Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Parada Essencial

Benvindos ao "Diário politicamente incorreto da Pâmelli" - uma brasileira/americana childfree, residente nos E.U.A. desde 2003 Viagens, cultura, desabafos e muito mais!

Brasileiros ilegais nos E.U. VS brasileiros ilegais na U.E.

Pâmelli, 01.08.08

                                                                                                  

 

Aqui no Texas o número de brasileiros residentes é bem menor do que nos estados da  Flórida,  de  Massachusetts ou   de Nova Iorque.  Provavelmente tambem é bem menor do que no estado da Califórnia.

Apesar disto,  a cidade onde moramos ( com um pouco mais de 1 milhão de habitantes)  tem uma comunidade brasileira bem razoável -  segundo já ouvi falar,  mais de 4.000... 

Destes ,  é claro,  muitos (  talvez a maioria?)  são ilegais.  Aliás,  dos meus conhecimentos pessoais,  pelo menos a metade deles eu sei que são.

 

Faz 5 anos e meio que estou aqui e ao contrário da maioria dos brasileiros que se mudaram para a América ,  não vim para cá nem para trabalhar , nem mesmo porque este tenha sido algum dia o sonho de minha vida.   Muito pelo contrário.

Quando concordei em vir para o Texas para ficar , e posteriormente me casar com o homem de minha vida ,  deixei-lhe  três coisas BEM claras... (  esta é a vantagem quando já se passou dos 35 :    você é o que é ;   não está mais para 'fazer gênero'  ou  excessivamente preocupada em agradar a  quem quer que seja , nem   mesmo àquele a quem ama de verdade  ;  é  'take it , or leave it' ! ) - 

Enfim,  eu lhe disse   1)  que nunca desejei  ter filhos ;  2) que não pretendia virar uma  workaholic  ou mesmo uma career woman , como a maioria das americanas que trabalham dia e noite,  só pensam em ganhar dinheiro  e nunca têm tempo ou  energia para fazer mais nada na vida  !  ;  e  3)  Quando  ele achasse que  já tinha trabalhado  e ganho dinheiro  suficiente para se aposentar,   nós passaríamos a morar pelo menos uma parte  do ano  em alguma praia no Brasil...:-)

Meu marido achou a idéia muito boa - incluindo a de não termos filhos :-))  -    e então aqui estamos ,  seguindo nosso plano de vida conforme combinamos antes mesmo de eu tomar o avião e vir encontrá-lo em março de 2003...

Não é um caso muito típico. 

 

A maioria dos brasileiros que vêm para a América entram como turistas e ficam ilegalmente.

Alguns chegam mesmo a entrar pelo rio Grande,  sem passaporte ,   cruzando  a fronteira com o México.

No entanto,  ao contrário de muitos  brasileiros que mudam-se para a Europa para viverem de trambiques, safadezas e prostituição,  os que vêm para os E.U. são geralmente pessoas MUITO trabalhadoras,  bastante corretas e unicamente empenhados em fazer o próprio pé de meia para melhor sustentar a família (muitas vezes que ficou no Brasil).

Não digo que não existam brasileiros trambiqueiros por aqui.  Inclusive já ouvi falar em certas ' pistoleiras brasileiras' circulando pela costa da Flórida  e dando golpes baixos em certos velhotes 'inocentes' ... -  mas isto é realmente a exceção nos E.U.

Na verdade,  observando a vida da maioria dos brasileiros ( e brasileiras)  por  aqui -  pessoas trabalhando 12,  15 horas por dia,  lavando pratos até às altas horas da madrugada, entregando pizzas nos lugares mais remotos e escuros,  fazendo faxinas em duas , três casas por dia ...-  quem  se sente a própria 'vagabunda boa vida'  sou eu ,   dando minhas aulinhas de português ou francês  2 ou 3 vezes por semana! 

 

Mas na Europa , pelo visto,  a coisa é bem diferente.

É claro que há exceções,  mas o fato é que muitos brasileiros ( e não apenas BRASILEIRAS... )   por lá,  vivem mesmo é de prostituição.  Não é a toa que nosso filme é tão queimado no Velho Mundo  - além de sofrermos discriminação nos mais variados setores - a começar  já na  chegada , como turistas , nos  aeroportos europeus.

  

Já na  América,  não conheço uma única brasileira que diga que sofre preconceito aqui  -  nem  na hora de alugar casas,  arrumar emprego , namorado, amigos etc...,-  pelo  simples fato de ser brasileira.  Bem pelo contrário!

Aqui os brasileiros simplesmente têm fama de serem animados, atraentes, bem humorados e engraçados - além de trabalhadores honestos!   E de fato é assim com a maioria deles.

 

Então fica a pergunta:  por que é que os brasileiros 'baixo nível' ,  os sacanas ,  as pistoleiras e os pilantras escolheram a Europa como  destino  emigratório   enquanto  que os mais trabalhadores,  honestos, dedicados à sua  família ( muitos deles inclusive maçantemente  'certinhos e religiosos'  :-))  vieram para os Estados Unidos??

Talvez seja porque a  América ainda seja a terra da OPORTUNIDADE   ( aqui  pode não  haver  mais 'emprego' para todos,  mas trabalho DURO  há de sobra !! ) ; talvez porque  seja essencialmente  um país de  pessoas   capitalistas ( materialistas?)  e puritanas!

Aqui não há muito espaço para 'parasitas do estado'  , vivendo de welfare ano após ano...Nem tampouco para pistoleiras e mercadores de sexo. 

A América definitivamente é  o lugar para quem  tem ambição,  gosta de trabalhar MUITO e gastar ainda mais ! 

 

Já na Europa,  apesar de muita gente reclamar da presença de tantos brasileiros  'poluindo e  corrompendo ' seus países, seus costumes  e suas cidades...Pelo visto existe uma OUTRA camada  na mesma sociedade que encoraja  e usufrui deste tipo de importação de 'mão (  corpo?)  de obra'.  No wonder que a ralé das ralés  no Brasil continua seguindo aos rodos para lá!

Afinal,  enquanto houver a demanda,  sempre haverá a oferta...