoas viajam apertadas como sardinhas em lata, não há qualquer refeição servida a bordo ( a menos que você considere 'refeição' um saquinho de amendoim com coca-cola ou suco de laranja ) - e em se tratando de um país de proporções continentais como este , o normal é se voar 2, 3, 4 horas ou mais de um estado ao outro! Além do mais, desde o 11 de setembro , ficou proibido circular pelos corredores dos aviões em vôos domésticos ou mesmo fazer fila na porta dos toaletes. Aliás, penso eu,  que por medo de processos em caso de algum 'acidente' durante uma turbulência, os pilotos das companhias americanas levam uma eternidade até finalmente  resolverem apagar os avisos de 'apertar os cintos' após a decolagem. Ou seja:  Você fica alí sentada , apertada  (por dentro e por fora já que normalmente está sentada entre dois obesos ...) e sem poder se levantar durante uma hora ou mais!

Sem falar naquelas pessoas que, já sabendo de antemão que no vôo não haverá comida, decidem levar a própria' marmita' na viagem (geralmente um saco de  'happy meal' do Mac Donald's ou Burger King...)  , que  naturalmente empesteia todo o ambiente fechado do avião.

 Absolute horror.

 

Já nas estradas americanas o sossego é total.  Quase não há ônibus ou caminhões. As rodovias são excelentes ( geralmente uma linha reta, quase sem curvas, chegando a ficar às vezes até monótono ... ) . E o melhor: livres de assaltos e motoristas irresponsáveis ! (Ring a bell , anyone??)

 

Então agora estou eu aqui, escrevendo este post, no meio do caminho entre Amarillo e Colorado Springs.

 A medida que nos aproximamos das fronteiras do Novo México, Oklahoma e Kansas,  a paisagem vai ficando tãaaao plana,   que se tem  a impressão de que a Terra NÃO é redonda! lol

 

Nossas paradas são sempre em postos de garolina - que geralmente têm banheiros descentes.

Aliás, o último que paramos, pouco antes de deixarmos o Texas e entramos no Novo México,  já deu pra ver pelo tipo de souvenirs  a venda em sua lojinha , que estamos mesmo chegando à 'terra dos índios', lol  -  ou como os americanos preferem dizer: os Native Americans.

 

Quanto à comida na estrada, a melhor estratégia para se evitar o fast food são as franquias SUBWAY ( que servem sanduíches saudáveis de peru ou atum com salada em pão integral) e o CRACKER BARREL ( outra franquia) , cujo estilo 'country house' serve uma comida simples e honesta :-) , tanto para café, almoço ou jantar.

Nota: Seus 'French Toasts' ( que eu sempre peço com mel, ao invés do insuportavelmente doce maple syrup ...) são ótimos, mas é bom lembrar que alí é 'terra de americano carola' e portanto a casa não serve qualquer tipo de bebida alcóolica! lol

 

Enfim, se você fôr como eu ( não muito fã de voar, principalmente em vôos domésticos nos E.U.A....), que gosta de ler ou escrever no conforto e privacidade de seu próprio carro...Da próxima vez que tiver alguns dias de folga e fôr cruzar até dois ou três estados americanos, pense em alugar um carro ao invés de voar. A paisagem de um estado para o outro muda visivelmente e em alguns deles ( como o Novo México, Arizona ou Colorado) a visão de seus desertos , vales e montanhas cobertas de pinheiros pode ser realmente inspiradora...

 

Voilà alguns shots que fiz durante nossa viagem do Texas ao Colorado:

 

1)

O estado do Novo México nos lembra cenários de filmes de cowboys e índios no velho oeste. ( O Southwest)

Quase que podemos 'vê-los' à cavalo, com seus cocares, seus  penachos de guerra e  espingardas ...  E é claro, as imensas manadas de búfalos que no passado habitavam a região...

 

2)

A entrada do parque 'Garden of the Gods' ( Jardim dos Deuses) nos arredores da cidade de Colorado Springs, com suas intrigantes  formações rochosas...

 

 

3) E o  estado do Colorado , entrecortado pelas Rocky Mountains com seus vales e lagos deslumbrantes...

      

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Pâmelli 25.08.2010

    Apareça aqui sempre que quiser.
    Contudo, é bom saber que este é um blog ' brasileiro' e não 'português de Portugal' ! Nós escrevemos e falamos muita coisa diferente...:-))
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.